Skip to main content

Você sabia que 51% do lixo que produzimos no país são de resíduos orgânicos? E os trituradores de pia podem ajudar nessa questão.

Cada pessoa produz aproximadamente 1kg de lixo por dia, e apenas 0,5% do lixo orgânico é reciclado, segundo a InSinkErator Brasil.

Para reverter esse cenário, uma opção é adotar o triturador de alimentos para pia de cozinha.

Os trituradores de resíduos alimentares foram criados há mais de 75 anos. Eles começaram a ser vendidos somente no Brasil em 1999. Atualmente estão presentes na maior parte das casas nos Estados Unidos e estão presentes a cada dia mais nos lares brasileiros.

 

O que são trituradores de pia?

Trata-se de um utensílio moderno, que é instalado embaixo da pia e é conectado à rede de esgoto, ele fica no lugar do sifão.

É um sistema que tritura os restos orgânicos em partículas minúsculas por um anel de trituração interno e manda os resíduos diretamente para a rede de esgoto e seu acionamento é feito por um botão no interruptor liga/desliga.

Um dos queridinhos é o InSinkErator 66.

 

Porque ter um triturador em casa?

 

Você pode jogar direto na pia da cozinha quase todos os tipos de restos de comida, inclusive ossos pequenos, peixe, ovos, carne, cascas de legumes e muito mais, assim você não joga direto no lixo esses alimentos e evita acúmulo de sujeira e mal cheiro.

Outro ponto positivo é que você pode evitar que esses restos acabem sendo descartados de forma inadequada em aterros e lixões, o que pode causar contaminação do solo e da água, e até mesmo contribuir com a proliferação de pragas.

Além disso, trás praticidade para o seu dia a dia, na hora de lavar a louça suja.

Ah, e ele não precisa de manutenção regular e tem garantia de 2 a 6 anos.

 

É seguro?

Sim, pois é um utensílio que não utiliza lâminas ou facas e são fabricados de acordo com normas elétricas de aparelhos eletrodomésticos

 

O que precisa para ter um em casa?

Pode ser instalado em uma cuba simples ou meia cuba, de aço inoxidável ou outro material. Por se tratar de um equipamento elétrico, é necessário que possua uma tomada próximo à pia.

Caso a sua cuba tenha uma válvula menor que a necessária para instalação, não se preocupe, é possível alargá-la.

Outro ponto importante é saber se o modelo que você escolheu tem dimensões suficientes para se adequar ao seu armário, caso ele já exista na sua cozinha.

 

Como funcionam os trituradores de pia?

 

Quando você acionar o botão, os restos de alimentos serão triturados em apenas alguns segundos, o ruído mudará quando já estiver tudo triturado. Neste momento você desliga o triturador e deixa a água correr por aproximadamente 15 segundos, para que todos os resíduos internos sejam removidos.

Os trituradores são excelentes aliados no dia a dia, e podem facilitar a sua vida. Atualmente existem diversos modelos disponíveis com preços que variam de acordo com a tecnologia aplicada.

Alguns trituradores são mais silenciosos e são capazes de triturar uma variedade e quantidade maior de alimentos, como o triturador Evolution 200.

E o que você está esperando para ter um triturador em casa?

Aline Lemes, arquiteta e urbanista

Quer saber mais? Veja mais em nosso Blog Liven Casa!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?