Skip to main content

Existem vários modelos de cubas para banheiro no mercado, mas, atualmente, a cuba de apoio vem se destacando. As cubas de apoio são opções de muitas pessoas na hora de decorarem seus banheiros e lavabos, pois esta traz elegância e sofisticação sobre as bancadas.

Nesse sentido, viemos falar um pouco sobre esse modelo de cuba, seus materiais, formatos e melhores opções. Assim, você poderá escolher a sua cuba de apoio para banheiro de forma eficiente.

 

O que é cuba de apoio?

A cuba é um tipo de caixa por onde escorre a água, praticamente a mesma coisa que a pia, o que garante uma economia de espaço, principalmente  em banheiros pequenos, mas o diferencial está na sua instalação.

Ela fica inteira sobre a bancada do banheiro que pode ser de madeira, mármore, vidro, pedra, etc. Além das cubas de apoio, existem as cubas de sobrepor para banheiro, as cubas embutidas para banheiro e as cubas de semi encaixe para banheiro.

 

 

Quais os materiais de cuba de apoio?

As cubas são feitas de diversos materiais como vidro, louça, porcelana inox, resina, cerâmica e até de madeira. Dessa forma, opções para combinar com a decoração do seu banheiro é o que não falta.

As cubas mais comuns são as de louça e porcelana, pois são bem resistentes a variações de temperatura, produtos químicos e riscos.

Além disso, temos as cubas de cerâmica que possuem um visual mais rústico, porém são quebradiças. Dessa forma, é mais interessante utilizar uma cuba desse material em banheiros que são pouco utilizados, como os lavabos.

As cubas de vidro também trazem um belo visual e são fáceis de limpar, com panos úmidos e detergentes, pois não são resistentes a produtos químicos.  Analogamente, as cubas de resina também precisam de uma limpeza básica, e se bem cuidadas podem durar por muito tempo.

 

Como apoiar objeto na cuba de apoio

Se você precisa apoiar objetos na cuba e compartilhar o banheiro com outras pessoas, a cuba de apoio não é a melhor opção, pois esta é uma opção delicada e mais decorativa do que funcional.

Uma boa opção para estes casos é a cuba de parede, pois em sua maioria, possuem uma superfície na qual é possível apoiar objetos como sabonetes, pastas e escovas de dente e outros.

 

Onde colocar a cuba do banheiro?

A cuba deve ser colocada sobre a bancada. Além disso, é importante dizer que antes da instalação, você deve dar atenção ao tamanho e a altura da bancada.

Caso a bancada esteja muito alta, você terá problemas com o uso da cuba, pois ela fica inteiramente sobre a bancada. Além disso, é importante se atentar ao tamanho da bancada para ter um bom aproveitamento do espaço.

A altura recomendada do topo da cuba é 90 centímetros, então considere a diferença de altura ao instalar sua bancada.

 

 

Qual a melhor cuba de apoio?

A melhor cuba de apoio pode variar com as exigências de quem vai comprar. Caso você queira resistência, é interessante escolher uma cuba de apoio de mármore ou louça. No entanto, caso você queira um design diferente, as cubas de vidro são ótimas opções.

A melhor cuba também vai depender da sua funcionalidade: vai ser usada continuamente ou ocasionalmente em lavabos? É importante ter isso em mente para escolher a cuba de acordo com sua resistência e estética.

 

Quais as melhores cores e materiais?

Os materiais mais escolhidos na hora de comprar uma cuba de apoio são a louça e o mármore sintético, que além de trazerem elegância, também trazem resistência.

Já as melhores cores são algo difícil de dizer, pois a cor da cuba vai depender da decoração do seu banheiro. No entanto, as cubas mais utilizadas em geral são de cores branca, creme ou preta.

 

 

Qual o tamanho de cuba de apoio certa para o meu banheiro?

Não há medidas ideais para escolher a cuba de apoio, elas por sua vez costumam medir 15cm de altura. No entanto, é interessante medir a partir da borda da cuba até o chão. O recomendado é que a bancada esteja a uma altura de 80 a 90cm do chão.

 

 

Quais os formatos de cuba de apoio?

Os formatos tradicionais mais encontrados no mercado são retangular, quadrada, redonda e oval. 

No entanto, é possível encontrar formatos diferentes, cubas onduladas, em formato de concha, e diversos outros formatos. Dessa forma, é possível encontrar diversos formatos que garantem uma bela estética e elegância ao seu banheiro.

Um exemplo são as cubas da linha Ruy Ohtake, da Roca.

 

Cuba de apoio combina com banheiro pequeno?

A cuba de apoio é a escolha ideal para banheiros pequenos, pois garante uma maior economia de espaço, uma vez que fica inteiramente sobre a bancada, não ocupando o espaço de um armário que ficaria na parte de baixo da bancada, por exemplo.

[products-posts/]

 

Como usar a cuba de apoio no lavabo?

A cuba de apoio é a opção mais recorrente para preencher as bancadas de lavabo. Por ser mais sofisticada e não muito resistente, é ideal para um lugar em que não há uso constante da cuba.

Na hora de decorar seu lavabo, a cuba de apoio, em conjunto de um belo espelho e uma bancada elegante, não pode faltar.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?