Guia de Bacias Sanitárias parte I: Bacias Sanitárias Acopladas

Guia de Bacias Sanitárias parte I: Bacias Sanitárias Acopladas

Práticas e econômicas, as bacias sanitárias acopladas ganham cada vez mais espaço no mercado nacional e nas residências brasileiras. 

Contudo, escolher o sanitário ideal para seu banheiro/lavabo vai muito além de escolher o modelo mais bonito para seu ambiente. Isso porque algumas características da bacia acoplada e de seu espaço devem ser levados em consideração na escolha.

Aqui, vamos te mostrar por que vale a pena investir em uma bacia acoplada, seus benefícios, e qual bacia acoplada é ideal para você!

O que é uma Bacia Sanitária Acoplada?

Antes de tudo, é preciso saber que as bacias sanitárias acopladas nada mais são do que um vaso sanitário que conta com um pequeno reservatório de água atrás da bacia. Esse reservatório atua armazenando a água que será utilizada na descarga de dejetos sanitários. Dessa forma, após o uso do vaso sanitário, basta apertar um botão logo atrás de seu vaso e a água do reservatório é acionada.

Sendo assim, as bacias sanitárias acopladas substituem as antigas que precisavam de uma pequena caixa d’água instalada na parede do banheiro.

Qual o tamanho ideal?

Para que você escolha qual o tamanho ideal da bacia para seu banheiro, é importante que você considere o tamanho das pessoas que a utilizarão. Pois existem bacias de diferentes tamanhos. 

Entretanto, a maioria das bacias comercializadas possuem entre 40 e 45cm de altura. Porém, caso essa altura não atenda suas necessidades, você pode optar pelas bacias suspensas. Nesse caso, você escolhe a altura de instalação.

Qual o gasto médio de água da bacia acoplada?

Uma das principais vantagens desse tipo de sanitário é justamente a economia de água. Isso porque existem diferentes sistemas de descarga que auxiliam na pressão de dispensa da água, aumentando a potência da descarga sem precisar de grande quantidade de água para a retirada de dejetos do sanitário.

Em geral, as bacias sanitárias acopladas gastam entre 3 a 6 litros de água. Esse gasto é variado pois depende do tipo de dejeto – sólido ou líquido, e também do tipo de sistema de descarga.

Apesar de ser um volume grande de água, vale lembrar que as descargas convencionais consomem entre 8 a 12 litros de água. Ou seja, ao instalar uma bacia acoplada, você pode chegar a economizar até metade do volume de água.

Qual cor escolher?

Caso você busque a bacia ideal, saiba que existem diversos modelos e diversas cores disponíveis no mercado. Por isso, para escolher a cor ideal para seu banheiro, é preciso já ter em mente como será seu banheiro: cores de armário, box e piso.

Em geral, as cores disponíveis no mercado são branca, bege, preta, cinza e marrom. Essas peças são as mais vendidas por serem capazes de combinar e contrastar tanto com ambientes clássicos quanto com modernos. Além disso, essas cores transmitem uma sensação de tranquilidade e higiene ao ambiente.

Contudo, se você quer ousar com uma bacia com cores mais vibrantes, não há problemas! Atualmente, é comum realizar a compra de bacias por encomenda. Assim, você escolhe a cor que quiser.

Qual o melhor formato de bacia acoplada?

Além da cor, o formato da bacia também irá interferir no design de todo o seu banheiro/lavabo. Para a escolha do formato, é ideal levar em consideração o tamanho do ambiente e o design dos outros itens como armários e pia.

  • Espaços maiores: bacias ovais, que oferecem maior conforto;
  • Ambientes com pouco espaço: bacias redondas;
  • Ambientes elegantes como lavabos espaçosos ou suítes: bacias sanitárias quadradas

Apesar dessa divisão de formatos/ambiente, tenha em mente que você pode escolher o formato que melhor lhe atenderá.

Qual melhor lugar para colocar a bacia acoplada?

Até aqui falamos sobre tamanho e formato, mas antes de decidir esses importantes detalhes, é preciso saber: onde ficará o sanitário acoplado?

Para decidir a posição de sua bacia em seu banheiro/lavabo, é necessário que você tenha em mãos as medidas do ambiente. 

De acordo com as indicações profissionais, o ideal é que sua bacia seja instalada em uma distância mínima de 60 cm da parede oposta. Além disso, o vaso deve estar a uma distância de 30 cm nas duas laterais de qualquer outro item fixo de seu banheiro, como armários ou box.

Benefícios da bacia acoplada

Apesar de ser uma tendência crescente a substituição de sanitários convencionais por acoplados, muitas pessoas não sabem as vantagens de se utilizar bacias sanitárias acopladas no lugar dos vasos comuns. Por isso, aqui estão alguns benefícios de utilizar bacias acopladas em seu banheiro:

  • Praticidade na instalação;
  • Economia de cerca de 30% na tubulação;
  • O fluxo de água é limitado ao necessário, logo, você economiza água;
  • Facilidade de manutenção;
  • Modelos diversificados estão disponíveis no mercado

Custo da instalação

Uma vez que para a instalação desse tipo de sanitário a descarga está acoplada à bacia, não é preciso que sejam instaladas tubulações nas paredes, tão pouco é preciso que você fure sua parede para a caixa d’água. 

Afinal, ela já está junto com seu vaso. Dessa forma, você irá economizar não apenas com a instalação (que é muito simples), mas também com o custo da tubulação.

Ou seja, ao optar por uma bacia acoplada, você economiza na compra de canos, na mão de obra para instalação, além da economia diária no uso de água.

Qual a melhor bacia acoplada?

Outra decisão importante a ser tomada em relação a compra de uma bacia acoplada é a marca da mesma. Afinal, de nada adianta investir em itens de baixo custo, porém com marcas duvidosas. Entretanto, no mercado brasileiro atual, é possível encontrar bacias sanitárias acopladas de boa qualidade de empresas de ponta.

Por isso, trouxemos algumas das principais marcas do mercado:

Roca, Celite e Incepa

Todas contidas no Grupo Roca, essas marcas possuem sistema possuem bacias lisas, sem muito ângulos. Esses designs auxiliam na manutenção da limpeza do sanitário, uma vez que reduz os espaços para acúmulo de sujeira. 

Além disso, o Grupo Roca fornece acoplados sustentáveis, com tecnologias de descarga otimizadas que reduzem o gasto de água.

Docol

Outra marca forte no mercado é a Docol, que contém cinco linhas de sanitários. Apesar de pequenas diferenças, todas as bacias acopladas contam com sistemas de alta performance que garantem enchimento rápido e silencioso do reservatório de água.

Além disso, suas bacias possuem o sistema Salvágua: permite que você escolha qual fluxo de água deseja na hora da descarga. 

Dessa forma, é possível que você utilize no mínimo 60% do volume de água do reservatório. Sendo assim, o Sálvagua aumenta ainda mais a economia de água diária.

Deca

Por último, temos a Deca – marca referência quando o assunto é itens para banheiro. E seus produtos fazem jus à fama. Suas bacias acopladas contam com sistemas de alta performance que fornecem lavagem potente e de baixo consumo.

Agora que você já sabe o que procurar e como escolher a bacia acoplada ideal, você já pode começar a colocar em prática seu plano de reforma de seu banheiro. Tudo com sustentabilidade e economia.

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)