O que é um bidê e para que serve?

O que é um bidê e para que serve?

Talvez você não saiba o que é um bidê por nome, mas talvez já tenha o visto, principalmente em casas mais antigas. Sabe aquela peça de louça que fica ao lado do vaso sanitário e se parece muito com ele numa versão sem tampa? Pois bem!

No post de hoje vamos falar um pouco sobre este item que fez parte de grande parte dos banheiros anos atrás e que hoje despertam algumas curiosidades e dúvidas.

Fonte: Pinterest

Afinal, o que é um bidê e para que ele serve?

O bidê é uma peça com formato muito parecido com a bacia sanitária, mas sem a tampa e com funções diferentes.

O bidê é usado para fazer a higiene íntima e é uma excelente escolha por algumas razões, que falaremos mais adiante.

Fonte: Pinterest

Quando surgiu?

Para começar, precisamos entender como o bidê surgiu.

O bidê surgiu na França, no final do século XVII para que as pessoas pudessem lavar os pés e genitais, já que não tomavam banho todos os dias e esta peça ajudava a lavar mais facilmente estas partes.

No início, os bidês eram portáteis e podiam ser carregados e usados em diferentes espaços. Além disso, eles eram acessórios considerados de luxo e eram usados apenas pela nobreza e burguesia da época. Porém, sua exclusividade foi diminuindo aos poucos e, na década de 1960, o bidê já era amplamente utilizado em casas comuns.

Hoje o bidê já não é tão usado assim, principalmente porque os banheiros se tornaram cada vez menores e eles começaram a ser substituídos pelas duchas higiênicas, que são mais flexíveis e menores.

Mas bidê ainda está na moda?

É fato que os bidês passaram a ser bem menos usados nos últimos anos, mas isso não quer dizer que ele não possa ser usado em decorações modernas e vamos falar um pouco sobre isso.

Fonte: Pinterest

Tendências 

Hoje, existem bidês eletrônicos que possuem comandos digitais que possibilitam o controle do fluxo, uso de água quente e fria, dispensador de sabão e até jatos de ar para secagem. Algumas opções contam ainda com aquecimento do assento. Então não podemos dizer que o bidê foi uma peça que ficou no passado.

Além da tendência dos bidês eletrônicos, os modelos mais modernos evoluíram também em formatos e cores.

Se antes os bidês possuíam formato oval, hoje eles também existem em modelos quadrados e retangulares e em diferentes tamanhos. Existem também modelos suspensos que são símbolos de sofisticação e elegância.

Fonte: Pinterest

Cores e estilos

Quanto às cores e estilos, o branco e bege usados antigamente abriram espaço para os tons mais escuros também, como o ébano e o marrom.

cta-banheiro-02-liven-casa

A escolha da cor e formato do seu bidê deve obedecer o padrão das demais louças do seu banheiro. Por exemplo, se sua cuba e bacia sanitária, principalmente, forem ébano e com linhas retas, optar por um bidê com as mesmas características é uma boa ideia.

Além disso, os acabamentos foscos são realmente queridinhos e dão um toque de modernidade ao espaço.

Fonte: Pinterest

Vantagens e Benefícios

Mas quais são as vantagens e os benefícios de usar um bidê?

Uma das principais vantagens é uma higiene mais eficiente que aquela feita com papel higiênico. 

Além disso, o bidê é uma excelente opção também para pessoas que possuem pele sensível ao uso de papel higiênico ou lenços, bem como pessoas com outras condições físicas que precisam evitar atrito na pele.

Ele é mais confortável também para pessoas com mobilidade reduzida, já que elas podem fazer uma higiene de maneira bem mais independente.

Quando é ideal ter um bidê?

Bom, a maior desvantagem do bidê é que ele ocupa mais espaço no banheiro já que possui o tamanho de uma bacia sanitária. Então, se seu banheiro for pequeno, ele não é uma boa opção. Neste caso, recomendamos a utilização de uma ducha higiênica comum ou a utilização de assentos sanitários eletrônicos com bidê – que são uma super novidade.

Se você possui idosos ou pessoas com deficiência em casa eles são excelentes escolhas, já que vão oferecer mais conforto, segurança e autonomia para estas pessoas.

Fonte: Pinterest

Onde comprar os melhores estilos de bidê? 

Quando for comprar seu bidê ou qualquer outro item pro seu banheiro, garanta que a loja seja de confiança e possua um bom suporte.

Busque lojas com uma grande variedade de cores e formatos para que você possa encontrar aquilo que seja perfeito para seu espaço.

Hoje, temos a sorte das lojas onlines que permitem todo o conforto de escolher o que precisa sem sair de casa. A Liven Casa é uma loja online que faz parte de um grupo com mais de 30 anos de mercado e lá você encontra as melhores louças (bidês, bacias sanitárias e cubas) para seu banheiro, além de todos os outros itens para a sua reforma.

Acesse nosso site e confira!

Fonte: Liven Casa
Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)