Hoje queremos falar sobre decoração de jardim, afinal, ter um ambiente desses em casa é sonho de muita gente e queremos te ajudar a fazer o seu ficar da melhor maneira.
Sabemos que, quando falamos em jardim, muitas pessoas associam a grandes espaços com grama e plantas de médio e grande porte. Mas calma! Se você tiver um quintal pequeno ou mesmo morar em um apartamento sem quintal, ainda é possível ter um jardim lindo e cheio de charme.
Leia o texto completo e veja como fazer uma decoração de jardim de dar inveja.
Delimite o espaço disponível
O primeiro passo é delimitar qual o espaço disponível para seu jardim.
Você quer fazê-lo no quintal, na varanda, dentro de casa? Quais as medidas do ambiente que você quer usar?
Saiba que você pode montar jardins em praticamente qualquer lugar da casa ou da empresa. Se você tiver um espaço pequeno, recomendamos também a leitura do nosso artigo específico sobre decoração em jardim pequeno.
A delimitação do espaço é importante para que você veja o porte das plantas que você vai precisar escolher e veja se há ou não a necessidade de usar vasos, bem como o tamanho destes.
Escolha o estilo de decoração do seu jardim
Sabendo onde você vai cultivar seu jardim, você deve escolher qual estilo de decoração melhor se adapta ao espaço e seus gostos pessoais.
Decoração de jardim contemporânea
Nos jardins contemporâneos, as plantas são organizadas de maneira mais regular e não é grande a presença de flores.
Plantas muito comuns neste tipo de jardim são a agave, a palmeira washingtonia e a liriope muscari.
Decoração de jardim no estilo tropical
O jardim tropical é caracterizado por folhas grandes e texturas, se assemelhando a uma floresta. Aqui você pode optar por bananeiras, palmeiras, costela-de-adão, dracenas e bromélias, por exemplo.
Para tornar seu jardim tropical ainda mais característico, aposte em lagos, pedras e fontes.
Decoração de jardim no estilo inglês
O estilo inglês é repleto de flores coloridas das mais diversas espécies, então, se você quer adorar o modelo de decoração, aposte nesses pontos!
Decoração de jardim clássico
Este é um tipo de jardim muito visto em mansões de filmes e são ideais para casas no estilo clássico, em especial quando elas são grandes e possuem grandes espaços para jardins.
Aqui, as plantas recebem desenhos geométricos e são posicionadas de maneira organizada e simétrica. Nas plantas, aposte em arbustos e coníferas. Na decoração, esculturas, fontes de água e bancos podem ser ótimas opções para complementar.
Escolha as plantas para a decoração do seu jardim
Antes de mais nada, você precisa ter em mente que as plantas devem ser escolhidas de acordo com o local em que ficará o jardim. Isso porque, a partir daí, você saberá o tamanho da sua planta e o tipo de ambiente que ela irá enfrentar.
Assim, quando já souber onde ficará o jardim, observe o ambiente durante o dia. Perceba se o local recebe sol diretamente na maior do tempo, porque nesse caso você deverá escolher espécies que gostem de sol; se o sol não bate diretamente, mas existe iluminação natural, opte por plantas de meia sombra; já se o ambiente não possuir luz natural em abundância, escolha plantas de sombra.
Algumas plantas resistentes ao sol e que podem deixar seu jardim mais lindo são:
- Espada de São Jorge
- Babosa
- Cactos
- Agave Dragão
Como sugestão de plantas de meia sombra trazemos:
- Jiboia
- Pacová
- Lírio da paz
- Clívia
- Bambu Mossô
E exemplo de plantas ornamentais de sombra que são fáceis de cuidar são:
- Antúrio
- Costela de Adão
- Orquídea
- Zamioculca
- Lírio-do-Amazonas
Como cuidar das plantas?
Aqui, nossa recomendação principal é que você pesquise sobre as plantas específicas que você escolher, afinal, cada espécie tem suas necessidades e precisam de cuidados diferentes.
Mas saiba que fazer a manutenção periodicamente faz toda a diferença para que seu jardim se mantenha bonito.
Aqui destacamos alguns produtos que você deve ter para manter a decoração impecável:
- Regador
- Esguicho revólver ou mangueira e suporte fixo para mangueira
- Tesoura para cerca viva ou grama e tesoura de poda
- Aspersor de Impulso Setorial para Engate Rápido
- Cortador de grama
- Colheres para movimentação da terra
Iluminação de jardim
Um ponto indispensável é que você possa aproveitar do seu jardim em todas as horas do dia, inclusive durante a noite.
Assim, a iluminação artificial vem para viabilizar o uso do espaço à noite e proporcionar diferentes efeitos e sensações, valorizando também a decoração do seu jardim e áreas externas.
Considerando o clima que queremos dar ao jardim, devemos pensar na cor e temperatura da lâmpada. A luz amarela e temperatura mais baixa transmitem um ar mais sofisticado e aconchegante, por exemplo. No entanto, se você quer dar destaque a algo ou direcionar as pessoas a determinado ponto ou por um caminho, utilize a luz branca e de temperatura mais alta.
Além disso, pode-se utilizar outras técnicas. Por exemplo, se você busca um efeito mais dramático, com a presença de sombras e vultos, coloque as luminárias entre a vegetação. Se quiser iluminar o jardim uniformemente, você pode utilizar postes e refletores. Para dar destaque a algo, utilize luminárias de facho direcionado. Se você quer valorizar as árvores, utilize a técnica “up light”, em que a luminária é fixa no solo e ilumina a árvore de baixo para cima.
Além disso, para efeito decorativo em paredes, você pode utilizar arandelas. Existem diversos tipos de arandela com uma grande variedade de cores, estilos e formas, que atendem diferentes gostos. Seu emprego em áreas externas dão um destaque ao jardim e compõem bem próximas de plantas e vasos. Na área interna, elas se encaixam bem em escadas, corredores, banheiros e quartos.
Para a sinalização ou direcionamento de caminhos, a iluminação de balizamento é a melhor opção. Você pode usá-la em passagens e escadas, em mini postes ou embutidos no chão.
Para o planejamento luminotécnico ideal para seu jardim, recomendamos o acompanhamento de um profissional da área.
Se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso clique aqui e confira 4 dicas para iluminação de jardim.