Skip to main content

Quando pensamos em torneira para banheiro, geralmente focamos na beleza e harmonia com a decoração do ambiente que estamos planejando.

A estética é muito importante mesmo, mas a funcionalidade não pode ficar de lado, principalmente porque a torneira é um item de uso contínuo e, geralmente, utilizada por várias pessoas diferentes. Por isso, é importante conhecer um pouco melhor este item e entender qual o mais adequado para seu projeto.

Atualmente existem muitas opções disponíveis no mercado. Alguns modelos são preparados para reduzir o consumo de água e possuem redutores internos, outros modelos utilizam sensores de movimento para ligar e desligar, algumas opções possuem filtros embutidos, existem os modelos que ligam por delicadas alavancas e até alguns modelos com água quente são possíveis de encontrar.

As formas e acabamentos também são variados e por isso entraremos em mais detalhes a seguir.

 

O que considerar na compra da sua torneira para banheiro?

 

  • Comece avaliando a estética desejada em seu projeto e suas possibilidades financeiras.
  • Avalie também os outros metais já utilizados no banheiro e seus acabamentos, e busque modelos que combinem entre si, em material e cor.
  • Se possível, escolha todos os metais do mesmo fabricante e mesma linha. Isso manterá uma harmonia em seu ambiente.
  • Os metais em destaque atualmente são os de formas retas e curvas, geralmente mais minimalistas e atemporais. Essa é uma informação relevante, visto que a torneira não é um item trocado com frequência.
  • Pense na ergonomia, funcionalidade e beleza do seu ambiente e escolha o formato que mais se ajusta à sua necessidade e que atenda o visual e o estilo de seu banheiro.

Avalie se a pressão da água em seu encanamento adequa-se ao modelo escolhido. Um bom encanador pode lhe ajudar com essa informação, medindo a pressão com um manômetro.

 

 

O que é um misturador?

Os misturadores possuem duas opções de acionamento, sendo em comandos separados ou acionamento pelo sistema monocomando, no qual ajustamos a temperatura da água é de acordo com a posição de uma alavanca, e é possível mesclar a água fria e a água quente.

 

Entendendo a diferença entre torneira e misturador

 

As torneiras comuns liberam apenas a água fria, já, nos modelos com misturadores é possível mesclar a água fria e a água quente, chegando-se à temperatura desejada. Antes de definir pelo modelo, é necessário checar se há ou não o abastecimento de água quente no local onde você instalará a torneira.

Para a instalação de um misturador, esta é uma questão fundamental. Então, se você está em fase de construção e prefere o misturador, já considere isso em seu projeto. Mas, mesmo se você está em fase de reforma, é possível adaptar seu encanamento e saídas de água para que atendam a instalação de uma torneira com misturador.

O encanamento pode contar com dois registros separados, sendo um para cada saída da torneira ou um único registro já com as duas funções.

Se quiser entender mais sobre isto, temos um texto completo no nosso blog sobre a diferença entre torneira, misturador e monocomando.

 

Qual o tipo de torneira para banheiro escolher?

Cada modelo possui características e necessidades específicas para a instalação, e sim, você não leu errado, existem hoje em dia alguns modelos de torneiras de teto! Mas, vamos aos modelos mais tradicionais.

Nem sempre o layout e estrutura do banheiro permitem a instalação de uma torneira sobre a pia ou sobre a bancada.

Em alguns casos a única opção é a instalação da torneira na parede. Avalie com seu encanador, qual o melhor modelo para sua estrutura atual, ou considere uma adaptação para a instalação da torneira de sua preferência.

Inclusive, possuímos um artigo aqui no blog focado apenas nas diferenças entre os modelos de torneira de bancada e de parede.

 

Qual a altura ideal da torneira para banheiro?

No momento da instalação, é importante considerar um espaço entre 10 e 15 centímetros entre a altura da torneira e a cuba de banheiro para que a higiene das mãos seja feita sem maiores problemas.

Se você instalar sua torneira muito mais alta do que isso, a água pode respingar e se instalar muito próxima a pia, pode gerar um incômodo durante o uso.

 

 

Cores de torneiras disponíveis

Hoje possuímos os modelos em plástico ABS ou metal. Os modelos em plástico geralmente são brancos, mas podem receber pinturas em outras cores, inclusive pinturas metalizadas.

Já as torneiras produzidas em metal, geralmente possuem seu miolo feito de latão, liga de cobre, zinco ou aço inoxidável e um acabamento cromado. Estas, podem ter acabamento em prata, dourado, rosê e preto, variando ainda entre as opções brilhante e fosco.

 

 

Quais os tipos de acionamento disponíveis?

Existem os modelos de acionamento automático, que são muito utilizados em locais públicos como hospitais e shoppings por exemplo, e também têm ganhado mais visibilidade por conta das doenças que podem ser transmitidas pelo contato em superfícies contaminadas.

Em casa, geralmente o acionamento escolhido é pelo ato de rosquear para abrir o registro. O que, algumas vezes pode ser inconveniente, se considerarmos que ao usarmos a torneira estamos com as mãos sujas ou ensaboadas, por exemplo, então o ideal é optar por torneiras no modelo alavanca, cruzeta ou trio, que permitem uma pegada melhor nestes momentos.

 

Metal e ABS – a diferença dos materiais das torneiras

Atualmente é possível encontrar torneiras e misturadores de materiais diferentes, porém os mais comuns são plásticos ou metal.

Os modelos fabricados em plástico são mais simples, menos resistentes e mais acessíveis quando comparados aos modelos em metal. O modelo plástico é produzido em ABS, um material também conhecido como plástico de engenharia.

Já os modelos em metal tendem a ser mais resistentes e possuir maior durabilidade.

 

 

O que é MCA?

MCA é uma sigla utilizada para Metros de Coluna D’água, que demonstra a distância entre o nível de água na caixa d’água até o ponto onde a água será utilizada, neste caso, seu banheiro ou lavabo.

No momento da compra da sua torneira, é importante avaliar este ponto para ter a certeza de que ela funcionará corretamente.

Consulte também um profissional no momento da escolha, para ter certeza de que sua torneira seja a adequada ao seu ambiente.

 

E agora? Acha que ficou mais fácil sua escolha de torneira para banheiro?

Confira os diversos modelos disponíveis na Liven Casa.

 

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?