Skip to main content

Torneiras quentes no banheiro são o sonho (e a realidade) de muitos que não abrem mão do conforto em cada momento. E a verdade é que elas são verdadeiras necessidades em alguns lugares, já que existem cidades com invernos rigorosos ou mesmo longos períodos de frio.

Se você quer água quente no seu banheiro, saiba que existem algumas opções e diferentes maneiras de tê-la. Neste artigo, vamos falar sobre estas possibilidades.

 

 

Como funcionam a torneiras quentes para banheiro?

Existem algumas maneiras de ter torneiras quentes no seu banheiro, sendo as principais as torneiras.

Para começar, você precisa ter em mente que, diferentemente das torneiras de cozinha, não é tão comum encontrar torneiras elétricas para banheiros. Isso quer dizer que você precisa possuir uma fonte de água quente para que a água já chegue aquecida na sua torneira.

 

Os principais sistemas de aquecimento de água são: a gás, solar e elétrico.

 

      • O aquecimento a gás é feito por meio de um aparelho que, com GLP ou gás natural, faz com que uma chama seja acesa e aqueça a água.

      • O aquecimento solar é feito através da captação da radiação solar por placas. É uma instalação que costuma ser mais cara.

    • Já o aquecedor elétrico é perfeito para você que não quer investir em grandes infraestruturas. Eles são acoplados embaixo da sua cuba de banheiro e funcionam mais ou menos como um chuveiro elétrico em que a água é aquecida por meio de uma resistência.

Sabendo disso, existem três tipos de torneiras que você pode ter a depender do tipo de aquecimento: misturadores bicomando, monocomando ou as convencionais.

As torneiras convencionais só podem ser usadas com aquecedores elétricos que permitem isso. Neste caso, os aquecedores devem permitir que você ajuste a temperatura através de botões e a torneira, quando acionada, vai liberar a água na temperatura escolhida.

Já as torneiras bicomando ou monocomando não misturam a água. Ou seja, elas precisam de uma entrada de água quente e outra de água fria e o controle da temperatura é feito através do acionamento do registro.

Se você quiser entender, leia nosso post completo sobre a diferença entre as torneiras convencionais, misturadores e monocomando.

 

 

Torneiras quentes para banheiro: vantagens

Ter torneiras quentes no banheiro vai levar, acima de tudo, conforto. Imagine todas as vezes que você precisou ter contato com a água gelada em um dia de inverno ou em uma manhã gelada, dá um arrepio, né? Com as torneiras quentes tudo vai ser bem mais prazeroso.

Pense nisso 🙂

 

 

Qual a melhor torneira de água quente para banheiro?

Quanto às melhores torneiras quentes para banheiro, você precisa levar em consideração as suas necessidades pessoais.

Por exemplo, primeiro você precisa se perguntar se você já possui um sistema de aquecimento central de água. Se sim, você pode escolher entre os misturadores bicomando e monocomando.

Os misturadores bicomando apresentam dois registros independentes – um deles controla o fluxo de água quente e o outro de água fria. Os misturadores permitem que você utilize apenas uma das temperaturas (ou água quente ou água fria) ou realize a mistura das duas até encontrar a combinação ideal.

[products-posts/]

Os misturadores monocomando também permitem que você use água quente, fria ou faça a mistura entre as duas conforme desejar. A diferença é que os monocomandos possuem apenas um registro em forma de alavanca e o controle de temperatura e fluxo de água é feito por lá.

O monocomando é perfeito para banheiros que possuem pouco espaço de bancada e para quem preza por itens mais modernos. Uma desvantagem é que este tipo de torneira costuma ser um pouco mais caro, porém o custo benefício é excelente.

No entanto, se você já tem uma torneira com água fria e não tem interesse em trocá-la, uma opção é usar os aquecedores elétricos.

Existem alguns tipos de aquecedores no mercado e você pode usá-los com misturadores e monocomandos, mas algumas opções permitem o uso em torneiras convencionais. Neles, você pode ajustar dentre opções de temperatura oferecidas pelo aparelho e ela já sai aquecida sem precisar fazer qualquer ajuste na torneira.

Compacto e discreto, essa é uma excelente opção para quem quer investir pouco na instalação de um sistema de aquecimento.

 

 

Como instalar uma torneira de água quente?

A instalação de torneiras quentes para banheiro depende muito do tipo de torneira escolhida. Como o assunto é bem específico, aqui no blog já temos um artigo que fala sobre o assunto.

Então, recomendamos a leitura do artigo completo sobre como instalar os diferentes tipos de torneiras.

 

No vídeo abaixo, mostramos como funcionam as torneiras quentes para banheiro. Assista:

 

https://www.youtube.com/watch?v=DvChQo1k8xA

 

E, claro, conte com a gente para tirar qualquer dúvida que resta. Basta deixar nos comentários

 

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?