Skip to main content

Na reforma ou construção, a escolha da torneira para cozinha é muito importante para garantir maior praticidade e conforto na execução das tarefas domésticas, além de acrescentar estilo ao ambiente.

Atualmente no mercado existem torneiras de diversos modelos e funcionalidades. No texto de hoje queremos trazer mais explicações sobre elas para te ajudar a escolher a ideal para seu projeto.

 

Melhores modelos de Torneiras para Cozinha

Conforme mencionamos, existem torneiras com diferentes funcionalidades e aqui te listamos alguns dos melhores modelos.

 

Torneira elétrica 

 

Fonte: Lorenzetti

As torneiras elétricas funcionam de maneira parecida aos chuveiros elétricos. Elas possuem uma resistência que aquece a água no momento que passa por ela.

A torneira elétrica é uma solução para quem quer água quente mas não possui aquecedor central em casa. No entanto, é um item que precisa de um cuidado especial na sua instalação. As torneiras elétricas não podem ser simplesmente conectadas na tomada, elas devem ser conectadas diretamente na fiação elétrica.

Outro ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com seu manejo por crianças.

 

Torneira gourmet 

 

Fonte: Liven Casa

As torneiras gourmet possuem um design mais sofisticado que as torneiras convencionais, sendo inspiradas nas cozinhas industriais, para suprir necessidades de flexibilidade e resistência.

Elas se tornaram um sonho de muita gente com seus designs chamativos, contemporâneos e elegantes.

Além disso, elas possuem um formato que garante a funcionalidade. Elas giram sobre o seu eixo e possuem bicos articulados, capazes de direcionar o fluxo de água, e isso é demais!

Sua flexibilidade facilita o trabalho e a limpeza da bancada após o fim das atividades. Além disso, esse atributo permite a utilização de cubas múltiplas, que ainda são um plus no seu ambiente.

 

Torneira com filtro e purificador de água 

 

Fonte: Docol

As torneiras com filtro e os purificadores de água são responsáveis por melhorar a qualidade da água de consumo, preservando a saúde dos usuários. Por isso, hoje esses dois itens são cada vez mais buscados.

Além de retirar pequenas partículas, fazer o controle microbiológico, reduzir o cloro, as torneiras com filtro e purificadores de água também permitem que a água não fique com gosto ou cheiro.

Mas qual a diferença entre eles?

Bom, os filtros são mais simples e funcionam a partir de uma vela central que retém a maior parte das impurezas contidas na água e eles não precisam utilizar energia elétrica.

Já os purificadores possuem um custo mais elevado e funcionam com energia elétrica. A sua vantagem é que eles fornecem também água gelada. São aqueles equipamentos que você vê geralmente sobre bancadas de escritórios ou outros ambientes mais públicos.

 

Torneira monocomando 

Outro modelo que você precisa conhecer é o monocomando.

As torneiras monocomando, misturadores monocomando ou simplesmente os monocomandos são aqueles itens que regulam a vazão de água e a temperatura por meio de um único comando.

Seu uso é interessante pelo conforto de ajustar por um único manípulo e também pelo fato de ocupar menos espaço na bancada. O único ponto de atenção é que ele não aquece a água, então você precisa ter um ponto de aquecimento de água pré instalado na casa.

 

 

Estilos de Torneira para Cozinha

Claro que além de olhar para o lado funcional, você também vai querer um ambiente que lhe agrade visualmente.

No mercado existe uma infinidade de opções que vão desde peças mais simples até peças assinadas por designers consagrados. Você deve escolher sua torneira baseada no seu estilo e no estilo da sua cozinha.

 

Contemporâneo 

As torneiras contemporâneas são mais discretas, possuindo linhas retas e poucos detalhes.

 

Rústico 

As torneiras do estilo rústico nos remetem àquele estilo mais rural.

Indicamos a utilização dessas torneiras com muita madeira e materiais como o latão e coisas que remetem a uma certa brutalidade.

 

Industrial 

 

O estilo industrial também passeia em algo mais cru. Ele passeia entre o moderno e o retrô, trazendo juventude e movimento, ao mesmo tempo em que mantém a elegância.

As torneiras do estilo industrial geralmente são pretas pra trazer toda a força e poder, e possuem traços mais retos.

Você também pode utilizar as tubulações hidráulicas expostas, que além de ter um apelo estético, também reduz os custos, pois evita o quebra-quebra de paredes, economizando material e reduzindo a mão de obra.

Inclusive, se você se interessa por este estilo, recomendo a leitura do nosso texto do blog que fala tudo sobre o estilo industrial.

 

 

Materiais de Torneira para Cozinha 

As torneiras de cozinha devem ser fabricadas em materiais resistentes à corrosão.

A parte interna pode ser de metal (geralmente latão, liga de cobre, liga de zinco ou aço inoxidável) ou ABS (que são os plásticos de engenharia).

Aqui vamos falar sobre as três mais encontradas no mercado.

 

 

Latão 

O latão é uma liga metálica que possui um brilho intenso. Por ser extremamente maleável, ele é empregado nos mais diversos modelos de torneira.

Outra vantagem do latão é sua grande resistência mecânica e à corrosão, se mostrando um excelente candidato à torneira da sua cozinha.

Quando revestidas em cromo, as torneiras de latão ganham um aspecto brilhante que se assemelha ao aço inox.

 

Aço inoxidável 

As torneiras de aço inoxidável trazem um brilho à sua cozinha e são sempre excelentes opções para quem quer uma cozinha mais moderna.

O aço inox possui uma superfície fácil de limpar e que não produz poros ou rachaduras onde as bactérias podem se hospedar. Isso é atestado pelo fato do aço inox possuir homologação de fornecedores de alimentos para a condução de água para a limpeza. Além de serem muito utilizados na indústria farmacêutica, justamente por conta de suas propriedades anti-bacterianas

Qualidade, resistência e durabilidade são palavras que falam bem sobre as torneiras de aço inoxidável.

 

Plástico 

As opções em ABS são mais baratas, mas possuem uma resistência bem menor que as metálicas. Esse tipo de torneira é feito de material plástico e sua cor original é branca, mas acabamentos metalizados podem ser coloridos por cima.

 

Projeção da sua Torneira para Cozinha 

Um detalhe importante é a projeção da torneira. O ideal é que a água seja direcionada, no mínimo, à válvula de escoamento. Isso é importante para que a água não invada a pia ou bancada, nem respingue no usuário.

No entanto, as torneiras de bica móvel e com arejador articulado são ótimas pedidas, pois permitem maior flexibilidade na hora de executar as atividades.

 

 

Qual a Altura Ideal para a Torneira para Cozinha? 

Na hora de escolher sua torneira para cozinha você deve ter em mente que lá objetos maiores serão lavados. Então, recomendamos uma altura mínima de 30 centímetros de altura, para você não ter problemas ao lavar suas panelas, por exemplo.

Mas não exagere, essa distância não pode ser muito grande, caso contrário a água pode respingar molhando a bancada e o usuário.

 

Fonte: Freepik

 

Torneira para cozinha: tipo de acabamento de registro 

Outro ponto que devemos nos atentar é o tipo de acabamento de registro que vai ser utilizado na torneira da sua cozinha.

Acabamento de registro é aquela peça externa que você usa para abrir e fechar o fluxo de água.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que todos os dias esse item será acionado dezenas de vezes, então optar pelo sistema de abertura mais adequado é fundamental.

Atualmente o modelo ¼ de volta é o mais utilizado, pela praticidade e facilidade de uso. Na prática você não precisa girar tantas vezes o registro sobre o eixo para abrir ou fechar e você precisa de 90 graus de giro para sua completa abertura ou fechamento. Isso faz com que o desgaste do reparo seja menor, aumentando a durabilidade das peças.

Quando você for comprar o seu acabamento de registro para pia da cozinha, recomendamos fortemente que você opte por acabamentos do tipo alavanca, cruzeta ou com três pontas. Esses tipos e acabamento tornam o manuseio mais fácil com as mãos sujas ou ensaboadas.

 

Dicas de instalação da sua Torneira para Cozinha

 

Fonte: Freepik

Antes mesmo de comprar, você precisa se atentar à pressão na sua cozinha. Alguns modelos necessitam de pressão de água maior para funcionamento efetivo. Você pode saber isso observando o MCA na descrição do produto, ou seja, os  Metros de Coluna de Água, que é a distância entre a caixa d`água e saída de água onde o produto será instalado. Isso é importante para não comprar um item incompatível com a pressão de água existente e correr o risco de o mesmo não funcionar bem e sair um fiapo de água!

Já no momento de instalar sua torneira, tome muito cuidado com as peças utilizadas para não danificar a sua peça.

E depois, na hora de limpar, tome cuidado para não utilizar produtos abrasivos, pois eles podem corroer os materiais e diminuir a durabilidade do produto.

Na limpeza superficial utilize água para retirar as sujeiras. Já para limpezas mais profundas, recomenda-se a utilização de produtos que sejam específicos para cada tipo de material.

E sempre fique atento a vazamentos e possíveis danos nas peças!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?