Skip to main content

Imagine só fazer uma comida deliciosa gastando menos tempo e se concentrando apenas nas partes técnicas como o tempo de cozimento. Contar com ferramentas como um processador, um descascador ou um triturador de alimentos muda muito a experiência ao cozinhar e deixa tudo mais leve! Nesse post vamos detalhar e te falar como funciona uma dessas ferramentas básicas que ajudam muito no nosso dia-a-dia na cozinha: o triturador de alimentos.

Bora conhecer?

 

O que é um triturador de alimentos?

Embora muitos de nós gostemos de cozinhar, há uma verdade praticamente absoluta:  A preguiça de fazer certas tarefas como picar, cortar ou triturar os alimentos faz com que a gente evite fazer certos pratos deliciosos.

Sendo assim, por que não facilitar?

Um recurso inventado em 1927 por John Hammes, o triturador de alimentos consiste em um equipamento que elimina os restos de comida de uma forma mais higiênica e segura, e funciona apenas com o aperto de um botão.

Tem a capacidade de moer/triturar restos de comidas sólidas, deixando -as compatíveis para passar pelo encanamento e chegar ao sistema de esgoto.

 

Como funciona

Contendo muitos estilos, modelos e tamanhos disponíveis. O triturador de alimentos funciona como uma lixeira que fica instalada na parte inferior da pia de uma cozinha. A parte do ralo da cozinha é substituída por essa “boca” do triturador que tem a capacidade de moer os alimentos.

Porém, como muitos acreditam, o triturador de alimentos não possui lâminas afiadas ou cortantes.

Pelo contrário, ao ligar o triturador para o descarte dos alimentos, uma placa ou disco giratório, força os resíduos contra a parede externa do equipamento na parte da trituração esmagando os alimentos, e assim os resíduos são levados pela água através do sistema de esgoto.

 

 

Como usar o triturador

Utilizar o triturador de alimentos, é bem simples, assim como a instalação, que pode ser feita pela própria pessoa com a ajuda de um manual de instruções ou por algum profissional capacitado.

Ligado à tubulação de esgoto, o uso do triturador de alimentos funciona sempre com a torneira aberta e precisa possuir uma parte elétrica exclusiva próxima a pia para instalar e poder acionar o botão de trituração.

 

Posso jogar qualquer coisa dentro?

Devemos lembrar que um triturador de alimentos é bem diferente de uma lixeira comum que temos em casa. Considerando isso, nem todos os restos de comida e líquidos que vemos pela frente podem ser jogados no triturador.

A fim de evitar entupimentos e até o possível estrago do eletrodoméstico, é importante se atentar quais alimentos podemos jogar e triturar. No geral, não devemos colocar restos de comida muito duras ou fibrosas.

Os principais alimentos que devem ser evitados no triturador de alimentos são: caroços, ossos, cascas de batata, cascas de cebola e outros objetos sólidos que não são considerados orgânicos.

Não podemos jogar papel, isopor, plástico, ou qualquer outra substância de origem reciclável.

Vale ressaltar, que o destino principal dos restos de comida do triturador de alimentos é o sistema de esgoto. Todavia, o descarte de resíduos como gordura, óleo e graxa, devem ser evitados. Componentes que podem poluir a água.

 

 

O que fazer se cair algum talher ou metal dentro?

O primeiro passo é não se desesperar, com o pensamento de que vai danificar o aparelho ou o objeto caído acidentalmente. Normalmente os trituradores de alimentos, possuem em sua parte inferior um botão chamado “reset”, que ao ser acionado ele repele a colher ou objeto de metal para fora.

Sempre faça isso com o seu eletrodoméstico desligado. Todo meio de segurança é necessário.

 

O que fazer quando travar?

Como citado acima, caso o seu modelo de triturador não tenha esse botão “reset”, é possível com o uso de uma chave destravar a caixa do triturador fazendo ele girar manualmente.

 

Como limpar?

Existem algumas dicas caseiras e práticas de como limpar um triturador. Uma delas é jogar um pouco de detergente e gelo e, com o triturador ligado, deixar a água correr por alguns segundos.

Outra dica válida, é triturar pequenos pedaços de cascas de frutas cítricas junto com a água para realizar a limpeza, retirar restos e possíveis odores dos resíduos de comida.

 

Como afiar a lâmina?

A lâmina do triturador de alimentos pode ser afiada sem muitos problemas, apenas utilizando gelo e água. Deixando o aparelho ligado e agindo por alguns segundos com a intenção de triturar todo o gelo. Desligar o eletrodoméstico assim que finalizar o processo.

 

Benefícios do uso de um triturador

Os benefícios do uso de um triturador além de sua própria comodidade, impacta de um modo positivo na questão ambiental. Assunto muito abordado atualmente.

Outro fator positivo do uso do triturador é que ao descartar seus restos de comida dessa maneira ajuda a manter sua cozinha, e principalmente a área do lixo sempre limpa e livre de odores desagradáveis. Já que sabemos que esses resíduos depositados em lixeiras comuns podem acabar atraindo formigas, moscas, baratas e outros insetos indesejáveis.

O triturador de alimentos é super útil para quem vive em apartamentos, auxiliando na compostagem. O desperdício de alimentos se torna uma fonte renovável. Impedindo também esses resíduos de irem parar em um aterro sanitário.

Que como consequência, a decomposição desses resíduos em um aterro, pode gerar a liberação de uma grande quantidade de gás rico em metano. Causando a poluição de nossos lençóis freáticos e aquíferos.

Lembrando também que com o uso do triturador diminui significativamente o uso de sacolas plásticas/sacos de lixo, beneficiando ainda mais o meio ambiente.

 

 

Diferenças entre triturador e processador de alimentos

Ambos servem para triturar/moer a comida. Mas existem alguns detalhes que diferenciam os dois.

 

Processador de alimentos:

 

    • Pode ser chamado também de multiprocessador;
    • Função de fatiar e cortar pequenos vegetais manualmente;
    • Utilizado mais para preparo de pratos;
    • Não possui a finalidade de diminuir os restos de resíduos orgânicos;
    • Os restos de comida, acabam indo direto para uma lixeira normal.
    • Não auxilia

 

Triturador de alimentos

 

    • Equipamento elétrico;
    • Um eletrodoméstico fixo e acoplado a pia da cozinha;
    • Mais higiênico e prático no descarte de restos de alimentos;
    • Evita a proliferação de bactérias e insetos indesejados;
    • Resíduos orgânicos triturados e levados pelo sistema de esgoto;
    • Aumenta a vida útil dos aterros sanitários;
    • Auxilia na preservação do meio ambiente.

O triturador de alimentos realmente é uma mão na roda nas atividades domésticas e nossa dica é que você clique nos banners acima e leia nossos outros dois posts sobre o assunto. Neles você vai descobrir como instalar e tudo o que você precisa para a instalação do seu, bem como vai descobrir qual o melhor triturador pra você.

Não esqueça que aqui na Liven Casa temos um time de atendimento super capacitado para te ajudar, basta deixar um comentário abaixo com qualquer dúvida.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?