Skip to main content

O forno elétrico é um tipo de forno que usa a energia elétrica para funcionar, dispensando o gás. Com ele você pode ter um melhor controle de temperatura e, depois de desligado, você ainda consegue manter a comida quentinha por mais tempo, já que ele mantém o calor. Hoje queremos falar sobre o forno elétrico de embutir.

 

fornos-liven-casa

O que é um forno elétrico de embutir?

O forno elétrico de embutir, como o próprio nome já diz, é aquele que é instalado embutido no próprio mobiliário. Com isso, ele se torna um queridinho dos arquitetos e dos que buscam uma decoração mais moderna e clean, já que ele mantém o ambiente organizado e evita a sobrecarga visual.

Um ponto de atenção que precisamos destacar é que o forno de embutir geralmente necessita de um maior planejamento, já que as mobílias precisam ter as medidas exatas para receber este eletrodoméstico e garantir o acabamento perfeito.

Tipos de forno elétrico de embutir

Se você está buscando o forno elétrico de embutir ideal para a sua cozinha, é importante conhecer os tipos disponíveis no mercado.

1. Forno elétrico de embutir convencional

O primeiro tipo é o forno elétrico de embutir convencional, que funciona com resistências que aquecem a câmara interna. Esse tipo de forno é ideal para receitas simples e de baixo consumo energético.

2. Forno elétrico de embutir com grill

Já o segundo tipo é o forno elétrico de embutir com grill, que conta com uma resistência adicional na parte superior do forno, permitindo gratinar e dourar as receitas. Esse tipo de forno é ideal para quem gosta de preparar pratos mais elaborados, como assados e grelhados.

3. Forno elétrico de embutir com convecção

Além desses dois tipos, existe também o forno elétrico de embutir com convecção, que conta com um ventilador interno que distribui o calor de maneira uniforme. Esse tipo de forno é ideal para quem busca mais praticidade na cozinha e quer garantir que seus pratos fiquem bem assados por dentro e por fora.

4. forno elétrico de embutir multifuncional

Outra opção é o forno elétrico de embutir multifuncional, que combina as funções dos três tipos anteriores em um único aparelho. Com tantas opções disponíveis, é importante avaliar suas necessidades e preferências antes de escolher o modelo ideal para a sua cozinha.

Vantagens e desvantagens do forno elétrico de embutir

O forno elétrico de embutir apresenta diversas vantagens em relação ao forno a gás. Uma das principais vantagens é a precisão na temperatura, que permite um cozimento mais uniforme e preciso.

Além disso, ele é mais fácil de limpar, já que não produz fuligem ou resíduos que possam sujar o ambiente. Outra vantagem é a economia de espaço na cozinha, já que pode ser instalado em armários e nichos específicos, otimizando o espaço disponível.

Por outro lado, algumas desvantagens do forno elétrico de embutir são o tempo de aquecimento, que pode ser maior do que o do forno a gás, e o consumo de energia elétrica, que pode ser mais elevado em alguns modelos.

Além disso, ele pode apresentar uma capacidade menor do que o forno a gás, o que pode dificultar o preparo de grandes receitas. É importante avaliar essas vantagens e desvantagens antes de escolher o modelo ideal para a sua cozinha.

Como escolher forno elétrico de embutir?

Agora que você já entendeu os conceitos principais, se tiver interesse em um desses, precisamos entender como escolher o forno elétrico de embutir ideal para seu espaço.

Para isso, você precisa analisar, além da existência de um móvel planejado que irá recebê-lo, questões como a capacidade, voltagem, design do aparelho e funcionalidades extras de cada aparelho.

1. Tamanho e capacidade

Antes de mais nada, você deve avaliar a capacidade necessária para seu forno elétrico de embutir, e isso depende da quantidade de moradores e os hábitos de cozinha de cada casa.

No mercado, encontramos fornos residenciais que passeiam entre 15 e 85 litros de capacidade. Então, se você mora sozinho, cozinha pouco ou tem pouco espaço, os  fornos de 15 a 20 litros podem ser suficientes. Já para casais ou mesmo se você mora sozinha mas usa o forno com um pouco mais de frequência, os modelos entre 30 e 40 litros podem te atender bem.

No entanto, se a casa possui muitas pessoas ou se costuma-se cozinhar em grande quantidade, os fornos maiores são os mais indicados por possibilitarem o preparo de vários pratos ao mesmo tempo devido o maior espaço interno.

2. Modelo

Agora claro que precisamos falar sobre os modelos e designs disponíveis do seu forno elétrico de embutir, afinal, o aspecto visual é super importante e é um dos principais pontos observados ao planejar nossa cozinha ou área gourmet dos sonhos.

No mercado hoje existem uma grande variedade de modelos, por isso, vai ser fácil encontrar uma que se encaixe perfeitamente no que você busca.

O forno elétrico de embutir é um tipo de forno que possui um ar sofisticado e combina muito com cozinhas modernas. Inclusive, nossa dica é que você utilize torre quente para levar estilo e organização ao seu ambiente, assim como a utilização de coifas e cooktops que levarão uma identidade mais imponente ao seu ambiente.

Se você busca por algo mais clássico, discreto, ao mesmo tempo em que seja elegante, opte por fornos brancos, que combinam facilmente com outros estilos de decoração. Neste caso também sugerimos que os demais eletrodomésticos sejam da mesma cor ou em inox. Para complementar, os acabamentos coloridos podem dar diferentes estilos ao seu espaço.

eletrodomesticos-liven-casa

3. Recursos

Bom, outro ponto super bacana de se atentar quando vamos comprar um forno elétrico de embutir são os recursos e funcionalidades extras.

Na hora de escolher seu forno, perceba as funções que mais fazem sentido para você e pro seu dia a dia.

Alguns dos recursos mais interessantes são:

  • Sistema Easy Clean, para facilitar a limpeza;
  • Luz interna, que vai facilitar a visualização dentro do forno sem precisar abrir;
  • Bandeja coletora, que irá receber os resíduos e facilitar a limpeza;
  • Materiais que impeçam a fuga de calor;
  • Função de descongelar alimentos.

Tenha em mente que estes são alguns exemplos, mas no mercado existe uma quantidade enorme de modelos disponíveis com outros recursos que você também pode considerar interessante para a sua rotina.

4. Voltagem e consumo de energia

Outro ponto importantíssimo ao comprar seu forno elétrico de embutir é a voltagem dele.

Os fornos elétricos estão disponíveis em modelos de 220V e 127V e você precisa comprar aquele que seja condizente com sua área para garantir a segurança e a vida útil dos aparelhos, pois se conectar um forno de voltagem menor em uma rede de 220V, ele vai sofrer um curto-circuito, porque não está preparado pra receber essa tensão. Isso pode gerar acidentes, incêndios, ou danos a outros equipamentos conectados à mesma rede.

Já se você fizer o contrário, e conectar seu forno que necessita de 220V pra funcionar perfeitamente em uma rede que oferece menos, talvez seu aparelho não funcione ou funcione com um desempenho inferior ao ideal.

5. Qualidade e durabilidade

Na hora de escolher um forno elétrico de embutir, é importante avaliar a qualidade e a durabilidade do aparelho. Uma boa dica é escolher marcas reconhecidas no mercado, que ofereçam garantia e assistência técnica de qualidade.

Além disso, é importante avaliar o material de fabricação do forno, dando preferência para modelos feitos com materiais resistentes e duráveis, como o aço inox.

Outro fator importante é a potência do forno, que deve ser compatível com as suas necessidades de uso. É importante escolher um modelo que possua uma boa eficiência energética, para economizar na conta de luz.

Por fim, é importante avaliar as funções oferecidas pelo forno elétrico de embutir, como grill e convecção, e escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades culinárias. Seguindo essas dicas, você poderá escolher um forno elétrico de embutir de qualidade e durabilidade para a sua cozinha.

Modelos de forno elétrico de embutir

Agora que você já sabe como escolher seu forno elétrico de embutir, vamos te mostrar dois modelos que são nossos queridinhos por aqui. Quem sabe um deles se encaixa com o que você precisa, né?

1. Forno Elétrico de Embutir Basic 60 Inox e Preto 70 litros – Tramontina

 

O primeiro que a gente trouxe pra você é o Forno Elétrico de Embutir Basic 60 Inox e Preto, da Tramontina, possui uma capacidade de 70L e vai levar toda a modernidade e elegância que sua cozinha merece.

Este forno é produzido em aço inox e vidro temperado preto, e acompanha grelha e bandeja coletora. Beleza e funcionalidade!

Ela possui iluminação interna e permite o posicionamento da bandeja e grelha em 5 posições, além de possuir três funções:

  • Assar;
  • Aquecimento Superior;
  • Aquecimento Inferior.

2. Forno Elétrico Perfecta de Embutir Inox 220v – Tramontina

O Forno Elétrico Perfecta de Embutir Inox 220v, da Tramontina, possui um design super elegante e sóbrio, sendo ideal para cozinhas que buscam essa seriedade.

Você pode fazer sua instalação em um móvel abaixo do cooktop ou em formato de torre quente juntamente com o microondas, conforme já tínhamos indicado. Ele também permite que sua instalação seja feita saindo um pouco do móvel ou completamente nivelado ao móvel (modo flush), que resulta em um acabamento refinado.

Este forno possui uma capacidade de 71 litros e possui 7 funções, sendo elas:

  • Assar
  • Assar Combinado
  • Grill
  • Turbo Grill
  • Cozimento Delicado
  • Aquecimento Superior Combinado
  • Descongelamento

Este forno é produzido em aço inox, que garante muito mais resistência, durabilidade e beleza ao produto. Além disso, suas bandejas e grelhas podem ser posicionadas em 5 níveis, o que oferece maior flexibilidade na hora de preparar seus pratos.

Ele também possui iluminação interna, para que você possa conferir o andamento do processo sem precisar abrir o forno, e acompanha a bandeja coletora.

Instalação do forno elétrico de embutir

A instalação do forno elétrico de embutir pode parecer um processo complexo, mas com as orientações corretas, é possível fazer tudo de maneira simples e segura. Por isso, vamos explicar todos os passos necessários para a instalação do seu forno elétrico de embutir, desde a preparação do espaço até os testes e ajustes finais.

1. Preparação do espaço

Antes de instalar o seu forno elétrico de embutir, é necessário preparar o espaço adequado para recebê-lo. Primeiro, meça o espaço em que o forno será instalado e verifique se as dimensões são compatíveis com as do aparelho.

Certifique-se também de que o espaço esteja livre de objetos e resíduos que possam atrapalhar a instalação. Além disso, é importante avaliar a altura da instalação, de forma que o forno fique em uma altura adequada para o uso.

2. Instalação elétrica

A instalação elétrica do forno elétrico de embutir deve ser feita por um profissional qualificado, para garantir a segurança e o bom funcionamento do aparelho. É importante verificar a voltagem do forno e da tomada em que ele será ligado, para evitar problemas com sobrecarga de energia.

Certifique-se também de que a fiação elétrica seja compatível com a potência do forno, e que a instalação esteja de acordo com as normas de segurança elétrica.

3. Instalação física

Com a preparação do espaço e a instalação elétrica finalizadas, é hora de instalar fisicamente o forno elétrico de embutir. Coloque o aparelho no espaço escolhido e faça as conexões elétricas necessárias.

Verifique se o forno está nivelado e alinhado com os outros móveis da cozinha. Certifique-se também de que a instalação esteja firme e segura, para evitar acidentes.

4. Testes e ajustes

Finalizada a instalação física, é hora de realizar os testes e ajustes finais. Ligue o forno e verifique se todas as funções estão funcionando corretamente. Faça testes de temperatura e tempo de cozimento, para garantir que o aparelho esteja funcionando de acordo com as suas necessidades.

Caso seja necessário, faça ajustes nas funções e configurações do forno elétrico de embutir para que ele atenda às suas necessidades culinárias.

Cuidados e manutenção do forno elétrico de embutir

Após escolher o forno elétrico de embutir ideal para a sua cozinha, é importante saber como cuidar e manter o aparelho para garantir sua durabilidade e bom funcionamento. Por isso, vamos abordar os cuidados e manutenção que devem ser realizados para prolongar a vida útil do seu forno.

1. Limpeza

A limpeza regular do forno elétrico de embutir é essencial para evitar acúmulo de resíduos que possam comprometer o sabor e qualidade dos alimentos, além de prolongar a vida útil do aparelho.

É recomendado limpar o forno após cada uso, esperando esfriar antes de iniciar a limpeza. Utilize um pano úmido e detergente neutro para limpar a parte externa do aparelho e remova as sujeiras e resíduos do interior com uma espátula ou escova macia.

2. Uso correto

O uso correto do forno elétrico de embutir é importante para prolongar sua vida útil e garantir a segurança. É fundamental ler e seguir as instruções do manual de uso, evitando a utilização de materiais que possam prejudicar o equipamento, como papel alumínio ou plástico.

Além disso, é importante nunca deixar o forno ligado sem supervisão e nunca utilizar o forno como armazenamento de objetos ou alimentos.

3. Manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva do forno elétrico de embutir é uma excelente maneira de garantir o seu bom funcionamento e prolongar sua vida útil. Isso inclui a limpeza regular, bem como a verificação periódica dos componentes do equipamento, como resistências, termostato e lâmpadas.

Se houver qualquer problema ou dúvida, é importante buscar a ajuda de um profissional especializado para realizar a manutenção preventiva.

4. Solução de problemas comuns

Mesmo com os cuidados e manutenção adequados, podem ocorrer problemas comuns com o forno elétrico de embutir, como falhas no termostato, resistência queimada ou lâmpadas queimadas. Em muitos casos, é possível resolver esses problemas sem a necessidade de chamar um técnico.

Verificar a alimentação elétrica, limpar os componentes ou substituir as peças defeituosas podem ser soluções simples para resolver problemas comuns do forno elétrico. Se o problema persistir, é importante buscar a ajuda de um profissional capacitado para resolver o problema.

Para saber mais sobre o forno elétrico de embutir, assista ao vídeo abaixo:

O seu forno elétrico de embutir está na Liven Casa

Agora que você já tem todas as informações sobre fornos elétricos de embutir e sabe qual modelo é o ideal para a sua cozinha, é hora de dar o próximo passo e adquirir o seu.

Na Liven Casa, oferecemos uma variedade de modelos de qualidade, que atendem a todas as necessidades da sua casa.

Com a nossa vasta gama de opções, temos certeza de que você encontrará o forno elétrico de embutir perfeito para sua cozinha.

Visite o nosso site hoje mesmo para encontrar o modelo que atende às suas necessidades. Compre com confiança na Liven Casa e tenha a certeza de que você está fazendo a escolha certa para a sua casa.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?