Skip to main content

Hoje o assunto é muito interessante: vamos te ensinar como escolher uma cuba para cozinha!

A cozinha sempre foi o cômodo queridinho de muitos, afinal, é nela que fazemos desde atividades básicas do dia a dia até reuniões e confraternizações entre amigos e família.

Pensando nisso, ao projetar esse ambiente temos que ter todo o cuidado para que ele se torne bonito, confortável e funcional.

Por esse motivo, os escolha os itens da sua cozinha cuidadosamente para prolongar a vida útil do ambiente, assim você não precisará substituir os produtos com frequência.

E um dos produtos que devemos ter toda a atenção na hora de escolher é a cuba para cozinha, que deve ser bonita, resistente e durável.

Hoje, no mercado, encontramos as cubas para cozinha nas mais diversas cores, texturas e modelos, o que possibilita composições únicas, mas também tornam as escolhas mais difíceis.

Por isso, para te ajudar na escolha da cuba para cozinha ideal, selecionamos neste post os principais pontos para se atentar na hora de comprar a sua.

Boa leitura!

O que é uma cuba para cozinha?

A cuba para cozinha é uma peça essencial do ambiente, geralmente feita de aço inox, que serve para lavar louças e alimentos.

Para começar, temos que fazer uma pergunta básica: qual a diferença entre pia e cuba?

Bom, a pia é uma peça inteira, já a cuba é a peça instalada juntamente com uma bancada, ou seja, a estrutura final é separada.

 

Em síntese: cuba de cozinha é o elemento que se encaixa à bancada formando uma única estrutura onde se pode higienizar as mãos, alimentos e louças.

A cuba para cozinha é uma peça muito mais moderna e prática que a pia, e hoje temos diversos modelos que se adaptam a diferentes layouts e tamanhos.

Mas afinal, quais os modelos de cubas de cozinha disponíveis?

Quais os modelos mais usados de cuba para cozinha?

Os modelos mais utilizados de cubas para cozinha são a cuba simples, a cuba gourmet, a cuba dupla e a cuba tripla. Cada modelo tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso é importante considerar suas necessidades e estilo de vida antes de escolher o melhor. Vamos falar de cada um deles a seguir.

Antes de escolher sua cuba para cozinha, primeiro você deve entender quais os principais tipos disponíveis no mercado para que, assim, consiga comprar aquela que for ideal para seu espaço.

Nos próximos tópicos vamos falar mais especificamente sobre os modelos de cubas de acordo com a profundidade, depois falaremos sobre os tipos de instalação.

Cuba simples

As cubas simples são as mais populares e tradicionais.

Elas são aquelas que possuem apenas um compartimento e são ideais para cozinhas pequenas, sendo indicadas para pessoas que moram sozinhas ou para casas.

Apesar de simples, elas possuem muitas variações, podendo ser redondas ou quadradas, maiores ou menores, rasas ou fundas. Inclusive, as cubas fundas são ideais para quem possui pouco espaço horizontal e quer esconder as louças ou acumular para lavar todas de uma vez e evitar respingos.

Cuba gourmet

A cuba gourmet possui apenas uma profundidade também, no entanto, possui maior capacidade interna. Ela acaba sendo mais imponente e moderna. Seu espaço possibilita a utilização de uma diversidade de acessórios.

A cuba com acessórios é uma mão na roda e vai levar sua cozinha para outro nível e, se você escolher uma dessas, como certeza não vai se arrepender! 

 

Cuba dupla

A cuba dupla é uma boa escolha para famílias maiores, uma vez que possui duas profundidades.

Essas cubas permitem realizar duas atividades ao mesmo tempo, como lavar e higienizar alimentos, caso haja duas torneiras ou uma torneira de bica móvel – uma dica super interessante também é a adoção de torneiras gourmet, que possuem bica móvel e mangueira articulável, aumentando bastante o conforto na hora de realizar as atividades.

Há várias versões de cubas duplas no mercado e escolhendo o tamanho certo é possível encaixá-las em uma cozinha pequena também.

Cuba tripla

A cuba tripla é uma indicação para famílias grandes e, seguindo o raciocínio das duplas, ela possui três profundidades e é ideal para quem possui um maior espaço na bancada. Ela oferece uma maior praticidade e agilizar para lavar alimentos e louças e geralmente possuem uma cuba central de tamanho menor que acompanham um acessório que serve como escorredor. cuba para cozinha

Para saber mais sobre os tipos de cubas para cozinha, leia também o nosso artigo: Cuba simples, dupla ou tripla? Saiba qual é melhor para você!

Cuba para cozinha: materiais, cores e texturas

Bom, da mesma forma que surgiram vários modelos, as cores e textura também se multiplicaram nos últimos anos e, hoje, é possível encontrar a cor que você imaginar, além da possibilidade de fabricação personalizada.

Material: o que considerar na hora de escolher a cuba da cozinha?

Quando o assunto é material, os mais vistos e utilizados, são:

    • Aço inox: este material possui baixa porosidade e alta resistência a corrosão, variações de temperatura e impactos moderados. Ele é protagonista  em cozinha de hospitais e restaurantes por ser mais higiênico, e a cada dia está conquistando as cozinhas residenciais, principalmente quando o assunto é cozinha gourmet.
    • Granito: o granito é mais utilizado em bancadas, mas também está sendo super aplicado nas cubas por ser um material resistente e duro. Não sendo tão poroso, não absorve muita água e é mais rígido e duradouro. O seu valor comercial é bem acessível e é possível encontrá-lo em diversas cores.
    • Mármore: as peças de mármores também são muito utilizados em bancadas, e aparentemente são mais elegantes, finos e nobres se comparados com os granitos. O seu valor comercial é mais caro principalmente se for uma pedra importada. Porém, a rigidez do mármore é menor que a do granito. Portanto, é um material mais poroso que absorve mais água e está mais sujeito às manchas, e isso é uma informação importante.
    • Cimento queimado: é uma opção diferente, ficando interessante em cubas do tipo farm sink.

Cores e Texturas: qual escolher para sua cuba de cozinha?

Mas no mercado as cores mais comuns encontradas para cubas para cozinha são:

    • cinza;
    • branco;
    • bege;
    • preto;
    • marrom;
    • dourado.

Não podíamos falar de cores e materiais, sem falar das texturas que também ganharam novas opções ao longo do tempo. Aqui destacamos as texturas disponíveis em aço inox, que é o material mais utilizado em cubas para cozinha. É possível encontrar entre os modelos disponíveis, as texturas:

    • polido: brilho natural;
    • alto brilho: brilho espelhado;
    • acetinado: com pigmentos de brilho perolado;
    • escovado: textura com linhas direcionadas no mesmo sentido.

cuba para cozinha

Um ponto super relevante é que a cuba da cozinha é um espaço bastante suscetível ao desgaste natural e arranhões por conta da sua utilização. Por isso, recomenda-se a utilização de aços mais foscos, como os acetinados e escovados, para que se preserve a beleza da cuba por muito mais tempo.

Quais são os formatos disponíveis de cuba para cozinha?

No geral, as cubas das cozinhas podem seguir diferentes formatos, como:

    • retangular;
    • quadrada;
    • oval;
    • redonda; e
    • nas esculpidas, o formato pode variar seguindo projeto.

No entanto, é importante destacar que os formatos mais utilizados na cozinha são os retangulares e quadrados, uma vez que eles proporcionam maior aproveitamento de espaço para comportar as louças.

formatos de cuba para cozinha

Qual o tamanho ideal para uma cuba para cozinha?

Em geral, as cubas para cozinha têm entre 40 e 60 centímetros de largura e entre 15 e 20 centímetros de profundidade.

Porém, a escolha do tamanho da cuba da sua cozinha sempre deve ser balizada pela disponibilidade de espaço, e aqui damos algumas dicas.

Em bancadas menores, como em apartamentos pequenos, quitinetes, o ideal é utilizar pias e/ou cubas menores e a dica é optar por cubas que tenham profundidade maior.

cuba para cozinha
Fonte: Casa de Valentina l Projeto: Make Arquitetura e Construção l Foto: MCA Estudio

Agora se você tem espaço, a família é grande ou recebe muitos amigos com frequência, dê preferência para cubas/pias maiores e se possível duplas, assim você terá mais espaço útil para organizar as louças, manusear alimentos, etc.

Outro ponto a se considerar é o armário que estará localizado logo abaixo da cuba. Então anote: é importante que a cuba não seja mais larga que o módulo de armário debaixo dela, para que a divisória não precise ser cortada e as laterais invadidas.

Para saber mais sobre os tipos de cubas, leia o nosso texto: Tipos e estilos de Cubas para cozinha: entenda

Como harmonizar a cuba para cozinha com a decoração?

Agora que conhecemos os tipos e aplicações, pode surgir uma pergunta: como eu vou harmonizar a cuba com a minha decoração da cozinha de maneira que ela fique bonita e funcional?

Bom, claro que o formato e a cor da sua cuba deve estar em sintonia com os demais itens da sua cozinha.

As cubas redondas são mais delicadas e leves, mas não são muito utilizadas na cozinha. Elas são boas opções para áreas de churrasqueira, motorhome ou áreas com menos fluxo de louças.

cuba para cozinha
Fonte: Casa de Valentina l Projeto: Macro Arquitetos l Foto: Renato Navarro

Já as quadradas e retangulares são mais imponentes e tendem a ocupar mais espaço do que as curvas.

Cores mais claras são clássicas e mais escuras dão um toque mais forte.

Além disso, na hora da escolha da cuba, mantenha a proporção entre o tamanho da cuba e o ambiente para ter uma melhor circulação e não sobrecarregar a cozinha. Então não utilize uma cuba grande, que ocupa muito espaço, se o espaço for pequeno.

Sendo assim, veja qual formato e tipo de cuba mais combina com você e o seu ambiente para fazer a escolha perfeita!

Quais os tipos de instalação de cuba para cozinha?

Agora que você já sabe qual cuba escolher para sua cozinha quanto a profundidade, vamos falar sobre os tipos de acordo com a instalação.

Cuba Embutida

A cuba embutida é aquela que fica colada por baixo da bancada.

Uma vantagem deste tipo de cuba na cozinha é que ela não possui interrupções ou relevos, o que facilita na hora de retirar a água da bancada e reduz o acúmulo de alimentos e bactérias na união entre a cuba e a bancada.

Esse é o tipo mais econômico e visto nas cozinhas, no entanto ele possui uma manutenção mais delicada.

cuba para cozinha
Imagem: Tramontina

Cuba de Sobrepor

Já as cubas de sobrepor são aquelas em que a instalação é feita por cima da bancada.

Sendo o oposto da anterior, a cuba de sobrepor possui uma borda sobressalente na parte de cima da bancada e isso faz com que a água não escoa com tanta facilidade e dificulta a limpeza.

 

cuba para cozinha
Imagem: Tramontina

Cuba Esculpida

As cubas esculpidas são aquelas feitas em mármore, granito, nanoglass, silestone, porcelanato, Corian, etc, e podem ser feitas do jeitinho que você quiser.

A vantagem é a mesma: a facilidade para a retirada de água das bordas da bancada, não havendo nenhuma barreira física.

Além disso, ela é uma opção bonita, diferente e super elegante. E mais, o fato de você poder desenhá-la como quiser faz com que ela se adapte perfeitamente a sua cozinha.

O mais importante é que o profissional especifique o detalhamento da cuba para definir como será o seu projeto detalhadamente.

Sua desvantagem é que esse tipo de cuba costuma ser mais caro que os outros.

Cuba Farm Sink, Farmhouse Sink ou Cuba Avental

A tradução de Farm Sink seria “pia de fazenda” e estas podem ser associadas às “cubas de semi encaixe” do banheiro.

As cubas Farm Sink são apoiadas apenas pela sua parte traseira, enquanto a parte frontal se sobressai à bancada. Dão um ar mais sofisticado ao ambiente e são ótimas para cozinhas com pouco espaço para o móvel da pia, pois vai encaixar uma parte no móvel e vai ficar uma parte para fora, possibilitando maior aproveitamento do espaço.

 

cuba para cozinha

Leia também: Cuba de Sobrepor ou de Embutir? Saiba qual é a melhor para você

Como instalar uma cuba para cozinha?

A instalação correta da cuba para cozinha é muito importante para garantir a sua funcionalidade e durabilidade. Esse é um dos itens mais importantes da cozinha e, por isso, precisa estar bem instalado para que você possa utilizar sem problemas. 

É importante lembrar que uma instalação incorreta pode causar vazamentos, entupimentos e até mesmo danificar a bancada ou o móvel em que ela está instalada. Por isso, é bem importante contratar um profissional especializado para fazer a instalação da sua cuba. Ele vai saber exatamente como instalar a cuba de acordo com o tipo de material e modelo escolhidos, garantindo que ela fique firme e segura. 

De todo modo, se você mesmo está planejando instalar uma cuba para cozinha, é importante seguir alguns passos para garantir que a instalação seja feita da forma correta. Preparamos algumas dicas para te ajudar nisso. Confira:

1. Escolha o local ideal

Antes de instalar a cuba, escolha o local ideal. Certifique-se de que a cuba está nivelada e que há espaço suficiente para a instalação. Além disso, verifique se a cuba está alinhada com as torneiras e saídas de esgoto.

2. Faça a medição correta

Para evitar problemas de instalação, faça a medição correta da cuba e da bancada. Verifique as medidas do espaço onde a cuba será instalada e escolha um modelo que se encaixe perfeitamente.

3. Utilize os materiais adequados

Utilize os materiais adequados para a instalação, como silicone e outros produtos específicos para fixação da cuba. Evite utilizar materiais de baixa qualidade que possam prejudicar a instalação.

4. Faça a vedação correta

Para evitar vazamentos e outros problemas, faça a vedação correta da cuba. Utilize o silicone de maneira uniforme e evite deixar espaços sem vedação.

Seguindo essas dicas, você fará uma instalação adequada e segura para a sua cuba para cozinha. Lembre-se que o melhor é sempre contratar um profissional especializado para evitar problemas e garantir a qualidade da instalação.

Cuidados na instalação da sua cuba para cozinha

Cuba escolhida, vamos para a instalação da peça!

A cuba da sua cozinha deve ser instalada na altura ideal para que seja confortável na hora de manusear os alimentos e lavar as louças. A altura média padrão varia entre 85 cm e 95 cm do piso.

Uma cuba muito alta ou muito baixa pode acabar causando problemas de saúde, principalmente na coluna, ou dores frequentes.

Se a torneira for de mesa (instalada atrás da cuba), considere pelo menos 10 centímetros de distância entre a cuba e a parede. Se a torneira for de parede, a cuba pode ser posicionada mais próxima da parede, no mínimo a 5 centímetros.

Como limpar cuba gourmet?

Para manter as pias e cubas da cozinha sempre bonitas e duráveis, é muito importante tomar cuidado na hora da limpeza. No caso de cubas de aço inox, por exemplo, é possível fazer a limpeza diariamente com uma esponja e detergente neutro. E para finalizar, um paninho com álcool que deixa tudo brilhando!

A cada 15 dias, é bacana fazer uma limpeza mais profunda nas cubas, usando uma escovinha macia e sabão em pó. E pra limpar os cantinhos difíceis, como os do ralo e da torneira, uma escova de dentes velha é uma boa pedida. Pra finalizar, é só enxaguar bem com água morna.

Na hora de secar, seja na limpeza diária ou na mais profunda, é fundamental ter cuidado pra evitar manchas. Pra isso, o ideal é usar um paninho macio que não solte fiapos, assim não arranha o aço inox da cuba.

E se você notar odores ruins ou quiser uma limpeza ainda mais profunda no ralo, coloque duas colheres de sopa de sabão em pó e uma chaleira de água fervendo. Aí, é só esperar uma hora sem abrir a torneira!

Além da cuba, não se esqueça de limpar a pia da cozinha e os acessórios como cestos, tábuas, lixeira e tudo mais. Ah, e vale lembrar que cada tipo de material pede um cuidado especial na hora da limpeza.

Manutenção da sua cuba para cozinha

Para garantir que a sua cuba para cozinha dure por muitos anos, é importante tomar alguns cuidados simples para manter a sua aparência e funcionalidade. 

Por isso, é importante evitar produtos químicos abrasivos, que possam danificar a sua cuba, como água sanitária e outros produtos de limpeza muito agressivos. 

Nesse sentido é importante verificar sempre as instruções do fabricante e utilizar apenas produtos recomendados para a limpeza da cuba.

Além disso, para evitar riscos e manchas, é importante proteger a superfície da cuba. Utilize uma tábua de corte para cortar alimentos e evite colocar panelas e outros utensílios quentes diretamente na superfície da cuba.

Dicas para prolongar a vida útil da cuba

  1. Limpe a cuba regularmente com esponja e detergente neutro.
  2. Use uma escova macia e sabão em pó para uma limpeza mais profunda a cada 15 dias.
  3. Cuidado ao secar a cuba para evitar manchas.
  4. Use um pano macio e que não solte fiapos para secar.
  5. Para limpar o ralo, despeje duas colheres de sabão em pó e água fervente.
  6. Evite produtos abrasivos na limpeza, pois podem danificar a cuba.
  7. Use bicarbonato de sódio diluído em água morna para remover manchas.
  8. Aplique a mistura de bicarbonato de sódio no local da mancha e deixe agir por 30 minutos.
  9. Esfregue com um pano macio levemente umedecido e enxágue.
  10. Lembre-se de limpar também a pia e outros acessórios de pias de cozinha.

A sua cuba para cozinha está na Liven Casa

Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa saber sobre a escolha da cuba ideal para a sua cozinha, é hora de fazer a escolha certa.

E para isso, não há melhor opção do que a Liven Casa, que oferece uma variedade de modelos de cubas para cozinha de alta qualidade e com preços competitivos no mercado.

Além disso, na Liven Casa você pode contar com uma equipe de atendimento especializada e pronta para ajudar a encontrar a cuba perfeita para a sua cozinha. Não perca mais tempo e confira agora mesmo as opções disponíveis em nosso site!

 

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?