Skip to main content

Existem diferentes estilos de cubas para cozinha e cada um se adequa em determinados espaços. Por isso, no post de hoje vamos te falar mais sobre eles e como você pode definir qual a cuba de cozinha ideal para você.

 

 

Quais os tamanhos de Cuba para Cozinha?

Para começar, você precisa saber sobre o tamanho disponível na sua bancada. E, claro, o tamanho da sua bancada depende da área do ambiente.

Se você tiver pouco espaço ou morar sozinho, a nossa dica é que você aposte em estilos de cubas menores e mais profundas.

No entanto, se sua família for maior ou se você gosta de receber amigos e cozinhar, as cubas maiores são necessárias. Aqui, a dica é apostar em cubas múltiplas (duplas ou triplas), que são excelentes opções quando falamos em aumentar o conforto na execução das atividades diárias.

Outro ponto extremamente importante a se considerar é a existência de armários embaixo da bancada. A sua cuba não pode ser mais larga que o espaço entre as “paredes” do armário, porque não é interessante que se cortem as divisórias.

 

 

Quais os formatos de Cubas para Cozinha?

Quando falamos em formatos, existem diferentes estilos de cubas para cozinha.

 

Retangular

As cubas de cozinha mais vistas são as cubas retangulares com bordas arredondadas, mas também é possível encontrar cubas retangulares com bordas mais retas – estas últimas são usadas em cozinhas que possuem uma pegada mais rústica ou industrial.

Existem versões simples, duplas e triplas, sendo uma opção extremamente versátil.

 

 

Quadrada

As cubas quadradas são muito usadas como cubas auxiliares de quem possui bancadas grandes. Elas também são muito usadas em áreas externas, áreas gourmet e por pessoas que moram sozinhas ou em casais.

 

 

Redonda

Uma outra opção para quem tem área gourmet ou quer uma cuba que ocupe menos espaço é a cuba redonda.

 

 

Quais os tipos de instalação?

Existem diferentes estilos de cubas de cozinha também de acordo com a instalação. As mais comuns são as cubas de embutir e cubas de sobrepor, mas temos também as cubas esculpidas e farm sink (também conhecidas como farmhouse sink ou cuba avental).

 

 

Cubas de embutir

As cubas de embutir são aquelas que ficam coladas por baixo da bancada e são os modelos mais populares no Brasil.

Uma vantagem das cubas de embutir é o fato dela facilitar a limpeza da bancada, já que podemos empurrar a água para o ralo sem enfrentar a borda da cuba como obstáculo. Mas não esqueça que também é preciso manter a limpeza do espaço entre a cuba e a bancada, tá?

Um ponto de atenção é na hora de instalar este tipo de cuba. A instalação deve ser feita da maneira correta e com os materiais certos para que a peça suporte o peso e a cuba não corra o risco de cair depois de um tempo.

 

 

Cubas de sobrepor

Já as cubas de sobrepor são instaladas por cima da bancada, então não tem risco de cair.

Elas são opções mais modernas e possuem mais opções de designs. Além disso, também encontramos no mercado opções de cubas de sobrepor com acessórios, que fazem toda a diferença na hora de organizar a bancada e otimizar as tarefas diárias.

Um ponto de atenção nas cubas de sobrepor é que, devido à saliência na borda da cuba, pode haver acúmulo de resíduos, então a limpeza deve ser feita com muito cuidado e atenção.

 

[products-posts/]

 

Esculpida

Dentre os estilos de cubas para cozinha, os modelos esculpidos chamam atenção pela elegância.

As cubas esculpidas viram destaque como elemento decorativo, principalmente em cozinhas que são integradas à sala ou em sofisticadas áreas gourmet. Nesses modelos a cuba é esculpida na bancada em pedras naturais, artificiais ou porcelanatos.

Se você optar por este modelo, a resistência deve considerar a resistência da pedra a para que aguente o uso sem trincar, danificar as quinas ou manchar com panelas quentes. Além disso, é importante avaliar a porosidade para que não sua bancada manche com alimentos que tenha contato.

 

 

Farm Sink, Farmhouse Sink ou cuba avental

A tradução literal seria “pia de fazenda”.

Este tipo de cuba se apoia somente na parte de trás e a parte frontal se destaca da bancada, de maneira semelhante às cubas de semi encaixe usadas nos banheiros.

As cubas farm sink dão um ar sofisticado ao ambiente e são ótimas opções para quem tem pouca profundidade de bancada.

 

 

Qual marca de Cuba comprar?

Agora que você já sabe quais são os estilos de cubas para cozinha disponíveis no mercado, certamente já deve ter escolhido seus favoritos.

Aí é comum chegar a dúvida: de qual marca comprar?

Aposte em marcas fortes no mercado, como é o caso da Tramontina, Deca, Mekal, De Bacco e Ghelplus.

Estude o tempo de garantia dado pelos fabricantes e o número de assistências técnicas do fornecedor que existem próximas de você. Acredite, esses detalhes te livrarão de muito estresse caso ocorra qualquer situação.

 

Com o advento da internet, hoje temos a sorte de conseguir pesquisar vários modelos e marcas sem sair de casa. Então, use a tecnologia a seu favor e encontre exatamente o que você precisa.

No vídeo abaixo, fizemos um comparativo entre os diversos modelos de cubas para cozinha. Acompanhe:

 

https://www.youtube.com/watch?v=nBS8Fb4k4Tw

A Liven Casa é uma loja online que faz parte de um grupo com mais de 30 anos de mercado e lá você encontra vários estilos de cubas para sua cozinha.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?