Skip to main content

Quando estamos em obra, ficar em dúvida na escolha de alguns itens costuma ser bem frequente, principalmente eles são bem parecidos, como é o caso das cubas de sobrepor e as de embutir, por exemplo.

Se você está escolhendo cubas para seu banheiro ou cozinha, já deve ter percebido que existem várias opções no mercado. E, se você se deparou com as cubas de sobrepor e embutir, deve ter entendido porque usamos elas como exemplo. Elas são relativamente parecidas fisicamente.

Na instalação, as cubas de sobrepor são encaixadas por cima da bancada e as cubas de embutir são colocadas por baixo.

Mas afinal, qual é a melhor para você?

Neste artigo queremos falar sobre todos os pontos que vão te ajudar nessa escolha e, no final dele, você vai ser capaz de decidir entre os tipos de cubas para cozinha.

 

 

Vantagens e Desvantagens da Cuba de Sobrepor 

As cubas de sobrepor tem como uma vantagem a facilidade de instalação.

Em banheiro, elas são ótimas opções para as pessoas que não querem a simplicidade da cuba de embutir para banheiro, mas não querem adotar as cubas de apoio para banheiro por algum motivo.

Na cozinha, elas são excelentes opções para quem quer adotar cubas com acessórios. No mercado você encontrará opções de cubas de sobrepor que permitem o uso de diversos acessórios, como dosadores de sabão, cesto escorredor, calha úmida, cesto coador e canal organizador, por exemplo. Isso com certeza vai levar muito mais praticidade e conforto na execução das atividades domésticas.

Outro ponto positivo das cubas de sobrepor é o fato delas aguentarem um peso maior, já que ficam apoiadas sobre a bancada.

No entanto, uma desvantagem da cuba de sobrepor é justamente o fato dela formar um relevo na bancada. Então, o escoamento da água da bancada para dentro da cuba é um pouco mais chatinho.

Isso é um ponto negativo principalmente nas cozinhas, já que além da água, acumula-se também restos de comida. Então, caso você opte por cubas de sobrepor na cozinha tenha em mente que você deve redobrar a atenção na hora de fazer a higienização da bancada, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

 

 

Vantagens e Desvantagens da Cuba de Embutir

Já as cubas de embutir são coladas por baixo da cuba e sua maior vantagem é a facilidade do escoamento da água da bancada para dentro dela. Isso porque não existe nenhum obstáculo na entrada da cuba.

É uma opção mais simples, no entanto é uma das mais usadas nas cozinhas e banheiros, por conta do seu preço, versatilidade e praticidade de limpeza.

 

 

Tendências 

As cubas de sobrepor com certeza vem se destacando principalmente nas cozinhas modernas por conta dos acessórios, que representam muita modernidade e praticidade na rotina.

Quanto mais funcionais os acessórios, melhor.

Outra característica que percebemos nas cubas de sobrepor de cozinha que tem ganhado destaque nos últimos anos são as cubas com bordas mais largas, em que as torneiras e/ou dosadores são instalados na própria mesa.

Na mesma linha, as cubas de sobrepor para banheiro com mesa tem sido mais escolhidas também.

As cubas de embutir seguem sendo muito usadas, mas nos banheiros mais modernos elas vêm sendo substituídas por outros tipos de cuba apenas por questões de preferências estéticas.

 

 

Cores das Cubas de Sobrepor e de Embutir

Quando falamos de cores das cubas, precisamos falar principalmente da grande variedade de cores existentes para os banheiros. Hoje você encontra várias opções e, caso queira, ainda pode solicitar fabricação personalizada. Ou seja, você pode escolher a que se encaixe perfeitamente com seu banheiro e sem gosto sem maiores dificuldades.

As cores mais comuns nas cubas de banheiro são branco, preto, bege e marrom. No entanto, cores como sálvia, vanilla, kale green, navy blue, cinza e rosa já tem ganhado muito espaço no mercado.

Nossa dica é combinar a cor da cuba com as demais louças do banheiro (como a bacia sanitária) e harmonizar coerentemente com a pedra da bancada. Além das cores das outras louças, é importante considerar também as cores dos metais que vão compor seu banheiro, principalmente a torneira e a válvula de escoamento.

Já na cozinha, vamos considerar o geral, a grande maioria das cubas são fabricadas em inox. Então, não costumamos ver uma grande variedade de cores, mas sim de texturas. As cubas de cozinha em inox são encontradas em acabamentos polidos, em alto brilho, acetinado e escovado.

Uma coisa que precisamos chamar a atenção é o fato da cuba da cozinha ser bastante utilizada e suscetível a impactos e materiais abrasivos, então, com o tempo e o desgaste natural, os arranhões se tornam mais perceptíveis. Por este motivo, recomendamos a utilização de aços mais foscos, como os acetinados e escovados, já que neles os arranhões geralmente não ficam em destaque.

 

 

Como Decorar

Quando for decorar seu espaço, você precisa pensar no conjunto.

Falando em cubas para banheiro, você precisa pensar no formato e nas cores da cuba e como ela vai se comunicar com os demais itens do espaço.

As cubas arredondadas e em tons mais claros são mais delicadas. Já as quadradas e retangulares tendem a ser mais imponentes, da mesma forma que as em tons mais escuros.

A combinação com os metais também vão fazer toda a diferença no estilo que você adotar. Por exemplo, no estilo escandinavo a combinação de louças brancas com curvas retas e metais pretos é super assertiva, já na decoração clássica as louças brancas com metais gold são a escolha perfeita.

Algumas dicas de combinações modernas são:

 

    • Azul + preto
    • Verde + cromado
    • Branco + dourado
    • Branco + preto
    • Preto + dourado

Sendo assim, veja qual formato e tipo de cuba mais combina com você e o seu ambiente para fazer a escolha perfeita!

 

 

Onde comprar cubas de sobrepor e de embutir

Agora que você já entendeu as vantagens e desvantagens de cada uma dessas cubas, chegou a hora de decidir qual a melhor para você.

Saiba que no mercado existe uma gama de opções e você encontra, inclusive, cubas de sobrepor com dupla possibilidade de instalação, ou seja, que você pode instalar como cuba de embutir ou de sobrepor ao mesmo tempo.

 

Uma coisa é certa: quando você for realizar sua compra, busque por lojas que possuam uma boa reputação e que sejam confiáveis.

A Liven Casa possui um atendimento 100% humanizado, se preocupando com o ciclo completo do cliente. Além disso, nosso site conta com facilidade de navegação e milhares de itens disponíveis para as mais diversas preferências.

Acesse nosso site e veja a enorme variedade de opções disponíveis. Com certeza uma delas vai se encaixar perfeitamente no seu banheiro ou cozinha.

Conte com a gente!

 

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?