Skip to main content

Talvez você não saiba o que é um bidê por nome, mas talvez já tenha o visto, principalmente em casas mais antigas. Sabe aquela peça de louça que fica ao lado do vaso sanitário e se parece muito com ele numa versão sem tampa? Pois bem!

No post de hoje vamos falar um pouco sobre este item que fez parte de grande parte dos banheiros anos atrás e que hoje despertam algumas curiosidades e dúvidas.

 

Fonte: Pinterest

 

Afinal, o que é um bidê e para que ele serve?

O bidê é uma peça com formato muito parecido com a bacia sanitária, mas sem a tampa e com funções diferentes.

Ele é usado para fazer a higiene íntima e é uma excelente escolha por algumas razões, que falaremos mais adiante.

 

Fonte: Pinterest

 

Quando surgiu o bidê?

Para começar, precisamos entender como o bidê surgiu.

O bidê surgiu na França, no final do século XVII para que as pessoas pudessem lavar os pés e genitais, já que não tomavam banho todos os dias e esta peça ajudava a higienizar mais facilmente estas partes.

No início, os bidês eram portáteis e podiam ser carregados e usados em diferentes espaços. Além disso, eles eram acessórios considerados de luxo e eram usados apenas pela nobreza e burguesia da época. Porém, sua exclusividade foi diminuindo aos poucos e, na década de 1960, o bidê já era amplamente utilizado em casas comuns.

Hoje o bidê já não é tão usado assim, principalmente porque os banheiros se tornaram cada vez menores e eles começaram a ser substituídos pelas duchas higiênicas, que são mais flexíveis e menores.

 

 

Mas bidê ainda está na moda?

É fato que os bidês passaram a ser bem menos usados nos últimos anos, mas isso não quer dizer que ele não possa ser usado em decorações modernas e vamos falar um pouco sobre isso.

 

Fonte: Pinterest

Países onde o bidê é mais comum

O uso deste item ainda é muito comum em países europeus, especialmente na França, Itália, Espanha e Portugal, onde pode ser encontrado na maioria dos banheiros. 

Além disso, ele é bastante  popular em alguns países do Oriente Médio, como Turquia e Líbano, bem como em muitos países da Ásia, como Japão e Índia. 

No entanto, o bidê não é muito utilizado em locais como nos Estados Unidos, onde é considerado um item de luxo.

Tendências atuais em bidês

Hoje, existem os bidês eletrônicos que possuem comandos digitais que possibilitam o controle do fluxo, uso de água quente e fria, dispensador de sabão e até jatos de ar para secagem. Algumas opções contam ainda com aquecimento do assento. Então não podemos dizer que o bidê foi uma peça que ficou no passado.

Além da tendência dos bidês eletrônicos, os modelos mais modernos evoluíram também em formatos e cores.

Se antes os bidês possuíam formato oval, hoje eles também existem em modelos quadrados e retangulares e em diferentes tamanhos. Existem também modelos suspensos que são símbolos de sofisticação e elegância.

 

bidê
Fonte: Pinterest

 

Cores e estilos

Quanto às cores e estilos, o branco e bege usados antigamente abriram espaço para os tons mais escuros também, como o ébano e o marrom.

A escolha da cor e formato do seu bidê deve obedecer o padrão das demais louças do seu banheiro. Por exemplo, se sua cuba e bacia sanitária, principalmente, forem ébano e com linhas retas, optar por um bidê com as mesmas características é uma boa ideia.

Além disso, os acabamentos foscos são realmente queridinhos e dão um toque de modernidade ao espaço.

 

bidê
Fonte: Pinterest

 

bidê
Fonte: Pinterest 

Bidê ou Papel higiênico?

Se você está se perguntando qual é a opção mais higiênica, econômica e sustentável para a limpeza íntima, provavelmente já considerou as diferenças entre bidê e papel higiênico.

Por isso, vamos comparar os prós e contras de cada um para te ajudar a decidir qual é a melhor opção para você.

Higiene

Comparado ao uso de papel higiênico, o bidê oferece uma limpeza mais completa e eficaz da área genital, removendo todos os resíduos e bactérias.

Por outro lado, o papel higiênico pode deixar partículas para trás, o que pode levar a problemas de saúde.

Além disso, o bidê é menos irritante do que o papel higiênico, especialmente para pessoas com pele sensível.

Portanto, em termos de higiene, o bidê é geralmente a melhor opção.

Custo

O custo do bidê pode variar bastante dependendo do tipo e da marca escolhidos, mas certamente é bem mais caro do que o papel higiênico.

No entanto, a longo prazo, o uso de um bidê pode ser mais econômico, já que você não precisa comprar papel higiênico com tanta frequência.

Além disso, considerando que o bidê é mais higiênico e pode ajudar a prevenir infecções, o investimento em um bidê pode valer a pena.

Sustentabilidade

Do ponto de vista da sustentabilidade, o bidê é definitivamente a opção mais ecológica. Enquanto o papel higiênico é uma fonte de desperdício que é frequentemente jogada fora, o bidê usa apenas água para a limpeza e, portanto, não gera nenhum resíduo.

Isso o torna uma opção mais sustentável e amiga do meio ambiente. Além disso, muitos modelos de bidê agora vêm com recursos adicionais, como secadores de ar, o que pode reduzir ainda mais a necessidade de papel higiênico.

Como escolher um bidê?

Ao escolher um bidê, há várias coisas que você deve levar em consideração. Primeiro, pense no espaço disponível no seu banheiro. Se você tem pouco espaço, pode optar por um modelo de bidê compacto que não ocupe muito espaço.

Em segundo lugar, considere o tipo de instalação que é mais adequado para sua necessidade. Existem bidês autônomos, que ocupam um espaço maior, e os que são acoplados ao vaso sanitário, que são mais comuns em banheiros residenciais.

Além disso, é importante considerar as opções de controle de temperatura e pressão da água. Alguns modelos vêm com recursos adicionais, como secadores de ar ou assentos aquecidos, que podem melhorar sua experiência.

Considere também a marca e a qualidade do bidê, além das avaliações e feedbacks de outros usuários. Com essas informações em mente, você pode escolher um bidê que atenda às suas necessidades e preferências.

Como instalar um bidê?

  1. Verifique se você tem todas as ferramentas necessárias antes de começar. Você precisará de uma chave inglesa, chave de fenda, broca e um nível de bolha.
  2. Feche o registro de água do vaso sanitário e retire o assento e a tampa.
  3. Encontre o local ideal para a instalação, levando em consideração o espaço disponível e o encanamento de água.
  4. Verifique se o bidê que você comprou vem com todos os acessórios necessários para a instalação, como válvulas, mangueiras e suportes de fixação.
  5. Instale as válvulas de água na parede, ligando-as à entrada de água fria e à saída de água quente (se disponível).
  6. Fixe o suporte na parede usando a broca e os parafusos de fixação.
  7. Conecte as mangueiras de água às válvulas, certificando-se de apertá-las bem com uma chave inglesa.
  8. Fixe o bidê no suporte e certifique-se de que esteja nivelado usando o nível de bolha.
  9. Ligue o registro de água e abra a torneira do item para testar a pressão da água e garantir que não haja vazamentos.
  10. Coloque o assento e a tampa de volta no vaso sanitário e teste o funcionamento do bidê.

Seguindo este passo a passo, você consegue instalar o item corretamente e com segurança.

No entanto, se você não se sentir confortável em realizar a instalação sozinho, é recomendável contratar um profissional para ajudar.

Onde comprar os melhores estilos de bidê? 

Quando for comprar este ou qualquer outro item pro seu banheiro, garanta que a loja seja de confiança e possua um bom suporte.

Busque lojas com uma grande variedade de cores e formatos para que você possa encontrar aquilo que seja perfeito para seu espaço.

Hoje, temos a sorte das lojas online que permitem todo o conforto de escolher o que precisa sem sair de casa. A Liven Casa é uma loja online que faz parte de um grupo com mais de 30 anos de mercado e lá você encontra as melhores louças (bidês, bacias sanitárias e cubas) para seu banheiro, além de todos os outros itens para a sua reforma.

bidê
Fonte: Liven Casa

 

 

Vantagens de utilizar um bidê

Usar um bidê pode trazer muitas vantagens. Em primeiro lugar, é uma opção mais higiênica e eficaz do que o uso de papel higiênico, pois permite que você limpe completamente a área genital com água.

Além disso, o bidê pode ser útil para pessoas com condições médicas como infecções, pois o jato de água pode ser mais suave e menos irritante do que o uso de papel higiênico.

Além disso, o bidê pode ajudar a economizar dinheiro a longo prazo, pois você não precisa comprar papel higiênico com tanta frequência.

Desvantagens de utilizar um bidê

Apesar das vantagens, existem algumas desvantagens no uso do bidê. Em primeiro lugar, pode ser difícil encontrar um bidê em algumas regiões ou o preço dele pode ser pouco acessível.

Além disso, o uso de um bidê pode ser desconfortável ou estranho para algumas pessoas, especialmente se elas não estão acostumadas com ele.

Também pode haver um período de adaptação para descobrir como usá-lo corretamente e ajustar a temperatura da água. Por fim, a instalação de um bidê pode exigir alterações no encanamento do banheiro e pode ser cara em alguns casos.

Quando é ideal ter um bidê?

Bom, a maior desvantagem do bidê é que ele ocupa mais espaço no banheiro já que possui o tamanho de uma bacia sanitária. Então, se seu banheiro for pequeno, ele não é uma boa opção.

Neste caso, recomendamos a utilização de uma ducha higiênica comum ou a utilização de assentos sanitários eletrônicos com bidê – que são uma super novidade.

Se você possui idosos ou pessoas com deficiência em casa eles são excelentes escolhas, já que vão oferecer mais conforto, segurança e autonomia para estas pessoas.

 

bidê
Fonte: Pinterest 

Bidê ou Papel higiênico?

Se você está se perguntando qual é a opção mais higiênica, econômica e sustentável para a limpeza íntima, provavelmente já considerou as diferenças entre bidê e papel higiênico.

Por isso, vamos comparar os prós e contras de cada um para te ajudar a decidir qual é a melhor opção para você.

Higiene

Comparado ao uso de papel higiênico, o bidê oferece uma limpeza mais completa e eficaz da área genital, removendo todos os resíduos e bactérias.

Por outro lado, o papel higiênico pode deixar partículas para trás, o que pode levar a problemas de saúde.

Além disso, o bidê é menos irritante do que o papel higiênico, especialmente para pessoas com pele sensível.

Portanto, em termos de higiene, o bidê é geralmente a melhor opção.

Custo

O custo do bidê pode variar bastante dependendo do tipo e da marca escolhidos, mas certamente é bem mais caro do que o papel higiênico.

No entanto, a longo prazo, o uso de um bidê pode ser mais econômico, já que você não precisa comprar papel higiênico com tanta frequência.

Além disso, considerando que o bidê é mais higiênico e pode ajudar a prevenir infecções, o investimento em um bidê pode valer a pena.

Sustentabilidade

Do ponto de vista da sustentabilidade, o bidê é definitivamente a opção mais ecológica. Enquanto o papel higiênico é uma fonte de desperdício que é frequentemente jogada fora, o bidê usa apenas água para a limpeza e, portanto, não gera nenhum resíduo.

Isso o torna uma opção mais sustentável e amiga do meio ambiente. Além disso, muitos modelos de bidê agora vêm com recursos adicionais, como secadores de ar, o que pode reduzir ainda mais a necessidade de papel higiênico.

Como escolher um bidê?

Ao escolher um bidê, há várias coisas que você deve levar em consideração. Primeiro, pense no espaço disponível no seu banheiro. Se você tem pouco espaço, pode optar por um modelo de bidê compacto que não ocupe muito espaço.

Em segundo lugar, considere o tipo de instalação que é mais adequado para sua necessidade. Existem bidês autônomos, que ocupam um espaço maior, e os que são acoplados ao vaso sanitário, que são mais comuns em banheiros residenciais.

Além disso, é importante considerar as opções de controle de temperatura e pressão da água. Alguns modelos vêm com recursos adicionais, como secadores de ar ou assentos aquecidos, que podem melhorar sua experiência.

Considere também a marca e a qualidade do bidê, além das avaliações e feedbacks de outros usuários. Com essas informações em mente, você pode escolher um bidê que atenda às suas necessidades e preferências.

Como instalar um bidê?

  1. Verifique se você tem todas as ferramentas necessárias antes de começar. Você precisará de uma chave inglesa, chave de fenda, broca e um nível de bolha.
  2. Feche o registro de água do vaso sanitário e retire o assento e a tampa.
  3. Encontre o local ideal para a instalação, levando em consideração o espaço disponível e o encanamento de água.
  4. Verifique se o bidê que você comprou vem com todos os acessórios necessários para a instalação, como válvulas, mangueiras e suportes de fixação.
  5. Instale as válvulas de água na parede, ligando-as à entrada de água fria e à saída de água quente (se disponível).
  6. Fixe o suporte na parede usando a broca e os parafusos de fixação.
  7. Conecte as mangueiras de água às válvulas, certificando-se de apertá-las bem com uma chave inglesa.
  8. Fixe o bidê no suporte e certifique-se de que esteja nivelado usando o nível de bolha.
  9. Ligue o registro de água e abra a torneira do item para testar a pressão da água e garantir que não haja vazamentos.
  10. Coloque o assento e a tampa de volta no vaso sanitário e teste o funcionamento do bidê.

Seguindo este passo a passo, você consegue instalar o item corretamente e com segurança.

No entanto, se você não se sentir confortável em realizar a instalação sozinho, é recomendável contratar um profissional para ajudar.

Onde comprar os melhores estilos de bidê? 

Quando for comprar este ou qualquer outro item pro seu banheiro, garanta que a loja seja de confiança e possua um bom suporte.

Busque lojas com uma grande variedade de cores e formatos para que você possa encontrar aquilo que seja perfeito para seu espaço.

Hoje, temos a sorte das lojas online que permitem todo o conforto de escolher o que precisa sem sair de casa. A Liven Casa é uma loja online que faz parte de um grupo com mais de 30 anos de mercado e lá você encontra as melhores louças (bidês, bacias sanitárias e cubas) para seu banheiro, além de todos os outros itens para a sua reforma.

bidê
Fonte: Liven Casa

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?