Skip to main content

Um banheiro pode ser um cenário! Já pensou nisso? Faça do seu banheiro um ambiente aconchegante e funcional com o tamanho reduzido da cuba de parede ou cuba suspensa.

Hoje em dia, os projetos focam em tornar este ambiente aconchegante também, mas sem perder sua funcionalidade.

Pensamos tanto nos acabamentos, azulejos, piso e muitas vezes deixamos a escolha das louças em segundo plano.

É preciso pensar no projeto como um todo e, por isso, resolvemos focar em como harmonizar bem o seu banheiro ou lavabo com as cubas para banheiro disponíveis no mercado.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

O que é cuba de parede?

 

Hoje vamos focar no modelo de cuba de parede. Este modelo traz um quê de sofisticação, modernidade, elegância e minimalismo para os ambientes em que as instalamos.

A cuba de parede, ou cuba suspensa para banheiro, é um modelo muito utilizado em banheiros pequenos e lavabos, pois trata-se de uma boa solução quando o espaço é menor.

Como é fixada na parede e não há a necessidade de apoio com armários na parte inferior, ela não ocupa muito espaço e ainda pode tornar sua reforma mais barata.

 

 

Quais os materiais da cuba de parede?

Diversos são os modelos e acabamentos de existentes. Os modelos tradicionais em louça são os mais utilizados, modelos em vidro e metal também são comuns e ainda é possível solicitar em uma marmoraria um modelo esculpido, com as medidas do seu espaço e os acabamentos de sua preferência.

 

Como apoiar objetos na cuba?

 

Em alguns modelos, esta cuba possui uma pequena área para apoio de sabonetes ou outros objetos, o que é muito importante, visto que normalmente esse modelo de cuba é bem menor em relação aos demais modelos.

Se o banheiro em que você instalará a cuba é um local de bastante uso, com um grande fluxo de pessoas, e é necessário o armazenamento de produtos ou itens diversos, o ideal é complementar a cuba com um armário inferior, um gaveteiro ou prateleiras com caixas para a organização dos produtos.

Alguns modelos possuem uma estrutura inferior metálica que já possui suporte para toalhas o que elimina a necessidade de instalação deste item.

 

Onde colocar a cuba na parede de seu banheiro?

A instalação é mais simples do que a dos outros modelos tradicionais.

A altura ideal para instalação da louça é entre 80cm e 90cm, levando-se em consideração o conforto no momento do uso, para que não haja a necessidade de se curvar para baixo ou levantar os braços na hora de lavar as mãos.

Considere a altura dos moradores da casa ou da maioria das pessoas que utilizam o local.

Se está pensando em reformar seu banheiro ou lavabo e tem um espaço reduzido para instalação de sua pia, converse com um especialista de sua confiança, um arquiteto ou designer, para entender se este modelo se adequaria ao seu espaço e se esta é uma opção a ser considerada em seu projeto.

 

Qual o tamanho certo da cuba de parede para o seu banheiro?

Sua aparência simples traduz uma sensação leve ao ambiente, ocupando menos espaço no seu banheiro.

Sempre avalie em seu projeto as dimensões disponíveis para instalação da sua cuba de parede, antes de adquiri-la.

Elas geralmente são menores do que as cubas tradicionais e indicadas para espaços reduzidos, mesmo assim, o ideal é sempre consultar um profissional sobre o melhor tamanho para seu banheiro ou lavabo.

 

 

Quais as melhores cores e materiais?

Quando pensamos em louças sanitárias as possibilidades são infinitas. As cubas de parede não são diferentes.

Hoje é possível encontrar versões brancas tradicionais mas também existem aquelas versões beges e as mais modernas, pretas.

Se você é mais moderno também e vai mandar esculpir uma na marmoraria, pode optar por diferentes cores de pedras em mármore ou granito. Já se prefere um ambiente mais clean, as de vidro são transparentes e não adicionam cor no seu ambiente.

[products-posts/]

 

Quais os formatos disponíveis?

Pensando nos formatos das pias já prontas, eles variam entre os modelos retos, com cantos arredondados, mais ovais e também os modelos específicos para instalação em cantos, que geralmente são mais baratos e sua instalação também mantém o sifão de metal para banheiro aparente.

Mas, caso opte por um modelo esculpido, aí, o formato ficará a seu critério e criatividade!

 

 

Cuba de parede X Banheiro pequeno

As cubas de parede são uma excelente opção para banheiros pequenos, disponibilizando uma maior área de circulação. Isso é importante principalmente quando o banheiro ou lavabo é utilizado por pessoas com mobilidade reduzida e que precisam de uma área de circulação para cadeiras de roda, por exemplo.

Além disso, as cubas de parede ainda facilitam a limpeza do espaço.

 

 

Como usar a cuba de parede no lavabo?

Por serem menores, as cubas permitem o uso do espaço sob delas, caso seja necessário. Assim, é possível criar uma decoração interessante na parte inferior também, já que colocar um móvel, muitas vezes não é uma opção.

Apesar de muitos os benefícios desta cuba, alguns pontos precisam ser observados quando se opta por este modelo.

 

É preciso se atentar também aos acabamentos e optar por produtos com um certo design e qualidade superior, principalmente quando pensamos no sifão, que fica aparente. Escolha um sifão mais resistente e com um acabamento mais moderno.

Inclusive, é fácil de encontrar projetos diferenciados em sites como o Pinterest para se inspirar. Além disso, no nosso instagram temos muitos projetos que servem como inspiração também.

Use a imaginação e inspire-se nos projetos existentes por lá!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?