Skip to main content

Olá, Estranho, tudo bem? (já sabe que é o Kenny arquiteto gourmet falando com você, né?! Haha). Chegou o momento de agradar aquela pessoa que faz de tudo para dar o melhor para nós! Que tal uma Costela Bovina Gratinada para o dia das mães?

Vou contar uma história da minha mãe. Sempre que ela acordava eu e meus irmãos, era batendo na porta e gritando: “Bora, hotel, o café da manhã é até às dez, ein?!”. Por isso não tem como chegar nesta data e não pensar o quanto guardamos boas lembranças de nossas mães, ou coisas que só entendemos depois que viramos pais.

No dia das mães, é comum sairmos para almoçar ou preparar aquele almoço em casa, e se tem uma coisa bem “cara” de almoço na casa de mãe é aquele almoço feito com muito amor e que é servido a mesa para todo mundo se servir. Seja a massa do Sul ou nosso vatapá aqui no Norte, não tem como não lembrar do almoço do dia das mães, todos os filhos ao redor da mesa e se servindo.

Mas vamos falar de receita, vou ensinar uma receita de Costela Gratinada que pode ser uma boa pedida para você tentar fazer nesse dia das mães, em que não podemos sair para comemorar com tanta segurança por conta da pandemia.

Uma receita prática e fácil de fazer que é inspirada no “Escondidinho de carne Seca”, do Nordeste, mas tem um toque do Arquiteto Gourmet. Vamos à receita!

 

 

Costela Bovina Gratinada

 

INGREDIENTES

500g de Costela Bovina (dianteiro)

300g Molho de Tomate

1 Cenoura

1 Cebola

1 talo de Salsão

3 dentes de alho

1 Pimentão vermelho médio

Alho poró

4 Batatas Grandes

1 colher de Trigo

1 Colher de Manteiga

600ml de leite

Noz Moscada

1 Colher de Açúcar Mascavo

Azeite

Sal e Pimenta a gosto

 

PREPARO

O primeiro passo é cortar a costela em pedaços menores. Tempere-a com sal, pimenta do reino, azeite e uma colher de açúcar mascavo e a deixe descansar por pelo menos duas horas, ou, se preferir, de um dia para outro.

Em seguida, sele a carne na panela de pressão. O objetivo é caramelizar a carne e o açúcar vai ajudar bastante nessa missão. Mas, vai colocando pouco a pouco, para que não baixe demais a temperatura e não cozinhe a carne.

Na mesma panela, refogue o mirepoix (cebola, salsão e cenoura), além de duas cabeças de alho e o alho poró, todos picados, com um pouco de azeite.  Em seguida, adicione a carne novamente e cubra com água. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 40 minutos.

Enquanto cozinha, faça o purê de batata, cozinhando as batatas descascadas, e aí que vem um pulo do gato: adicione dois dentes de alho para cozinhar junto. Depois de cozido, amasse a batata e o alho juntos. Em uma panela no fogo, adicione o leite e um pouco de manteiga, e mexa até chegar a forma de purê. Corrija com sal e pimenta do reino. Reserve.

Nesse momento, vamos fazer nosso molho bechamel. O primeiro passo é derreter uma colher de manteiga e adicionar o trigo, essa preparação é Roux, espessante do nosso molho. Depois de misturado e frito, adicione aos poucos o leite, e mexendo com um fouet, vá adicionando aos poucos tendo cuidado para não empelotar. Raspe um pouco de noz moscada e corrija o sal e a pimenta.

Retire do fogo a costela, você pode guardar esse caldo e usar em outra preparação. Desfie a carne. Em uma panela, refogue meia cebola e o pimentão cortado em cubos. Adicione a carne e deixe refogar bem e adicione o molho de tomate. Misture bem e deixe reduzir um pouco, tome só cuidado com a acidez do molho e corrija o sal e a pimenta.

Para a montagem, adicione duas conchas de molho branco no fundo da travessa, em seguida adicione a carne, em seguida coloque o resto do molho branco. E, por fim, adicione o purê de batata e finalizando com o queijo parmesão ralado por cima.

Leve o forno pré-aquecido a 200°C, deixe por mais ou menos 20 minutos ou até o queijo derreter e é só servir!

 

Gostou dessa receita? Então deixe seu comentário e se for tentar fazer em casa, não esqueça de marcar a @livencasa e @arquitetogourmet que vamos repostar você.

E não esqueça: vamos ter várias receitas aqui nas redes sociais da Liven e também no nosso canal no Youtube. Não perca nenhuma!

Inclusive, veja também:

Veja mais em nosso Blog.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?