Skip to main content

As torneira para cozinha é um item de extrema importância e que deve garantir máxima praticidade e conforto aos usuários.

No mercado, existem diferentes tipos de torneiras com diferentes maneiras de instalar e é sobre isso que queremos falar hoje: como instalar torneiras de cozinha.

 

 

Qual o melhor tipo de torneira para cozinha?

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

A escolha da melhor torneira para cozinha deve levar em consideração principalmente as especificações técnicas da sua casa.

Então, você precisa saber qual a pressão do ambiente, tipo de instalação hidráulica da residência e se você tem ou não sistema de aquecimento de água. Depois disso, busque por torneiras feitas com materiais resistentes e duráveis e que possuam estilos que se encaixem com a decoração de sua cozinha.

Outras funcionalidades também são muito interessantes para as torneiras de cozinha, como, por exemplo, a presença de arejadores embutidos – que são peças que misturam ar ao jato de água, proporcionando uma sensação de mesmo fluxo de água com um volume menor, o que traz muito economia -, ou as bicas móveis – que permitem um uso confortável de cubas múltiplas.

Se você quiser saber o passo a passo de como escolher a torneira perfeita para sua cozinha, recomendamos a leitura do nosso artigo do blog sobre o assunto.

 

 

E é melhor torneira na pia ou na parede?

A escolha entre instalar sua torneira na pia ou na parede geralmente depende do tipo de instalação hidráulica que sua cozinha possui. Se o encanamento tem saída na bancada, em geral, se escolhe uma torneira de bancada, enquanto se o encanamento tem saída na parede a torneira é instalada lá.

Mas calma, se você quer trocar o tipo de instalação já existente, saiba que isso é possível – embora você terá que lidar com o inconveniente de quebrar a parede e refazer o acabamento.

 

 

Como instalar cada tipo de torneira para cozinha

Depois que você já leu nosso blog completo sobre como escolher a torneira ideal para sua cozinha, você deve querer saber como instalar sua queridinha.

Aqui falaremos sobre a instalação de cada tipo de torneira, mas precisamos falar que essa é uma explicação mais geral e precisamos que você tenha em mente a importância de ler o manual de instruções do seu produto especificamente, já que pode existir alguma diferença.

Antes de mais nada, tenha em mente que toda a instalação deve ser feita com todo o cuidado a fim de evitar danos às peças e seus acabamentos.

 

 

Como instalar torneira para cozinha Convencional

A torneira para cozinha convencional é aquela mais tradicional, a que oferece apenas água fria.

A instalação deste tipo de torneira é mais simples e ela se adequa a quase todas as cozinhas.

O primeiro passo para a instalação é fechar o registro de água da sua cozinha e limpar o local em que a torneira vai ser instalada.

Então você vai seguir o passo a passo abaixo.

Se for torneira de bancada:

 

    1. Fazer o furo na dimensão apropriada para sua torneira;
    2. Coloque a massa plástica vedante na parte de cima do furo – isso vai evitar que a água passe por dentro do furo e vire um vazamento;
    3. Depois passe a parte de baixo da torneira pelo furo (deixe a bica virada para o centro da cuba) e encaixe a arruela e a porca na parte de baixo da pia;
    4. Rosqueie a porca no sentido horário até apertar bem;
    5. Depois, conecte a ligação flexível na torneira e na parede rosqueando até o final;
    6. Abra o registro da cozinha e teste a torneira, verificando se não há vazamentos.

Se sua torneira for de parede é ainda mais simples. Neste caso você vai:

 

    1. Enrolar a fita veda rosca ao redor da parte da sua torneira que vai ser encaixada na parede;
    2. Inserir a torneira na saída de água e girar até apertar bem;
    3. Abra o registro da cozinha e teste a torneira, verificando se não há vazamentos.

E é isto. Sua torneira está pronta para uso!

 

 

Como instalar torneira Monocomando

A torneira monocomando é aquela que oferece água quente também. Com ela, você controla a vazão e a temperatura da água através de um único comando.

De primeira, quando você olhar para seu monocomando, você vai perceber que ele parece com uma torneira convencional e isto é algo vantajoso, já que ele oferece água quente ocupando o mesmo espaço que uma torneira convencional. Mas, quando você for instalar vai perceber a diferença.

Com seu monocomando em mãos, você vai desrosquear a arruela e a porca e olhar para dentro. Ali, você vai perceber que existem dois espaços para encaixar engates.

E como instalar uma torneira monocomando?

Para começar, vai desligar o registro de água da cozinha. Então, vai seguir os seguintes passos:

 

    1. Desrosquear a arruela, a porca e a rosca, se chegarem já rosqueadas na embalagem;
    2. Passe os dois engates flexíveis por dentro da rosca;
    3. Rosqueie os dois engates flexíveis dentro da torneira;
    4. Rosqueie a rosca firmemente na base da torneira;
    5. Passe o anel de vedação pelos engates (os engates por dentro, no caso) até chegar na base da torneira;
    6. Passe os engates flexíveis pela abertura da cuba;
    7. Passe os engates por dentro da borracha vedante;
    8. Coloque a arruela e rosqueie firmemente;
    9. Depois, pegue os engates e rosqueia-os nas saídas de água da parede.

Observação sobre o passo 9: se você tiver só água fria e quiser usar uma torneira monocomando por algum motivo, saiba que é possível. Para isso basta usar um cano “T” e conectar um engate em cada lado e a parte que ficar livre você conecta na saída de água da parede. Assim, para qualquer lado que virar, você terá água fria.

 

 

Como instalar torneira com misturador

A torneira com misturador – também chamado de misturador bicomando ou apenas misturador – é aquela que também oferece água quente, mas ela possui dois comandos na bancada ou na parede. De um lado você gira e sai somente água quente e do outro você gira e sai somente água fria.

Se você for instalar sua torneira com misturador bicomando na bancada, saiba que sua bancada precisa ter dois furos.

Depois de desligar o registro de água da sua cozinha e fazer a limpeza do local, você vai:

 

    1. Retirar cuidadosamente a peça da embalagem;
    2. Posicionar o misturador no diâmetro da cuba ou bancada;
    3. Encaixar e instalar os fixadores e roscas na ordem indicada pelo fornecedor;
    4. Colocar o flexível para passagem de água.

E prontinho!

 

 

Como instalar torneira Gourmet

A torneira gourmet é aquela torneira maior e mais imponente que você costuma ver em cozinhas. Seu design é inspirado nas cozinhas industriais, então elas são mais resistentes e flexíveis.

Apesar de seu design mais imponente, sua instalação é igual a das demais. Ou seja, se sua torneira gourmet tiver apenas água fria, ela será instalada conforme o passo a passo da torneira convencional, se ela for uma torneira gourmet monocomando, instalaremos conforme o passo a passo das torneiras monocomandos e assim por diante.

 

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?