Torneira para banheiro e lavabo: conheça os tipos

Torneira para banheiro e lavabo: conheça os tipos

Saiba os tipos de torneira para banheiro e lavabo e escolha a ideal, conhecendo os diferentes tipos, modelos e funcionalidades!

Está de mudança ou querendo repaginar o visual do seu cômodo, mas não sabe ainda qual torneira escolher para o seu banheiro ou lavabo? Fique com a gente, pois separamos os tipos torneiras disponíveis no mercado para você conhecer melhor!

Tipos de torneira para banheiro ou lavabo

Pode parecer que não, mas existem diferentes tipos de torneiras onde se diferenciam em muitos aspectos, um deles é a temperatura da água que pode ser fria ou quente, tipo de acionamento, que pode ser duplo ou monocomando e tipo de instalação, se na bancada, cuba ou parede. 

Vamos falar sobre cada uma delas nos próximos tópicos: 

Tipos de torneira para banheiro ou lavabo: quanto à instalação

De bancada ou de mesa

Utilizamos as torneiras de bancada frequentemente em lugares residenciais, instalando-as sobre a bancada ou mesa.

A maior vantagem desse tipo de torneira para o banheiro é a diversificação de modelos e cores e a praticidade na instalação.

Torneira de parede para pia de banheiro

São uma opção mais comum e, como o próprio nome diz, sua instalação é diretamente na parede.

Portanto é preciso ter rede hidráulica no local em que for colocar a torneira.

A vantagem da torneira de parede é que ela não ocupa espaço na bancada, ou seja, caso o seu banheiro seja pequeno ela é a melhor alternativa pois ela otimiza o espaço dele.

Assim como as torneiras de bancada, as torneiras para banheiro de parede também contam com maior variedade de modelos e cores e com a praticidade no uso no dia-a-dia.

Torneira de piso ou de teto 

Instaladas diretamente no piso ou no forro, as torneiras de teto ou de chão são a aposta perfeita para você que busca uma decoração original e ousada para o seu banheiro ou lavabo, pode escolher as torneiras de teto ou chão para banheiros ou lavabos, pois são instaladas diretamente no piso ou até mesmo no forro.

Seu design incomum chama bastante atenção, o motivo desse tipo de torneira para banheiro ter um custo mais alto.

Lembrando que se optar por essa opção de torneira é preciso adequar a rede hidráulica do seu lar e o lavatório do seu banheiro.

Tipos de torneira para banheiro ou lavabo: quanto ao acionamento

Misturador ou monocomando 

A torneira misturador conta com dois registros de circulação de água (água fria e quente).  Ainda assim, é possível ajustar a saída de somente uma temperatura desejada ou misturar as duas temperaturas ao abrir ambos os registros.

Com o misturador você conta com dois registros, para controlar a temperatura. Já com o monocomando, através do mesmo manípulo você aciona as duas temperaturas. 

Tipos de torneira para banheiro ou lavabo: quanto à altura

Bica alta 

As torneiras de bica alta estão em alta na decoração de banheiros e são frequentemente utilizadas em cubas de apoio.

Entretanto, com outros tipos de cuba esse modelo de torneira pode causar respingos fora da cuba. 

Bica baixa 

O modelo de torneira de bica baixa para banheiro é o mais convencional e precisa ser usado em cuba baixas, como as de embutir.

Outras funcionalidades

Torneira com temporizador 

A torneira para banheiro automática é uma ótima solução para evitar o desperdício de água. Possui um temporizador que controla o tempo que a torneira fica aberta.

Esse tipo de torneira para banheiro é mais utilizado em locais públicos, como shoppings e hospitais, mas também pode ser usado em residências.

Torneira com sensor

Acionadas através de aproximação com sistema a torneira com sensor proporciona até 70% de economia de água. Assim como, evita a contaminação cruzada no caso de uso da torneira com sensor para centro cirúrgico.

Portanto, não há o risco de que a torneira fique aberta por dias sem que ninguém note caso sua casa esteja vazia pois possuem regulador de vazão.

Em banheiros públicos, empresas e espaços residenciais você também pode utilizar as torneiras com sensor.

Investir na torneira ideal para banheiro faz diferença?

Está muito enganado se você faz parte do grupo de pessoas que acredita que as torneiras são todas parecidas. Afinal, opção é o que não falta de diferentes funcionalidades e benefícios, como também de modelos que permitem a economia de água.

Mas se você tem como objetivo o controle de consumo de água ou quer reduzi-lo, há torneiras para banheiro que possuem fechamento automático, podendo ser torneiras temporizadas ou torneiras de sensor, como vimos anteriormente.

Ainda assim, é possível escolher torneiras entre cores, estilos, designs e maneiras de instalação. Portanto, você conseguirá  encontrar a torneira que mais se adequa com a decoração do seu banheiro ou lavabo e tornar esse cômodo um espaço mais funcional.

Como escolher o melhor modelo de pia para banheiro?

Para que você consiga escolher a torneira ideal, é preciso levar em consideração a estrutura do seu banheiro e a temperatura da água que o seu sistema hidráulico permite.

Portanto, se você tiver apenas água fria disponível no seu sistema hidráulico, opte pela torneira convencional. No entanto, se a sua casa tiver sistema de aquecimento de água, o misturador ou o monocomando para banheiro são as melhores escolhas.

É importante verificar também onde o ponto de água está instalado no seu banheiro ou lavabo, pois se estiver instalado acima da bancada ou da cuba da pia, a torneira de parede é a melhor opção de pia para banheiro, porém, se estiver instalado abaixo da bancada ou da cuba da pia, a torneira de mesa é a mais indicada.

Considere também o modelo de cuba instalada na pia do seu banheiro, priorize por uma combinação entre a torneira e a sua cuba, pois isso oferece um melhor espaço para movimentação das mãos.

Por outro lado, é instalada em uma cuba de apoio sem mesa a torneira de bica alta , mas para uma torneira de bica baixa ou média, indicamos que faça uso de uma cuba de apoio com mesa, de embutir, de sobrepor ou de semi encaixe.

Entretanto, recomendamos a torneira de piso para banheiros apenas para cubas de piso ou banheiras.

Enfim, encontre o tipo ideal de torneira para banheiro que lhe agrade, e o mais importante, que supra as suas necessidades e destaque o seu banheiro da melhor maneira possível.

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)