Cuba para Banheiro: Dicas de decoração em 2022

Cuba para Banheiro: Dicas de decoração em 2022

Saiba quais as tendências de cubas para banheiro em 2022 e entenda qual se encaixa melhor com seu espaço sem perder o estilo.

As cubas para banheiro são equipamentos modernos e que, apesar de por vezes serem confundidas com lavatórios simples, oferecem bem mais elegância, conforto e durabilidade que os seus equipamentos semelhantes. 

Na atualidade muitas pessoas estão decorando com cuba para banheiro e isso tem tornado esse tipo de produto cada vez mais conhecido por profissionais do design de interiores e consumidores no geral.

Um banheiro que possui uma cuba, seja de qual modelo for, ao invés de um lavatório, chama muito mais atenção já em um primeiro olhar. Com isso, o design desponta como o primeiro diferencial dessas peças sanitárias.

Continue percorrendo este artigo e conheça um pouco mais de detalhes sobre tudo o que envolve cuba para banheiro em 2022.

Modelos de cubas para banheiro

As pessoas que estão decorando com cuba para banheiro se deparam com quatro principais modelos desse produto: cubas de apoio, de sobrepor, de parede e de embutir.

Cada um desses modelos de cuba possui peculiaridades específicas mas, por padrão, geralmente são encontrados nos formatos redondo, oval, quadrado ou retangular.

Além disso, os materiais usados para fabricar as cubas para banheiro em 2022 são os seguintes:

  • Acrílico: cubas em acrílico são visualmente semelhantes às cubas de vidro, mas oferecem um pouco mais de resistência;
  • Louça: feitas em material popular, resistente e que promove uma fácil higienização, as cubas em louça/porcelana combinam com qualquer ambiente;
  • Vidro: material que, apesar de elegante, é bastante frágil. Cubas em vidro são indicadas para banheiros domésticos com pouco trânsito de pessoas;
  • Madeira: cubas em madeira são ideais para decorações específicas que buscam um clima mais rústico. A madeira a ser usada na peça precisa ser tratado devido à umidade;
  • Metal: equipamentos sanitários em metal polido, como inox, ou bruto, como cobre, podem remeter a decoração do local a um clima industrial e porque não dizer rústico. Com as cubas para banheiro em 2022 não é diferente;
  • Resina: cubas em resina são peças indicadas para banheiros residenciais por causa do seu teor decorativo e do seu preço geralmente mais elevado.

Veja agora um guia explicativo sobre cada um dos principais modelos de cuba para banheiro utilizados atualmente.

Cuba de apoio

A cuba de apoio é basicamente uma bacia que fica apoiada sobre uma bancada. Podem ser fixadas ou não e precisam apenas de um furo para conexão do cano de escoamento abaixo. São indicadas para banheiros mais espaçosos e demandam uma torneira de bica alta.

Cuba de sobrepor

Dentre os modelos mais modernos e minimalistas de cuba, destaca-se a cuba de sobrepor. Esse tipo de cuba pode ser instalado em qualquer tamanho de banheiro e promete um visual clean.

Para fazer a instalação é necessário preparar a bancada do banheiro com o furo ideal. Depois disso, a cuba é simplesmente encaixada. 

Cuba de parede

Um outro modelo muito utilizado por quem está decorando com cuba para banheiro é a cuba de parede, ou cuba-bancada. 

A denominação desse equipamento já é auto explicativa, uma vez que, diferente de outros tipos de cubas, esse modelo não requer nenhuma outra peça adicional, pois é basicamente uma bancada com um “buraco” que serve de cuba. 

O modelo é indicado para qualquer tipo de banheiro.

Cuba de embutir

O modelo “de embutir” é, ao lado do “de sobrepor”, o principal tipo de cuba para banheiro em 2022. Esse modelo é o mais minimalista de todos e utilizado por designers de interiores no mundo inteiro.

Para a instalação desse tipo de cuba é necessário utilizar uma bancada que deve ter um corte em um tamanho um pouco menor que o topo da cuba feito na superfície. Depois disso, a cuba é instalada por baixo da bancada, ficando oculta. Qualquer banheiro pode receber uma cuba de embutir e o modelo de torneira ideal é o de bancada.

Modelos mais buscados de 2022

Quem estiver decorando com cuba para banheiro em 2022 deve se atentar aos quatro principais modelos que foram apresentados anteriormente. Praticamente não há diferenças entre os níveis de procura desses tipos de cuba.

A facilidade de instalação e praticidade no uso também não difere muito entre os principais modelos de cuba, tornando a escolha ainda mais pessoal.

Qual modelo escolher?

Se você já está decorando com cuba para banheiro ou pensa em adquirir um desses equipamentos para sua casa de banho, lembre-se dos seguintes pontos para facilitar a escolha do melhor modelo:

  • Leve em consideração o espaço do seu banheiro;
  • Tenha em mente quanto dinheiro pode investir na peça;
  • Observe a decoração atual do banheiro e escolha uma peça que não destoe do que você já dispõe;
  • Se estiver realmente perdido, consulte um designer de interiores ou arquiteto.

Quais cores de cubas escolher?

Uma outra “dor de cabeça” de quem está decorando com cuba para banheiro é a imensa variedade de cores disponíveis do produto no mercado.

Cubas feitas em louça, por exemplo, já dispõem das colorações naturais das pedras de que são feitas. Já cubas de acrílico, vidro ou resina, por exemplo, podem ser tingidas com cores exóticas como amarelo e azul. Já as cubas de metal, têm as cores características de seus materiais, trazendo um ar industrial metálico.

No final das contas, mais uma vez a preferência e a harmonização com a decoração vão falar mais alto. Escolha uma cuba de uma cor que combine com o restante do seu banheiro.

Tendências de cores em 2022

Para finalizar o guia para pessoas que estão decorando com cuba para banheiro em 2022, vale ressaltar que a tendência de cores para esses produtos no novo ano permanece sendo a dos anos anteriores: cores sóbrias e que exaltem o minimalismo.

Tons de branco, cinza, preto e marrom, que combinam com quase todo tipo de decoração, são uma pedida certeira. 

E para adquirir a melhor e mais bonita cuba para o seu banheiro, não se esqueça: vai de Liven Casa!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)