Skip to main content

A decoração de estilo industrial tem sido uma tendência na arquitetura nos últimos anos. Mesmo que você não conheça alguém que tenha a casa nesse estilo, com certeza você já foi em algum bar ou restaurante que possuía a decoração industrial no ambiente, ou pelo menos o banheiro.

Não se situou ainda? O estilo industrial passeia entre o moderno, com muito metal, e o retrô, com seus tijolinhos, e o resultado é sensacional. Ele traz juventude e movimento para dentro das casas, preservando a elegância.

 

O estilo industrial surgiu lá pela década de 70, em Nova York. Nessa época, o aumento dos preços dos imóveis levou pessoas a buscarem antigos galpões e os adaptarem como residência ou estúdios.

E, dessa maneira, a decoração industrial se difundia com os espaços com estruturas bem aparentes, como os tijolos e tubulação de água e energia, mas não só isso e queremos te falar mais sobre ele.

Se você é uma pessoa descontraída e se interessa por esse estilo, este artigo é para você. Aqui vamos falar sobre a origem e como você pode tornar seu ambiente com o toque industrial.

 

Características do Estilo Industrial

Ao contrário do estilo clássico, que utiliza peças extremamente clean e delicadas, o estilo industrial valoriza texturas mais brutas e rústicas.

Se você parar para observar, essas características que já citei mostram que o design industrial é um estilo bem sustentável e econômico, já que ele reduz valores de mão de obra e materiais.

Da mesma maneira, você pode se perguntar se não há sobrecarga do ambiente com as muitas texturas e a resposta é sim. Esse é um grande desafio dos arquitetos, inclusive, então tome cuidado ao compor seu ambiente. Para ajudar, vamos falar mais sobre cada característica e trazer inspirações visuais para você.

 

1. Estrutura Aparente e Revestimentos

Quando falamos de decoração industrial, automaticamente lembramos dos tijolinhos aparentes e do concreto.

Nesses ambientes as paredes cruas, com os tijolos aparentes e os pisos são acabados em cimento queimado. O concreto também aparece nas lajes expostas, mas se seu telhado não possui laje, você também pode deixar as estruturas de madeira expostas.

 

 

2. Paleta Cromática

Aqui falamos sobre as cores utilizadas. A paleta do estilo industrial é bem focada no branco, preto e cinza, é claro.

Masssss você pode usar cores vibrantes em alguns pontos para quebrar a seriedade. O amarelo e o laranja combinam bastante com o ambiente, mas você não precisa se restringir a elas.

 

 

3. Tubulação Exposta

Da mesma maneira que as paredes e lajes em sua base mais crua são muito utilizadas no estilo industrial, as tubulações elétricas e hidráulicas também.

E a utilização das tubulações expostas, além de ter um apelo estético, também reduz os custos, pois evita o quebra-quebra de paredes e dispensa o uso de forro, economizando material e reduzindo a mão de obra.

Inclusive, as cores vibrantes que mencionamos anteriormente podem ser empregadas nessas tubulações. Com certeza vão chamar a atenção positivamente!

 

[products-posts/]

 

4. Ambientes Integrados

Similares às indústrias, os ambientes nesse estilo são mais abertos, sem compartimentos, o que traz muito charme e estilo ao ambiente. Além disso, isso promove uma melhor movimentação pelos ambientes e circulação de ar.

Para demarcar os cômodos, você pode fazer uso de diferentes estratégias como, por exemplo, o uso de estantes ou a troca de piso.

 

 

5. Iluminação Natural e Visão Panorâmica

Na decoração industrial a iluminação natural é um destaque, assim, grandes janelas são extremamente utilizadas – muitas vezes sendo o ponto principal do ambiente. Um ponto importante é que essas janelas estejam livres para entrar a maior quantidade de luz natural possível.

Mas não só janelas. Sempre que possível, grandes portas de vidro podem ser adotadas para o exterior ou mesmo na separação de ambientes – nesses casos elas permitem que o espaço passe uma sensação de amplitude e pode ser associado a peças que permitam a privacidade.

A dica é que você utilize portas e janelas que combinem vidro e ferro de uma maneira mais rústica. Fica incrível!

 

 

6. Itens Decorativos

Toda a estrutura do estilo industrial é bem rudimentar e você pode pensar que não é nem um pouco acolhedor, mas isso não é verdade. O aconchego vem justamente na decoração.

Para decorar sua casa com esse estilo você não vai fugir totalmente da proposta dele, então aposte em coisas mais naturais como tecidos de algodão e lã, couro fake e madeira. Esses materiais podem ser utilizados em tapetes, mantas e capas de almofadas.

Você também pode colocar vários quadros em uma parede e plantas.

Já falamos antes que cores vibrantes são muito bem vindas e elas trazem mais energia ao ambiente.

Outra dica também é utilizar trilhos eletrificados para sua iluminação. Eles estão disponíveis no mercado em vários tamanhos e são perfeitos para melhorar a iluminação do ambiente, uma vez que suportam vários spots de luz, ao mesmo tempo que deixam o ambiente mais moderno. E o melhor de tudo: ele só possui a necessidade de 1 ponto de luz no teto para o funcionamento de todo o trilho.

 

Outro ponto positivo do trilho eletrificado é que ele permite uma iluminação flexível, no qual você pode mover e apontar cada ponto de luz para o local desejado. Isso é interessante porque você pode mudar seus artigos decorativos ou móveis, e direcionar os focos de luz para acompanhá-los.

Os pendentes também são ótimas pedidas e combinam muito com o estilo industrial. Os pendentes são aquelas luminárias que são penduradas ou suspensas e que chamam atenção por sua beleza. Para combinar com o estilo e gerar conforto visual, sugerimos lâmpadas mais amareladas, de filamento ou defletoras.

 

Conclusão

Você já conhecia o estilo industrial? Gostou?

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixa nos comentários. Você pode contar pra gente também qual estilo te interessa, porque a gente pode falar mais sobre ele também!

Temos um outro estilo que pode te agradar também: o estilo escandinavo. Temos textos completos sobre esse estilo também e, para ler, basta clicar nos links abaixo.

Introdução ao estilo escandinavo

10 dicas para tornar seu ambiente escandinavo

Leia também:

Saiba tudo sobre linhas de metais pretos!

Conheça nossos produtos em nosso site Liven Casa!

Veja nosso canal Liven Casa no Youtube!

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?