Skip to main content

No mercado, existem diversos modelos de torneiras para cozinha e isso é bom, porque a gama de produtos garante que você vai ter uma que é sua cara e perfeita para seu projeto. No entanto, se você está preocupado com a escolha, calma. Te ajudamos nisso!

Claro que a escolha da torneira depende do espaço em que ela vai ser instalada, detalhes técnicos do ambiente e funcionalidades desejadas. Mas hoje queremos falar dos detalhes visuais que você deve perceber ao analisar as potenciais torneiras para sua cozinha.

 

 

Torneiras para cozinha: que cor usar?

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

Para começar, de longe, reparamos nas cores e formatos da torneira, correto?

Saiba que hoje as torneiras para cozinha coloridas são tendência de decoração, então, se você quiser um ambiente cheio de personalidade e destaque, nossa dica é dar uma olhada nesses.

Sim, além das tradicionais cromadas, no mercado, você vai encontrar torneiras para cozinha pretas, douradas, níquel, grafite, vermelha, azul, etc.

Na hora de escolher, tenha em mente que cada cor passa comunica diferentes sentimentos e pode funcionar melhor ou pior em cada tipo de decoração.

Então, sugerimos que, quando você tiver suas favoritas dentro do seu gosto pessoal, pesquise mais sobre aquelas cores, o que elas transmitem e com o que elas combinam.

Para te ajudar a visualizar melhor, vamos falar rapidamente sobre as torneiras para cozinha preta e dourada.

 

 

Torneira Preta para Cozinha

Dentro da psicologia das cores, a cor preta é muito ligada à força, seriedade e imponência.

Uma grande vantagem dessa tonalidade é que ela é versátil e funciona bem em várias combinações. Por exemplo, você pode usar sua torneira preta em contraste com uma bancada e revestimento branco, bem como com cores vivas; assim como você pode compor também uma decoração all black (torneira preta + bancada preta).

Se você optar por torneiras na cor preta, vai perceber também que no mercado existe a opção de acabamento fosco (também chamado de black matte), brilhante (ou black noir) e opções com silicone na cor preta.

As torneiras para cozinha na cor preto fosco, ou black matte, são ideais para cozinhas no estilo escandinavo ou industrial. Já as torneiras em preto brilhante, ou black noir, são ideais para ambientes mais tecnológicos, modernos e contemporâneos. As torneiras que combinam metal e silicone na cor preta, por sua vez, fazem composição com o ambiente a depender do tom do metal.

Ao usar torneiras pretas para cozinha, selecione o estilo que mais agrada você e pesquise inspirações que sejam a sua cara. Acredite: você pode montar composições únicas e cheias de personalidade com esta tonalidade!

 

 

Dourado

Torneiras para cozinha douradas nunca vão ser só um detalhe. Elas são um verdadeiro ponto de destaque no seu ambiente e vão levar sua cozinha para outro nível.

Esta tonalidade transmite elegância, sofisticação e muito bom gosto.

Isso não é por acaso. Você deve lembrar de ter visto em filmes antigos, visitas a castelos ou livros de história que a realeza europeia adorava a ostentação do ouro e usá-lo em suas construções. Assim, as peças douradas tornaram-se símbolo de riqueza e atravessaram anos ganhando transformações, mas sempre presentes.

Hoje em dia, a tecnologia anda a nosso favor e as torneiras, chuveiros e outros metais de casa são feitos em outros materiais e ganham acabamentos que garantem sua beleza, resistência e durabilidade – como, as tecnologias D.Coat e Docol Chroma.

São vários os estilos de decoração que possibilitam o uso de torneiras douradas. A combinação mais conhecida é com a decoração clássica, mas você também pode usar esta torneira em ambientes vintage, minimalistas ou industriais, por exemplo.

 

 

E qual melhor material para torneiras de cozinha?

Falando do interior da peça, encontramos as torneiras de cozinha em metal (geralmente latão, liga de cobre, liga de zinco ou aço inoxidável) ou ABS (que são os plásticos de engenharia).

Os metais mais encontrados em torneiras no mercado são o latão e o aço inoxidável. o Latão possui uma grande resistência mecânica e à corrosão e quando revestidas em cromo, as torneiras de latão ganham um aspecto brilhante que se assemelha ao aço inox. Já o aço inoxidável possui uma superfície fácil de limpar e que não produz poros ou rachaduras onde as bactérias podem se hospedar, sendo qualidade, resistência e durabilidade suas palavras chave.

As opções em ABS são mais baratas, mas possuem uma resistência bem menor que as metálicas. Esse tipo de torneira é feito de material plástico e sua cor original é branca, mas acabamentos metalizados podem ser coloridos por cima.

Falando da parte externa, nas torneiras para cozinha você pode encontrar ainda revestimentos que dão maior resistência ao produto, como é o caso do acabamento cromado biníquel.

 

[products-posts/]

 

Qual o tamanho ideal para torneiras de cozinha?

As torneiras para cozinha geralmente possuem uma altura mínima de 30 centímetros, já que lá serão lavados objetos maiores. Mas não exagere. A distância entre a saída de água e o fundo da cuba não pode ser muito grande, caso contrário a água pode respingar molhando a bancada e o usuário.

Na hora de escolher, não esqueça de se atentar também em qual altura você tem disponível para receber sua torneira (existe alguma prateleira limitando o espaço?). Isso pode restringir algumas opções.

 

 

Qual torneira escolher para sua cozinha?

Agora você já sabe como escolher ela como o visual e está preparado para escolher uma de acordo com o seu estilo. Mas não é só isso, outras coisas devem ser levadas em consideração nessa escolha.

Você quer uma torneira simples, com misturador, monocomando ou elétrica? Será uma torneira de bancada ou de parede? Sabe qual atenderia seus requisitos de presão? Conhece todas as funcionalidades que podem transformar sua rotina?

 

Pois bem. Além do visual, existem outros pontos que devem ser considerados, mas não se preocupe. Temos um post em que explicamos absolutamente tudo para você escolher a torneira ideal para sua cozinha.

E, qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que vai ser um prazer ajudar, tudo bem?

Conte com a Liven Casa!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?