Cubas para banheiro: como escolher?

Aqui falaremos sobre tipos de cubas, como harmonizar, pontos de atenção durante a instalação e as dicas e cuidados necessários. Boa leitura!

O banheiro e o lavabo são ambientes importantíssimos na nossa casa e seus itens são peças essenciais para a decoração perfeita. Hoje queremos falar sobre as cubas para banheiro, que deixaram de ser somente itens funcionais e passaram a ser peças de destaque no ambiente, e como escolher a perfeita para você.

As várias cores, texturas e modelo, bem como os diferentes tipos, possibilitaram composições únicas e abrangem diferentes estilos, mas também tornaram a escolha difícil. Por isso, neste texto vamos te falar sobre tudo o que você precisa saber sobre como escolher, dentre as cubas, qual ideal para seu banheiro.

lp-dia-das-maes-02

Boa leitura!

CUBA PARA BANHEIRO: O QUE É?

Antes de mais nada, vamos definir o que é cuba para banheiro.

A cuba para banheiro é o local que usamos para higienizar as mãos, lavar o rosto, escovar os dentes, fazer a barba, dentre outras utilidades. Ela pode ser de louça, o material mais comum, de porcelanato, mármore, granito esculpido, vidro, metal, e outros materiais.

CUBAS PARA BANHEIRO: QUAIS OS TIPOS MAIS USADOS?

lp-dia-das-maes-03

Quando você vai às compras escolher dentre as cubas para banheiro, você precisa saber que existem diversos tipos e aqui trouxemos os principais e como eles podem se encaixar ou não no seu espaço:

Cubas de Apoio

Estas são as que ficam apoiadas sobre a bancada e possuem uma aparência imponente e moderna.

Se você pretende escolher cubas de apoio para seu banheiro ou lavabo, saiba que elas pedem que a pedra da bancada seja instalada em uma posição mais baixa. O padrão é que entre o topo da cuba e o piso tenha 90cm, então se a cuba tem 10cm, a pedra teria que ficar instalada a 80cm do piso, por exemplo.

Outro ponto a se levar em consideração é se há mesa na cuba – aquele espaço na parte de cima da cuba que possibilita a instalação da torneira -, pois quando esta área existe, a instalação da torneira deve ser na própria cuba. Já quando ela não possui esse espaço, a torneira poderá ser instalada diretamente na parede ou você pode optar por uma torneira de bica alta e instalar ela na própria bancada.

Uma dica é que as cubas de apoio ficam ótimas em banheiros de visita e em lavabo, porque, além de elegantes, elas não necessitam de armários ou estruturas para esconder a parte de baixo da cuba.

Cubas de Sobrepor

As cubas de sobrepor são aquelas que a instalação é feita por cima da bancada e elas ficam com a borda sobressalente.

Nesses casos, as torneiras são encaixadas mais comumente na bancada. Existem vários modelos no mercado, como quadradas, ovais e retangulares, estão ela é super versátil e se encaixa em vários estilos.

É uma ótima opção para quem quer o efeito diferente que a cuba de louça proporciona, mas não deseja abrir mão de espaço de armário por conta da estética.

Cubas de Parede

Estas cubas, como o próprio nome já diz, são fixadas somente na parede, sem precisar de bancada ou armários na parte inferior. 

Elas são ideais quando o banheiro tem pouco espaço na parte reservada para a pia. Aqui você pode saber mais sobre a harmonização de cubas de parede no seu banheiro.

Cubas de Semi Encaixe

Já se você tem pouco espaço e não sabe o que escolher, saiba que as cubas de semi encaixe são excelentes opções para seu banheiro, pois são aquelas que ficam apoiadas somente pela parte traseira, e a frontal fica saltando para fora da bancada.

Essas são excelentes opções para quem tem pouca profundidade de bancada e que não abrem mão da sofisticação. Então, para reforçar: essa dica é pra você que possui banheiro pequeno com pouco espaço para o móvel.

Cubas de Embutir

As cubas de embutir são coladas por baixo da pedra da bancada e o acabamento é feito pelo corte da marmoraria.

Este tipo de cuba tem o benefício da maior facilidade de retirar a água da bancada, o que também facilita na limpeza e evita o acúmulo de sujeira nos cantinhos da bancada.

Essa também é uma opção interessante para banheiros pequenos e as torneiras sempre são fixadas na bancada ou na parede.

Cuba Esculpida

As cubas esculpidas podem ser feitas de mármore, granito, nanoglass, silestone, porcelanato ou até mesmo madeira.

A vantagem é a mesma da anterior, a ausência de barreiras físicas entre a bancada e a área de escoamento que facilita o escoamento de água e a limpeza.

Na hora de escolher a torneira você também possui uma maior liberdade. Como a cuba pode ser feita da maneira que você quiser, pode escolher os furos de acordo com o metal que você quiser.

No caso da cuba esculpida, é importante que o profissional especifique o detalhamento da cuba para definir como será o seu projeto de detalhamento, se a válvula será oculta ou aparente e se o escoamento será inclinado ou reto.

Cuba de Piso

Essas são as novas queridinhas que viraram tendência nos últimos anos.

Esses modelos são super modernos e, como o próprio nome já diz, são instaladas no próprio piso. Dessa maneira, tenha em mente que é importante deixar a instalação hidráulica pronta para recebê-la, uma vez que o escoamento é feito pelo piso.

CUBAS PARA BANHEIRO: COMO ESCOLHER MATERIAIS, CORES E TEXTURAS

Os materiais, cores e texturas receberam uma grande variação nos últimos anos e hoje é possível encontrar tudo da maneira que você imaginar, além das infinitas possibilidades de fabricação personalizada.

As cores mais comuns no mercado são branco, preto, marrom, cinza, dourado e bege.

Já quando o assunto é material, os mais utilizados e encontrados são:

  • Louça;
  • Porcelanato (esculpida);
  • Mármore/Granito;
  • Madeira;
  • Cobre;
  • Metal;
  • Plástico;
  • Vidro.

Não podíamos falar de cores e materiais, sem falar das texturas. É possível encontrar entre os modelos disponíveis, as texturas:

  • Polido
  • Fosco
  • Rústico
  • Bruta

CUBAS PARA BANHEIRO: COMO HARMONIZAR COM A DECORAÇÃO?

Agora queremos te dar aquela diquinha que interessa. Afinal, como harmonizar a cuba com o resto da decoração do banheiro?

Para começar, a dica básica é que ela deve estar em sintonia com os demais itens do seu espaço.

Por exemplo, se seu ambiente é mais clássico, as cubas redondas e claras são delicadas e leves. Se optar por uma cuba de apoio em ainda trará mais elegância e sofisticação ao seu banheiro ou lavabo, pois terá a sensação que a cuba está pousando sobre a bancada.

Já as cubas quadradas são mais imponentes, e também tendem a ocupar mais espaço.

As cubas de traços retos na cor preta ou marrom, são excelentes opções para ambientes no estilo industrial.

Sendo assim, veja qual formato e tipo de cuba mais combina com você e o seu ambiente para fazer a escolha perfeita!

CUBAS PARA BANHEIRO: ATENÇÃO NA INSTALAÇÃO

Para a altura da cuba, adotamos 90 cm em relação ao piso como uma medida padrão. Claro que isso pode e deve acompanhar a estatura da sua família e pessoas que moram na casa, podendo ser mais baixa ou mais alta.

Tenha em mente que uma cuba muito alta ou muito baixa pode causar problemas de saúde, principalmente na coluna ou dores frequentes, além de todo o desconforto de precisar se contorcer todo para utilizar a peça.

Outro ponto é que, caso você opte por usar cubas de apoio, também é preciso que o topo da cuba fique a 90 centímetros do chão, logo sua bancada será mais baixa e isso deve ser considerado.

Já a altura da torneira vai depender do tipo de cuba que você escolheu. Os modelos de torneiras de bica alta são indicados para cubas de apoio, já os de bica baixa, são ótimos para cubas de sobrepor e embutir. Inclusive, aqui no blog temos um artigo completinho sobre como harmonizar as cubas de apoio com seu banheiro.

Para um maior conforto na hora de lavar as mãos, a distância ideal entre a saída de água e o topo da cuba deve ser de 10 a 15 cm. Dessa forma, a água não espirra para fora e você pode colocar a mão inteira embaixo da torneira para enxaguá-la.

CUBAS PARA BANHEIRO: DICAS E CUIDADOS

Bom, você pode ter pulado alguns trechos, mas aqui tenha atenção.

Na hora de escolher a cuba para seu banheiro, mantenha a proporção com o ambiente para ter uma melhor circulação e não sobrecarregar seu banheiro. Não utilize uma cuba grande, que ocupa muito espaço, se o banheiro for pequeno.

Atente-se também a altura da bancada, tipo de encanamento, altura da torneira, se a torneira possui misturador ou não, se a mesma é de parede ou de mesa. É importante se atentar a esses pontos para não ter que fazer alterações depois de já ter comprado a cuba.

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe tudo sobre cubas: ouse sem medo!

Se seu banheiro for mais moderno, se jogue nas cores, nos novos materiais disponíveis no mercado, caso tenha um estilo mais tradicional, existem muitos modelos inovadores na cor branca. Aqui vale tudo!

Ficou alguma dúvida? Quer fazer uma sugestão de tema?

Deixe aí nos comentários!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)