O piso para banheiro deve ser escolhido cuidadosamente, já que por estar muito exposto à água, é fundamental o cuidado com a segurança e a manutenção da limpeza do espaço.
Por isso, neste artigo vamos te dar dicas importantíssimas sobre como escolher o piso certo para seu banheiro.
Pontos básicos para escolher o piso para banheiro
Todos sabemos que o piso do banheiro é algo que sempre acaba molhado de alguma maneira. Seja na área do box, ao usar o chuveiro, ou na área seca, quando saímos do banho ou usamos a cuba. Então, a regra é simples: não use pisos polidos no seu banheiro.
Invista em pisos antiderrapantes, que são aqueles que possuem superfície rugosa, fosca ou áspera, criando aderência entre o piso e o pé. O piso antiderrapante vai fazer com que seu banheiro seja mais seguro, evitando acidentes.
A segunda dica é: praticidade é tudo, então cuidado tenha certeza que seu piso será fácil de limpar.
Quando consideramos a limpeza, precisamos pensar em duas coisas: evitar aqueles pisos que de cara percebemos que são extremamente difíceis de limpar e também evitar os pisos que absorvem muita umidade e mancham com facilidade.
Outro ponto relevante aqui é que é super importante que seu piso seque com facilidade, porque isso evitará que você escorregue no piso encharcado ou que o banheiro acumule mais umidade e prejudique as outras peças.
Assim, recomendamos que você escolha pisos antiderrapantes foscos, sem relevo e de boa qualidade (daremos mais dicas sobre isso um pouco mais abaixo).
Cerâmica ou porcelanato: qual o melhor material de piso para banheiro?
Certo. Agora que você já sabe os “princípios básicos” para escolher o piso de banheiro correto, precisamos falar sobre a escolha do material.
E, neste tópico, destacamos a cerâmica e o porcelanato, que são os favoritos.
O porcelanato é um material altamente resistente à abrasão, durável, impermeável e variado. Aqui a dica se mantém: nunca use porcelanatos polidos em áreas molhadas. Aposte nas texturas naturais e rústicas, que são antiderrapantes.
O piso cerâmico, que possui um ótimo custo benefício. Eles não mancham com facilidade e são ótimos para a limpeza. No entanto, é preciso ter atenção na limpeza dos rejuntes, que podem ficar facilmente encardidos.
Qual o tamanho ideal do porcelanato para banheiro?
Na hora de escolher o tamanho da peça de piso para banheiro, uma dica é buscar por peças que não vão necessitar de tantos recortes, porque isso gera mais trabalho e desperdício de material – ou seja, vai tornar sua obra mais cara.
Em banheiros pequenos, os porcelanatos usados geralmente são de 60 cm x 60 cm, mas existem outras opções, como os de 100 cm por 100 cm, que são indicados para banheiros maiores. Caso sinta dúvidas, você pode pedir ajuda no momento da compra.
Tenha em mente que a compra do material do piso é feita de acordo com a área do espaço em metros quadrados (m²). Se você tiver a planta do seu projeto, certamente lá estará especificado. Se não tiver e você estiver no ambiente, você consegue tirar essa medida de maneira simples com uma trena.
Para pisos quadrados e retangulares, basta multiplicar a largura pelo comprimento e este valor final será a área. Por exemplo: um banheiro de 3 metros de comprimento por 2 de largura possui uma área de 6 metros quadrados.
Você pode pedir ajuda para alguém nessa medida, caso sinta dificuldade, o importante é que você obtenha o valor da área final do seu ambiente.
Qual piso não escorrega?
Conforme falamos anteriormente, busque por pisos antiderrapantes.
A Norma Brasileira indica que o coeficiente de atrito deve ser maior que 0,4. O coeficiente de atrito é a resistência que a superfície exerce em relação ao escorregamento de pessoas que ali caminham. Ou seja, quanto maior o coeficiente de atrito, mais a cerâmica evita escorregamentos. Este valor está na embalagem dos produtos, então atente-se!
Qual o melhor piso para banheiro?
Ao escolher o piso do seu banheiro, além de considerar segurança e higiene, você não pode esquecer o resto da decoração.
Agora que você já sabe os principais aspectos a considerar e quais materiais estão disponíveis no mercado, precisamos falar sobre harmonização do ambiente.
Existem diferentes tipos de decoração e você pode buscar inspirações sobre qual estilo tem mais a ver com você.
Os pisos mais claros são opções versáteis e fáceis de combinar, além de dar uma sensação de amplitude para o ambiente. Se você é um fã do estilo industrial, uma opção é usar cimento queimado na área seca. Se você gosta do estilo all black, que tal combinar o piso, o revestimento e as louças escolhendo todos em tom preto?
As possibilidades são muitas. Encontre o estilo que mais se encaixa com você, escolha a partir das nossas outras dicas e tenha um banheiro seguro e cheio de personalidade!