Skip to main content

O chuveiro, ou ducha, é um item indispensável em qualquer casa, e na hora da escolha do modelo para chamar de seu, é necessário avaliar além do design, a voltagem, a economia de água e a economia de energia. Como no mercado temos diversos tipos de chuveiro, às vezes isso pode ser dificultoso. Por isso, no post de hoje viemos te ajudar nesta escolha.

Saiba que um bom chuveiro proporciona conforto, é funcional e econômico.

Há algum tempo, existiam poucos tipos de chuveiro no mercado,  mas hoje, existem modelos variados, causando até uma certa dúvida sobre qual deles devemos escolher.

Entre os modelos existentes, nós temos a ducha elétrica, o chuveiro a gás, o chuveiro elétrico, o chuveiro de teto, de parede, e cada um possui características a serem observadas no momento da compra.

Os modelos de parede são os mais tradicionais, porém a ducha de teto é uma opção moderna, apesar de exigir que a tubulação hidráulica passe pelo teto. Por outro lado, proporciona maior conforto se o seu espaço for pequeno, já que pode ser instalada no meio do box.

 

 

Chuveiro elétrico comum

O chuveiro elétrico comum é o tipo mais popular, fácil de ser encontrado, além de ser um modelo de chuveiro de simples instalação, exigindo apenas um ponto de eletricidade próximo ao cano.

No que se refere ao consumo de energia elétrica, esse modelo não é o mais indicado, pois como trabalha com resistências, os gastos podem ficar altos. Se por acaso preferir esse tipo, opte por banhos mais rápidos.

 

 

Chuveiro eletrônico

Já com o chuveiro eletrônico é possível definir exatamente a temperatura da água desejada durante o banho.

Ele difere do elétrico pelo fato de suas temperaturas serem graduais, ou seja, não há necessidade de desligar o chuveiro toda vez que precisar trocar a temperatura. A troca ocorre de forma automática.

 

 

Chuveiro híbrido

O modelo de chuveiro híbrido vem com dois sistemas instalados, o sistema de aquecimento solar e o sistema elétrico.

Ele é indicado para casas que possuem placas solares, pois em dias sem sol, o seu sistema elétrico entra em ação e em dias nublados, o contrário acontece, quando o método solar entra em ação e o chuveiro desempenha a função de ducha.

Para a economia de energia elétrica, essa é a melhor alternativa de chuveiro.

 

 

Chuveiro a gás

Os edifícios, de uma forma geral, utilizam o chuveiro a gás. Seu uso representa uma grande vantagem na economia de energia, uma vez que o aquecedor a gás proporciona um banho mais tranquilo com temperaturas totalmente reguláveis e com água em grande volume.

Além disso, a tecnologia dos aquecedores a gás evoluiu e hoje permite um manuseio simples e fácil.

Uma vez avaliado o seu cenário e o chuveiro que mais se adequa às suas necessidades, é hora de conferir os aspectos técnicos. Neste ponto, vale considerar a avaliação de um encanador.

 

  • Verifique a voltagem do seu banheiro (127V ou 220V);
  • Saiba qual a posição da caixa d’água (para avaliar a pressão e a vazão);
  • Cheque a potência do chuveiro, isso influencia diretamente o gasto de energia;

 

Chuveiro pressurizado

Os chuveiros pressurizados possuem uma excelente performance, com jatos d’água mais fortes e volumosos. Seu pressurizador bombeia água da caixa d’água ou cisterna, otimizando o rendimento, sem consumir muita energia elétrica.

Geralmente, esse chuveiro é indicado para quem sofre com o problema de baixa vazão e pressão de água.

 

Chuveiro termostático

Este modelo possui uma válvula termostática, que mistura a água quente e a água fria à temperatura pré-selecionada e reage instantaneamente a qualquer alteração da pressão ou da temperatura da água de abastecimento, reajustando a mistura de água quente e água fria.

 

Chuveiro digital

 

Similar ao chuveiro eletrônico, o chuveiro digital possui um visor para que se possa controlar a temperatura!

Os chuveiros digitais têm múltiplos programas. Por meio de seu painel, permitem um banho perfeito na quantidade de água ideal e na temperatura que preferir.

 

Chuveiro multitemperatura

Esse chuveiro conta com multitemperatura, um sistema que permite que você escolha a temperatura mais adequada para seu banho através de uma chave acoplada ao chuveiro elétrico e está presente na maioria dos modelos mais novos.

Um ponto importante é que a troca de temperatura deve ser sempre feita quando o aparelho não estiver em funcionamento, para que não ocorram defeitos no seu uso.

 

 

Outros pontos de atenção ao escolher dentre os tipos de chuveiro

 

Tipos: chuveiro a gás, elétrico ou solar?

Existem algumas diferenças entre o chuveiro a gás, o chuveiro elétrico e o solar, que são:

 

  • Chuveiro a gás: oferece bastante conforto durante o banho, porém gasta muita água e geralmente demanda um tempo de água caindo até que a temperatura esteja adequada
  • Chuveiro elétrico: é mais prático, gasta menos água e tem a instalação simplificada quando realizada por um profissional experiente
  • Chuveiro solar: é bem mais econômico e sustentável, sendo normalmente instalado em casas de campo

 

Ducha x Chuveiro

O que diferencia um chuveiro de uma ducha é a forma de aquecer a água. A ducha precisa de um aquecedor a gás para esquentar a água, e geralmente a instalamos em apartamentos, principalmente os mais novos. Já o chuveiro, funciona de forma elétrica, tendo seu próprio mecanismo para aquecer a água (sua resistência).

Outra diferença entre eles é que a ducha, geralmente, possui a saída de água mais forte do que o chuveiro.

 

 

O chuveiro ideal!

São muitos os fatores que devem ser analisados para escolher seu chuveiro ideal.

A primeira coisa antes de escolher seu chuveiro é saber qual o tipo de instalação da sua residência (se é a gás ou elétrica). Depois defina se prefere um chuveiro de teto ou de parede.

Podemos encontrar chuveiros em diversos modelos diferentes, variando em tamanho, formas mais retas ou arredondadas e potência.

Os modelos de chuveiros mais desejados são aqueles que possuem o espalhador maior, pois permite que a água caia por todo o corpo, trazendo mais conforto durante o banho.

E para você, além dos tipos de chuveiro, o que é importante na hora da compra?

Veja aqui uma lista das melhores duchas para banheiro.

Confira também nosso chuveiro favorito aqui!

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?