Skip to main content

Quando pensamos em decoração, muitas vezes associamos a vasos, quadros ou esculturas. No entanto, quando falamos em banheiro, todos os itens que estão lá podem ser pensados para agregar ao máximo na decoração, principalmente os metais.

Então, se você está construindo, reformando ou pensando muito em repaginar seu banheiro, este post é pra você. Vamos te mostrar como os metais fazem a diferença e como escolher os itens certos para você.

 

 

O que são metais de banheiro?

Antes de qualquer coisa, precisamos saber exatamente do que falamos quando falamos em metais para banheiro.

Os metais para banheiro são os itens funcionais do banheiro que oferecem praticidade e conforto para os usuários.

Sabe o chuveiro, torneira, ducha, porta-toalhas, saboneteiras, papeleiras, cabides e outros itens como estes? Então!

Provavelmente você já viu estes itens em plástico também, mas vamos falar especialmente dos metais e te explicaremos por quê.

O banheiro é um espaço muito suscetível à umidade, químicos e variações de temperatura. Além disso, os acessórios são usados muitas vezes e sofrem alguns impactos (principalmente papeleiras, saboneteiras, cabides e prateleiras). Sabendo disso, percebemos como materiais duráveis e resistentes podem evitar o estresse durante o uso e, por isso, os metais se apresentam como alternativa com um melhor custo benefício – e convenhamos também que eles são bem mais bonitos, né?

 

 

Chuveiro

Aqui, fazemos questão de dizer que o chuveiro é um daqueles itens que você deve buscar máxima funcionalidade ao escolher. Por isso, recomendamos fortemente a leitura do nosso texto sobre tudo o que você precisa saber sobre chuveiros antes de escolher o seu.

Mas, depois que você entender quais as funções são mais importantes para você, é hora de incorporar seu chuveiro à decoração.

Uma grande tendência de arquitetura é o chuveiro de teto.

Podemos encontrar os chuveiros de teto em dois tipos: os tradicionais, que são aqueles em que o tubo vem do forro e ele é instalado logo embaixo, e os embutidos, que são instalados “rentes” ao forro.

Os chuveiros de teto são opções super modernas e sofisticadas, além de possuírem um jato mais confortável e forte, justamente por estarem uma superfície mais alta.

 

[products-posts/]

 

Torneira bicomando ou misturador

A torneira é outro metal presente em todos os banheiros e que podemos encontrar em uma grande variedade de formatos e cores.

Na hora de escolher, você vai ver que existem algumas opções que oferecem apenas água fria e outros que oferecem água quente e fria, como é o caso da torneira bicomando (também chamada de misturador), por exemplo.

A torneira bicomando possui dois comandos em que um libera a água quente e outro libera água fria. Neste modelo você vai acionando cada comando até atingir a temperatura de água que você deseja.

As torneiras são super aliadas na decoração, por isso, recomendamos fortemente a leitura de nosso artigo com todas as dicas de decoração com torneiras para banheiro – vale a pena!

 

 

Metais para banheiro: como escolher?

Tá, mas como escolher os metais para banheiro?

No mercado existem inúmeras opções de metais com as mais variadas funcionalidades, designs e cores.

Para começar, você precisa definir qual vai ser o estilo de decoração do seu banheiro. Seu banheiro terá um estilo clássico, moderno, industrial, vintage ou outro?

A partir do estilo de decoração do banheiro, você escolherá as cores e formatos predominantes dos seus metais.

No entanto, tenha em mente que, antes de mais nada, os metais devem ser funcionais. Por isso, escolha cada metal do seu banheiro baseado nas suas necessidades e não esqueça que as peças devem ser muito resistentes à umidade e feitas de matérias primas duráveis.

Considere o tamanho do seu ambiente em metros quadrados e, em aparelhos que liberam água (como chuveiros, torneiras e duchas higiênicas, informações de pressão e coluna de água do banheiro.

Cada item possui coisas específicas que você deve ter em mente para escolher os melhores metais para seu banheiro. Por isso, selecionamos aqui alguns posts que vão te ajudar muito nessa tarefa e te poupar muito tempo:

 

 

Qual a melhor cor para o item?

Bom, a cor realmente depende do tipo de decoração, mas é sempre bom estar de olho nas tendências.

É fato que, nos últimos anos, os metais coloridos estão ganhando o coração dos arquitetos, designers e entusiastas de decoração. Com isso, as variedades de cores e tecnologias desenvolvidas para melhorar as qualidades das peças também aumentaram.

Hoje, no mercado, você encontra as mais diferentes opções de cores, como preto, dourado, rosê, níquel, cobre e grafite, por exemplo – você encontra essas cores com diferentes nomes.

Aqui vamos falar mais especificamente de duas cores, mas aqui no site também temos textos sobre metais coloridos para banheiro.

 

 

Metais para banheiro dourado

Os metais dourados são aqueles que não podem ficar de fora de qualquer lista de tendências para 2022, apesar de esses itens serem símbolos de elegância e luxo há séculos.

Os metais dourados combinam com quase todas as louças e revestimentos e você vai perceber que existem diferentes acabamentos disponíveis, como o gold, gold matte e o red gold.

Calma, vamos explicar.

O metal gold é aquele dourado mais brilhante, que lembra o ouro. O metal gold matte é sua versão fosca. Já o gold matte é aquele metal que você também pode conhecer como rosê.

O tom vai depender do seu estilo de ambiente e a gente tem um post que pode te ajudar muito na escolha. Nosso artigo sobre torneiras douradas para banheiro fala sobre os diferentes tons de maneira mais extensa. Lembrando que, apesar de falar sobre torneiras, as dicas se estendem para os outros metais.

 

 

Metais para banheiro preto

Enquanto os metais dourados são mais clássicos, os metais pretos são imponentes e modernos. Então, se você quer criar um ambiente sofisticado, sério e robusto, os metais pretos podem ser uma excelente escolha.

No mercado, existem basicamente duas opções de metais pretos: os metais black matte (ou preto fosco) e os metais black noir (ou preto brilhoso).

Os metais black matte ou preto fosco são muito utilizados em decoração escandinava ou industrial. Já os metais black noir ou preto brilhoso são para aqueles que buscam um ambiente sofisticado com um toque de delicadeza.

Componha seus metais pretos com bancadas, louças, paredes ou piso claros e tenha uma decoração sem erros.

 

 

Como usar os metais na decoração?

Agora que você já conhece os metais para banheiro e suas nuances, você já deve ter entendido que a dica básica é: escolha metais que se encaixem perfeitamente com o estilo de decoração escolhido e que sejam funcionais para os usuários do espaço.

Metais com traços mais retos tendem a compor melhor com espaços mais modernos. Já os arredondados compõem bem com espaços clássicos e delicados.

Da mesma maneira, os metais preto, níquel e grafite tendem a harmonizar com decorações mais imponentes, e os metais dourados em espaços que exploram a elegância em cada detalhe (não que os outros não sejam elegantes, tá?).

Para finalizar, não podemos deixar de dar uma dica importante na hora de usar metais na decoração do seu banheiro. Além de casar com o ambiente, elas devem casar entre si. Então, é fortemente recomendado que as peças para torneiras, misturadores, chuveiros, acabamentos, e acessórios sejam da mesma cor e estilo de design (reto ou curvo). Optar por uma única linha de produtos para seus metais é uma mão na roda para escolher de maneira prática e assertiva.

Acesse a Liven Casa e confira as melhores opções de metais para seu banheiro. Conte com a gente para qualquer dúvida!

 

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?