Projetar ambientes para crianças exige de nós, profissionais de interiores, uma atenção especial. Pensar nos detalhes, na concepção dos espaços e nas necessidades do público infantil, é fazer com elas aproveitem ao máximo o ambiente criado de uma forma tão cuidadosa. Mas não se preocupe, pois vamos dar dicas excelentes para a decoração de banheiro infantil.
Assim, com o objetivo de garantir um design padronizado e satisfatório para os pequenos, é imprescindível conhecer e visualizar suas necessidades específicas, com base em segurança, conforto, higiene pessoal, cores e materiais.
Abaixo, você irá encontrar de uma forma breve e clara todos esses pontos que merecem atenção nesse tipo de projeto.
Segurança
Evitar acidentes! Ao projetar um banheiro infantil, priorizar a segurança das crianças é de suma importância. Para isso, cuidados simples como a escolha de revestimentos e de materiais adequados podem fazer a diferença no projeto. Além disso, não podemos esquecer da higiene pessoal dos pequenos, que é a principal funcionalidade do banheiro.
Uma das principais dicas é eliminar, quando possível, as quinas existentes. Quando não reparadas elas podem causar acidentes ou até mesmo machucar as crianças. Como solução, o ideal é pensar na marcenaria, louças e objetos com bordas arredondadas e evitar puxadores de alça, por exemplo.
Por fim, não podemos esquecer daqueles produtos e objetos que seguem a recomendação “mantenha fora do alcance de crianças”. Interessante é reservar um espaço para guardar esses itens, como o sabonete, xampu, condicionador, pinças, cotonetes e outros.
Conforto e otimização dos espaços para banheiro infantil
A vantagem em contratar um profissional de interiores é que ele vai garantir o conforto dos espaços e objetos por meio da ergonomia. É válido considerar a idade atual da criança e entender que ela vai crescer. Assim, é necessário pensar no espaço para alguém que vai usar no momento presente e no futuro, dando maior vida útil ao ambiente.
Nesse sentido, não é aconselhável especificar louças com medidas próprias para crianças, pois elas podem tornar-se inadequadas ao longo do tempo, ficando inutilizadas. Nesse caso, o correto é prever um degrau móvel (lúdico ou temático de preferência) que ajuste a altura da criança à altura da bancada.
Lembramos que o ideal é nunca deixar a criança sozinha, sempre ter a supervisão de um adulto.
Crie um espaço lúdico, colorido para o banheiro infantil
Crianças gostam de espaços coloridos, que estimulam a criatividade e o raciocínio. Sem atrapalhar a funcionalidade, há no mercado acessórios como os adesivos autocolantes que deixam qualquer banheiro infantil colorido e divertido para a criançada.
Outra ideia é projetar nichos com formas e cores diferenciadas nas paredes. Espaço perfeito para acondicionar brinquedos, produtos de higiene pessoal e outros objetos decorativos.
Revestimentos e materiais adequados para banheiro infantil
Conforme já falamos, ao projetar um banheiro de criança todo cuidado é válido. A escolha de materiais e revestimentos adequados precisam ser considerados.
Louças
Vaso sanitário e pia com bordas arredondadas e com tamanhos padrão.
[products-posts/]
Piso
Por ser área molhada, é recomendável usar um revestimento antiderrapante e de fácil manutenção. Atenção especial para a área do box. Tapetes emborrachados podem evitar que a criança escorregue.
Metais
A preferência é para os metais com acionamento automático ou com ¼ de volta. Eles são mais fáceis de serem manuseados pelas crianças.
Quanto ao toalheiro o ideal é que ele seja fixado na bancada, facilitando o acesso e o manuseio.
Cuidado! Caso o banheiro tenha tubulações próprias para água quente e fria, cuidado com os misturadores. O acionamento apenas da água quente pode queimar a criança.
Paredes
Revestimentos coloridos e com formas diferenciadas podem complementar a proposta lúdica do ambiente. Há revestimentos lindos no mercado!
Considere a idade atual e o futuro
Lembre-se que o banheiro de criança é um ambiente da casa. Ele pode e deve ser usado por todos, inclusive os adultos. O correto é apenas adaptá-lo às necessidades dos pequenos.
Ao projetar, precisamos considerar a idade atual e não esquecer que a criança vai crescer. Dessa forma, visando a economicidade do projeto, é fazer algo para que o uso seja de médio a longo prazo. Pensar no futuro!
Conclusão
Em resumo, escolher bem os materiais e revestimentos, propor um ambiente colorido e lúdico, propor soluções de segurança e conforto podem facilitar o uso dos banheiros infantis.
Por fim, o nosso desafio é propor sempre soluções práticas, funcionais, econômicas e que se adequam às necessidades dos nossos clientes, neste caso as crianças.
Imaginari Interiores & Iluminação
Veja mais em nosso Blog.