Skip to main content

Hoje queremos falar sobre decoração de jardim, afinal, ter um ambiente desses em casa é o sonho de muita gente e queremos te ajudar a fazer o seu ficar da melhor maneira.

Sabemos que, quando falamos em jardim, muitas pessoas associam a grandes espaços com grama e plantas de médio e grande porte. Mas calma! Se você tiver um quintal pequeno ou mesmo morar em um apartamento sem quintal, ainda é possível ter um jardim lindo e cheio de charme.

Leia o texto completo e veja como fazer uma decoração de jardim de dar inveja.

 

Delimite o espaço disponível

 

Decoração de jardim

O primeiro passo é delimitar qual o espaço disponível para seu jardim.

Capa-Blog-Black-November-Liven-Casa

Você quer fazê-lo no quintal, na varanda, dentro de casa? Quais as medidas do ambiente que você quer usar?

Saiba que você pode montar jardins em praticamente qualquer lugar da casa ou da empresa. Se você tiver um espaço pequeno, recomendamos também a leitura do nosso artigo como escolher plantas para jardim interno.

A delimitação do espaço é importante para que você veja o porte das plantas que você vai precisar e veja se há ou não a necessidade de usar vasos, bem como o tamanho deles.

 

Escolha o estilo de decoração do seu jardim

 

decoração de jardim

Sabendo onde você vai cultivar seu jardim, você deve escolher qual estilo de decoração melhor se adapta ao espaço e seus gostos pessoais.

 

Decoração de jardim simples

 

Decoração de jardim simples

A decoração de um jardim simples pode ser feita de forma fácil e econômica. Primeiro, é preciso definir o estilo que se deseja para o espaço.

Uma opção é apostar em um jardim rústico, utilizando elementos como pedras, madeira e plantas nativas. Outra alternativa é um jardim mais moderno, com objetos de decoração e plantas ornamentais em vasos.

Em seguida, é preciso planejar a disposição dos elementos. É importante pensar na iluminação, que pode ser feita com lanternas, arandelas ou refletores.

Além disso, é possível criar caminhos com pedras ou madeira para dar um ar mais charmoso ao jardim. Para completar, plantas coloridas e em diferentes alturas podem ser utilizadas para preencher o espaço de forma harmônica.

 

Decoração de jardim pequeno

 

A decoração de um jardim pequeno pode parecer desafiadora, mas com algumas dicas simples, é possível transformá-lo em um espaço aconchegante e agradável. A primeira dica é planejar o espaço e escolher plantas que se adaptem bem a um ambiente limitado.

Opte por plantas de menor porte, como suculentas, jardineiras com ervas aromáticas ou vasos com flores coloridas. Uma parede verde também pode ser uma ótima opção para trazer mais vida ao espaço.

Além disso, você deve escolher móveis adequados para o espaço. Móveis dobráveis ou modulares são ideais para jardins pequenos, pois podem ser facilmente guardados quando não estão em uso.

Bancos e cadeiras de jardim também são ótimas opções para criar um espaço de descanso e relaxamento. Por fim, a iluminação também é um aspecto importante da decoração de um jardim pequeno.

Luzes de jardim podem ser utilizadas para destacar plantas e caminhos, além de criar um ambiente mais acolhedor durante a noite. Luminárias de parede ou lanternas de jardim também podem ser uma opção interessante para criar um efeito aconchegante no espaço.

Com as dicas apresentadas aqui, você consegue transformar um jardim pequeno em um espaço encantador e agradável para se desfrutar.

É importante lembrar que a decoração deve ser adaptada ao espaço disponível e ao estilo pessoal de cada um, criando um ambiente único e especial.

 

Decoração de jardim criativa

 

Para criar uma decoração criativa para o jardim, é essencial explorar plantas e objetos que representem a diversidade da flora e cultura brasileira.

É possível escolher uma variedade de plantas, como palmeiras, samambaias, cactos e bromélias, que trazem beleza e um toque exótico ao espaço.

Um outra opção interessante para decorar o jardim é utilizar elementos que remetam à cultura brasileira, como estátuas, redes e enfeites de cerâmica.

Esses elementos trazem uma personalidade única ao jardim e podem ser utilizados em conjunto com as plantas, criando um ambiente aconchegante e acolhedor.

Ao optar por plantas e objetos que representem a cultura e a diversidade do país, é possível criar um jardim criativo e original. O importante é soltar a imaginação e deixar o espaço refletir a personalidade e estilo de quem o habita.

 

Decoração de jardim com material reciclado

 

Decorar um jardim com material reaproveitado é uma excelente maneira de deixar o ambiente mais sustentável e original.

Para isso, é possível utilizar materiais como paletes, caixotes de madeira, pneus e até mesmo objetos antigos, como bicicletas e rodas de carroça.

Esses materiais podem ser transformados em mesas, bancos, vasos e até mesmo em esculturas, trazendo um toque de rusticidade e personalidade ao jardim. Outra opção é criar um jardim vertical utilizando treliças e vasos pendurados, trazendo um efeito visual diferenciado ao espaço.

Ao criar uma decoração de jardim com materiais reaproveitados, você traz mais sustentabilidade e originalidade ao espaço. O importante aqui é usar a imaginação e deixar o jardim refletir a sua personalidade e o seu estilo.

 

 

Decoração de jardim de inverno

 

jardim de inverno

Decorar um jardim de inverno é uma maneira excelente de trazer um toque de natureza para o interior da sua casa durante todo o ano. E o bom é que com algumas dicas simples, já é possível criar um ambiente aconchegante e convidativo para desfrutar nos dias mais frios.

A primeira dica é escolher plantas que gostem de ambientes fechados e com pouca luz natural, como a espada-de-são-jorge, a zamioculca e o lírio da paz. Essas plantas são fáceis de cuidar e adicionam um toque verde ao seu jardim de inverno.

Outra forma de decorar um jardim de inverno é utilizando objetos de decoração como vasos, esculturas e objetos artísticos. Vasos de cerâmica, por exemplo, são uma ótima opção para criar um ambiente rústico, enquanto peças de vidro podem adicionar um toque moderno.

Além disso, objetos artesanais ou de artistas locais podem dar um toque pessoal e único ao seu jardim de inverno.

Por fim, é importante pensar na iluminação do ambiente. Uma boa opção é utilizar luminárias de piso ou de mesa para adicionar um toque de luz suave ao seu jardim de inverno. Outra opção é utilizar velas ou luzes de Natal para criar um ambiente acolhedor e romântico.

 

Decoração de jardim contemporânea

 

decoração de jardim

Nos jardins contemporâneos, as plantas são organizadas de maneira mais regular e não é grande a presença de flores.

Plantas muito comuns neste tipo de jardim são a agave, a palmeira washingtonia e a liriope muscari.

 

Decoração de jardim no estilo tropical

 

decoração de jardim

O jardim tropical é caracterizado por folhas grandes e texturas, se assemelhando a uma floresta. Aqui você pode optar por bananeiras, palmeiras, costela-de-adão, dracenas e bromélias, por exemplo.

Para tornar seu jardim tropical ainda mais característico, aposte em lagos, pedras e fontes.

 

Decoração de jardim no estilo inglês

 

decoração de jardim

O estilo inglês é repleto de flores coloridas das mais diversas espécies, então, se você quer adotar esse modelo de decoração, aposte nesses pontos!

 

Decoração de jardim clássico

 

Este é um tipo de jardim muito visto em mansões de filmes e é ideal para casas no estilo clássico, em especial, quando elas são grandes e possuem bons espaços para jardins.

Aqui, as plantas recebem desenhos geométricos e são posicionadas de maneira organizada e simétrica. Na hora de escolher as plantas, aposte em arbustos e coníferas. Na decoração, optar por esculturas, fontes de água e bancos pode ser ótimo para complementar.

 

Escolha as plantas para a decoração do seu jardim

 

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que as plantas devem ser escolhidas de acordo com o local em que ficará o jardim. Isso porque, a partir daí, você saberá o tamanho da sua planta e o tipo de ambiente que ela irá enfrentar.

Assim, quando já souber onde ficará o jardim, observe o ambiente durante o dia. Perceba se o local recebe sol diretamente na maior do tempo, porque nesse caso você deverá escolher espécies que gostem de sol.

Caso o sol não bata diretamente, mas exista iluminação natural, opte por plantas de meia sombra; já se o ambiente não possuir luz natural em abundância, escolha plantas de sombra.

Algumas plantas resistentes ao sol e que podem deixar seu jardim mais lindo são:

 

    • Espada de São Jorge
    • Babosa
    • Cactos
    • Agave Dragão

 

Como sugestão de plantas de meia sombra trazemos:

 

    • Jiboia
    • Pacová
    • Lírio da paz
    • Clívia
    • Bambu Mossô

 

E alguns exemplos de plantas ornamentais de sombra que são fáceis de cuidar são:

 

    • Antúrio
    • Costela de Adão
    • Orquídea
    • Zamioculca
    • Lírio-do-Amazonas

 

 

Como cuidar das plantas?

 

Aqui, nossa recomendação principal é que você pesquise sobre as plantas específicas que você escolher, afinal, cada espécie tem suas necessidades e precisam de cuidados diferentes.

Mas saiba que fazer a manutenção periodicamente faz toda a diferença para que seu jardim se mantenha bonito.

Aqui destacamos alguns produtos que você deve ter para manter a decoração impecável:

 

    • Regador
    • Esguicho revólver ou mangueira e suporte fixo para mangueira
    • Tesoura para cerca viva ou grama e tesoura de poda
    • Aspersor de Impulso Setorial para Engate Rápido
    • Cortador de grama
    • Colheres para movimentação da terra

 

 

Iluminação de jardim

 

Um ponto indispensável é que você possa aproveitar do seu jardim em todas as horas do dia, inclusive durante a noite.

Assim, a iluminação artificial vem para viabilizar o uso do espaço à noite e proporcionar diferentes efeitos e sensações, valorizando também a decoração do seu jardim e áreas externas.

Considerando o clima que queremos dar ao jardim, devemos pensar na cor e temperatura da lâmpada. A luz amarela e temperatura mais baixa transmitem um ar mais sofisticado e aconchegante, por exemplo.

No entanto, se você quer dar destaque a algo ou direcionar as pessoas a determinado ponto ou por um caminho, utilize a luz branca e de temperatura mais alta.

Para dar destaque a algo, utilize luminárias de facho direcionado. Se você quer valorizar as árvores, utilize a técnica “up light”, em que a luminária é fixa no solo e ilumina a árvore de baixo para cima.

Além disso, para efeito decorativo em paredes, você pode utilizar as arandelas. Existem diversos tipos de arandela com uma grande variedade de cores, estilos e formas, que atendem diferentes gostos.

Seu emprego em áreas externas dá um destaque ao jardim, principalmente quando próximas de plantas e vasos. Na área interna, elas se encaixam bem em escadas, corredores, banheiros e quartos.

Para a sinalização ou direcionamento de caminhos, a iluminação de balizamento é a melhor opção. Você pode usá-la em passagens e escadas, em mini postes ou embutidos no chão.

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo: 4 dicas para iluminação de jardim.

Encontre todas as ferramentas para começar o seu jardim na Liven Casa.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?