Skip to main content

Está reformando a cozinha? Só atualizando e deixando o ambiente mais funcional? Não importa o motivo da mudança, preparamos um artigo que te traz dicas que vão te ajudar nesse processo de modernização e escolha da torneira gourmet ideal.

Cada detalhe faz toda diferença quando se está no processo de reforma da cozinha dos sonhos e por isso cada investimento é cuidadosamente planejado.

Os modelos de torneira disponíveis são diversos e variam entre torneira gourmet, monocomando, torneira com LED, modelos que possuem filtro acoplado, aqueles flexíveis e também os modelos mais simples, e por isso, é compreensível que você se sinta perdido no momento da escolha.

Nosso foco neste artigo serão as torneiras gourmet, siga conosco e torne sua escolha mais fácil.

 

Afinal, o que é uma torneira gourmet?

 

Em geral, são opções de torneiras mais elaboradas e possuem melhor acabamento, além de funcionalidades que tornam a vida na cozinha mais fácil, já que possibilitam um melhor controle dos jatos d’água.

Este modelo de torneira tem sido uma tendência já há algum tempo e tem conquistado cada vez mais espaço nas cozinhas por aí. Elas são sinônimo de modernidade e praticidade, por isso é uma tendência e aparece em vários projetos de cozinhas recentes.

Este modelo de torneira conta com algumas funcionalidades específicas, como, por exemplo: suas molas acopladas garantem maior mobilidade, facilitando na hora de encher um balde ou panela de água; outra vantagem de alguns modelos é a função anti-respingo. Existe algo mais chato que lavar a louça e espirrar água por todos os lados? Não né!

 

Tipos de torneira gourmet

São diferentes os tipos disponíveis de torneira gourmet e por isso vamos entrar no detalhe de algumas delas e te dar algumas dicas que quando usar cada uma.

Antes de escolher qual torneira gourmet comprar, você precisa saber onde irá colocá-la e o modelo que mais se adequa a sua pia e decoração.

 

Torneira gourmet de bancada 

 

Neste modelo é necessário entender sobre o espaço disponível e também sobre o encanamento de sua casa. A instalação na bancada da pia é ideal para cozinhas com bancadas amplas, pois sua instalação compromete um pouco o espaço.

 

Torneira gourmet de parede

 

Caso sua cozinha tenha uma bancada com pouca profundidade, a torneira gourmet na parede pode ser uma boa escolha para economizar espaço visto que ela vai diretamente na parede sobre a pia.

Neste caso, observe onde é o ponto hidráulico da sua cozinha, ou trabalhe no projeto já com isso em mente.

 

Torneira gourmet monocomando

As torneiras monocomando possuem um único registro. São fáceis de operar e ideais para quem procura praticidade e agilidade.

 

Torneira gourmet com misturador 

As torneiras com misturador permitem o controle da temperatura da água por meio do misturador, assim você pode optar pela água fria ou quente. Só é necessário, no processo de definição por este modelo, avaliar com um profissional, se sua estrutura permite a instalação deste modelo.

 

 

Os benefícios

Porque adquirir uma torneira gourmet? Este produto possui diversos benefícios e listamos aqui os principais:

 

  • A maioria dos modelos possui uma mola, que serve para alongar a mangueira acoplada na torneira, facilitando o uso no dia a dia e a limpeza da pia por conta da sua maior flexibilidade.
  • Existem opções com filtro acoplado, garantindo mais saúde e segurança a sua água ao torná-la própria para consumo e não sendo necessário a instalação de um filtro em sua bancada.
  • Seu design clean e moderno, harmoniza com os diferentes estilos de decoração e confere um ar de sofisticação ao ambiente.
  • A opção de ajuste de temperatura, pode ser um grande diferencial no dia a dia.

 

Dicas essenciais na escolha de uma torneira gourmet

Você deve escolher a torneira de sua cozinha pensando no design, mas também na praticidade, sendo assim, pense no seu dia a dia, na quantidade de uso e como é usada.

Sempre, avalie com um profissional capacitado, a estrutura hidráulica da sua cozinha, para assim, entender as opções que podem ser avaliadas em seu projeto.

 

Invista no design

Já que vai investir em uma torneira gourmet, vale explorar o design. Essa é uma característica deste modelo de torneira, elas possuem um design mais elaborado, quando comparado às torneiras convencionais, são diferenciadas, mais sofisticadas e inspiradas em cozinhas industriais, onde as torneiras precisam ser funcionais, ajustáveis e resistentes ao serviço pesado e constante.

 

Harmonização de cores 

Este modelo de torneira possui acabamentos em diferentes cores, e é muito comum, além dos acabamentos cromados, encontrar os modelos emborrachados coloridos também e, por isso, você tem mais opções quando pensa na que melhor combina com seu projeto.

 

 

Modelo

Existem vários modelos no mercado, que se destacam imediatamente na cozinha, por serem imponentes e sofisticados. Os modelos com extensor que dão mais amplitude a sua utilização, modelos emborrachados, modelos em metal, que geralmente são mais resistentes. Aquelas especificamente para ambientes industriais também são muito utilizadas.

[products-posts/]

 

Qual a melhor opção quando avaliamos o local de instalação? 

A torneira e a cuba precisam ter tamanhos proporcionais e a direção do jato de água deve ser o ralo.

 

Tamanho da cuba

Não adianta ter um bom espaço e optar por uma torneira muito grande e ter uma cuba pequena. É preciso um equilíbrio entre os dois, já que uma bica muito curta ou comprida demais pode gerar desconforto na utilização e respingos indesejáveis.

Por isso, antes da compra, tenha as medidas corretas do seu ambiente, da sua bancada e da sua cuba.

Para quem tem cuba dupla, é uma opção excelente, pois devido a sua mobilidade, ao invés de comprar duas torneiras, você pode optar por apenas uma.

 

As funções da torneira

 

  • Alguns modelos possuem uma bica móvel, se movimentando de um lado para o outro e permitindo o direcionamento da água na hora de lavar a louça. Este modelo conta ainda com opção de jato concentrado ou spray e você pode mudar conforme sua necessidade, tornando a torneira gourmet mais sustentável.
  • Além de tornar a rotina mais fácil, é possível usar a mangueira para lavar todas as extremidades da pia, após o uso.

 

 

Garantia

Estamos aqui, falando de um modelo de torneira diferenciado e que demanda um certo investimento, por isso, vale a pena atentar para a garantia.

Na hora da compra, avalie o prazo de garantia do fabricante, da loja e os serviços de manutenção inclusos.

E agora? Após todos estes detalhes e dicas, o que falta para a sua escolha por um modelo de torneira gourmet?

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?