Skip to main content

Quando estamos falando de mecanismo para caixa acoplada, nos referimos a toda parte substituível que fica no interior da caixa acoplada – como nos mostra a imagem abaixo.

É muito comum com o tempo precisarmos fazer a manutenção de alguma parte ou do mecanismo completo, devido ao desgaste do tempo, resíduos que vem da tubulação, mal uso, dentre outros motivos. Vou te mostrar, que a partir de agora, você mesmo pode fazer a troca, sem maiores dores de cabeça, e de forma simples.

Mas antes de começarmos, vamos entender um pouquinho mais sobre esses mecanismos?

 

 

O que é uma caixa acoplada?

A caixa acoplada é um dispositivo que fica acoplado ao vaso sanitário e que armazena a água que será usada na descarga. Ela é diferente da caixa de descarga tradicional, que fica na parede e tem uma válvula que libera a água quando acionada.

A vantagem da caixa acoplada é que ela permite regular a quantidade de água que será usada na descarga, de acordo com a necessidade. Assim, você pode economizar até 50% de água em relação à caixa de descarga tradicional. Além disso, a caixa acoplada evita o desperdício de água por vazamentos ou mau funcionamento da válvula.

Mas como funciona uma caixa acoplada? É simples: ela tem um mecanismo interno que controla a entrada e a saída de água. Quando você aperta o botão da descarga, a água sai da caixa acoplada e entra no vaso sanitário, levando os dejetos para o esgoto. 

Depois, a caixa acoplada se enche novamente com a água da rede hidráulica, até atingir um nível pré-determinado. Esse nível pode ser ajustado por meio de uma boia ou de um sistema duplo de acionamento, que permite escolher entre uma descarga parcial ou total.

Para saber mais, leia o nosso artigo: Benefícios e tendências de Bacia Com Caixa Acoplada

O que é mecanismo para caixa acoplada?

O mecanismo para caixa acoplada é toda parte que fica no interior da caixa acoplada que pode ser substituída. Cada elemento ali dentro faz parte de um kit, que pode ser trocado inteiramente ou somente as partes com defeito. Normalmente o kit é composto por:

 

 

caixa acoplada

É preciso ficar muito atento na hora da compra, pois existem vários modelos e marcas no mercado. Porém o mais comum é o Universal, que serve para a maioria das caixas, exceto para a monobloco, ou seja, quando a peça é única, caixa e bacia sanitária juntas.

Existem basicamente 3 modelos de Mecanismo disponíveis, são eles:

 

    • Mecanismo de Acionamento Simples: mecanismo que despeja 6 litros de água por acionamento. Ele usa a corrente para auxiliar no acionamento;
    • Mecanismo de Acionamento Duplo: mecanismo que despeja 3 litros ou 6 litros de água por acionamento. Ele já usa o cabo de aço para auxiliar no acionamento, trazendo além da economia de até 50% de água, maior durabilidade da peça
    • Mecanismo de Acionamento Pneumático – mecanismo que despeja 6 litros de água por acionamento. Ele usa o ar para auxiliar no acionamento.

 

Quais são as vantagens da caixa acoplada?

Você já pensou em trocar o seu vaso sanitário por um modelo com caixa acoplada? Essa é uma opção moderna, prática e sustentável que oferece diversas vantagens para o seu banheiro. Veja quais são elas:

Economia de água

A caixa acoplada possui um sistema de duplo acionamento, que permite escolher entre uma descarga de 3 ou 6 litros de água, de acordo com a necessidade. Assim, você evita o desperdício e ainda reduz o valor da sua conta de água.

Eficiência na descarga

A caixa acoplada libera a água com mais pressão e velocidade, garantindo uma limpeza eficaz do vaso sanitário. Além disso, ela evita o problema de vazamentos e ruídos que podem ocorrer nas válvulas de parede.

Fácil instalação e manutenção

A caixa acoplada é instalada diretamente no vaso sanitário, sem a necessidade de obras ou quebra-quebra. Ela também possui um acesso fácil para eventuais reparos ou troca de peças, sem precisar mexer na parede ou no piso.

Como você pode ver, a caixa acoplada é uma solução inteligente e ecológica para o seu banheiro. 

Quais são os tipos de caixa acoplada?

Existem diferentes tipos de caixa acoplada, que se diferenciam pela forma de instalação e pelo design. Os principais tipos são:

Caixa acoplada de embutir

É aquela que fica escondida dentro da parede, ocupando menos espaço e dando um aspecto mais moderno ao banheiro. 

A caixa de embutir pode ser instalada em alvenaria ou drywall, e possui um acabamento externo com um botão ou uma placa de acionamento . Esse tipo de caixa é silencioso, higiênico e seguro, e permite a medição individualizada do consumo de água.

Caixa acoplada de sobrepor

É aquela que fica apoiada sobre o vaso sanitário, formando um conjunto com ele. A caixa de sobrepor é mais comum e mais fácil de instalar, mas também ocupa mais espaço e pode gerar ruídos na descarga. 

Esse tipo de caixa pode ter um sistema de duplo acionamento, que permite economizar água ao escolher entre uma descarga parcial ou total.

Caixa acoplada de parede

É aquela que fica fixada na parede, separada do vaso sanitário. A caixa de parede é menos utilizada, mas pode ser uma opção para banheiros com pouco espaço ou com vasos suspensos. 

Esse tipo de caixa também pode ter um sistema de duplo acionamento, e requer uma tubulação específica para a ligação com o vaso.

Cada tipo de caixa acoplada tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende do projeto, do orçamento e do gosto do cliente. O importante é verificar a compatibilidade entre a caixa e o vaso sanitário, e seguir as orientações do fabricante para a instalação e a manutenção corretas.

Como escolher a caixa acoplada ideal?

Se você está pensando em reformar o seu banheiro e quer dar um toque de modernidade e economia, uma boa opção é trocar a sua velha válvula de descarga por uma caixa acoplada. 

Mas como escolher a caixa acoplada ideal para o seu banheiro? Aqui vão algumas dicas para te ajudar nessa missão:

Capacidade de descarga

A capacidade de descarga é a quantidade de água que a caixa acoplada libera a cada acionamento. Quanto maior a capacidade, maior o poder de limpeza da bacia sanitária, mas também maior o consumo de água. 

Por isso, é importante escolher uma caixa acoplada que tenha um sistema de duplo acionamento, que permite usar uma descarga parcial ou total, dependendo da necessidade. Assim, você economiza água e evita entupimentos.

Material de fabricação

O material de fabricação da caixa acoplada influencia na sua durabilidade, resistência e manutenção. As caixas acopladas podem ser feitas de plástico ou cerâmica. As de plástico são mais leves, baratas e fáceis de instalar, mas podem riscar ou amarelar com o tempo. 

As de cerâmica são mais pesadas, caras e difíceis de instalar, mas têm um acabamento mais sofisticado e são mais resistentes a riscos e manchas.

Design e estética

O design e a estética da caixa acoplada devem combinar com o estilo do seu banheiro e da sua bacia sanitária. Existem caixas acopladas de diferentes formatos, cores e tamanhos. 

Algumas são mais discretas e ficam embutidas na parede, outras são mais chamativas e ficam aparentes sobre a bacia. Você pode escolher a que mais te agrada e harmoniza com o seu ambiente.

Quais são os problemas mais comuns que acontecem com o mecanismo para caixa acoplada? E como soluciona-los?

 

Vazamento para dentro da bacia

O problema mais comum é o vazamento para dentro da bacia. Isso se dá, normalmente, por defeito ou regulagem incorreta da Torre de Entrada, ocasionando a fuga da água pelo ladrão. Para resolver basta seguir os passos:

 

Faça primeiro o teste:

1 – Remova a mangueira da Torre de Entrada de dentro do tubo da Torre de Saída, assim você poderá identificar se a água está enchendo acima do limite e vazando pelo ladrão

2 – Se isso estiver acontecendo, basta regular a altura na torre de entrada

3 – Se o problema persistir, tente regular a altura do ladrão

4 – Em último, se os problemas permanecerem, será necessário a troca total da torre de entrada

 

Se após o primeiro teste, o vazamento continuar, o problema estará na torre de saída.

Para resolver, você pode:

1- Se for Mecanismo Simples: trocar o obturador/comporta. Casa veja necessidade, trocar também a corrente – é possível encontrar um conjunto obturador/corrente para comprar

2 – Se for Mecanismo Duplo: bastar trocar o vedante de silicone que fica na base da torre

3 – Se for Mecanismo Pneumática: basta trocar o vedante de silicone

 

caixa acoplada

Só lembrando que antes de fazer qualquer reparo ou troca do mecanismo, é imprescindível, desligar o registro geral do banheiro. E caso o banheiro não tenha, desligar o registro geral da casa.

Existem outros tipos de vazamentos, não tão comuns, como: vazamento por baixo da caixa, na rosca da Torre de Entrada.

A simples troca da ligação flexível ou rabicho, como é mais conhecido, já resolve – aqui não é preciso usar veda rosca, pois a ligação já vem com o vedante para fazer esse trabalho; o vazamento por baixo da caixa próximo ao parafusos. Você pode trocar o parafuso completo ou simplesmente a arruela de borracha do parafuso.

Viu como é simples  consertar o mecanismo da sua bacia? Se você após a leitura desse texto, ainda tiver alguma dúvida sobre mecanismos de caixa acoplada, deixe aqui no comentários suas dúvidas e sugestões que um dos nossos Liveners responderão assim que possível.

Você pode, também, nos contactar no InstagramFacebook e através do chat direto em nosso site.

Viva sua Casa!

Alexandre Barbosa

Os melhores mecanismos para caixa acoplada estão na Liven Casa

Você está cansado de ter problemas com a sua caixa acoplada? Você quer uma solução rápida, fácil e econômica para o seu banheiro?

O mecanismo da caixa acoplada é fácil de instalar, compatível com a maioria das caixas acopladas do mercado e ainda ajuda a economizar água e evitar vazamentos.

E o melhor de tudo: você pode comprar esse mecanismo no site da Liven Casa, que é o local ideal para você encontrar tudo o que precisa para o seu banheiro.

Não perca tempo e acesse agora mesmo o site da Liven Casa e garanta já o seu mecanismo da caixa acoplada. Você vai se surpreender com a diferença que esse produto vai fazer no seu banheiro.

Os melhores mecanismos

Clique para ver o preço e frete de cada opção

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?