Skip to main content

Existem várias diferenças entre a iluminação funcional e iluminação decorativa, mas todas são extremamente importantes na construção do seu ambiente.

Para começar, a iluminação funcional é aquela mais conhecida e utilizada em todos os ambientes. É aquela utilizada para a realização das atividades básicas quando há pouca ou nenhuma luz natural.

Já a iluminação decorativa é aquela que, como o próprio nome já diz, decora o ambiente, como os pendentes, arandelas, abajures e lustres, por exemplo.

Em síntese, a principal diferença é que a iluminação funcional possui a funcionalidade como primeiro objetivo, sendo o efeito decorativo secundário. Na iluminação funcional a luz é o que mais importa. Já na iluminação decorativa é o contrário: o objetivo principal é decorar o ambiente e a iluminação em si do espaço é secundária. Nesta a luminária é o que importa.

E no post de hoje queremos falar sobre três tipos de lâmpadas que podem dar o efeito decorativo que seu ambiente precisa. Vale a pena ler até o final!

 

Iluminação decorativa: Lâmpadas de Filamento LED

O que diferencia a lâmpada de filamento das demais é que ela possui seu filamento exposto dentro do bulbo do vidro, criando desenhos e, por isso, elas são muito utilizadas com peças decorativas. Sabe aquelas lâmpadas que possuem um filamento brilhante dentro e bem marcado, que parece ter saído diretamente de um filme antigo? São elas!

Existem basicamente três tipos de lâmpadas de filamento no mercado: as de LED, as incandescentes e as halógenas. No entanto, o destaque é para as lâmpadas de filamento de LED, que possuem um maior número de vantagens.

Devido à sua excelente performance nas últimas décadas, o LED está entre as primeiras opções para seleção de itens de iluminação, seja para ambientes domésticos ou corporativos, devido a sua economia, resistência, vida útil e outras vantagens. Imagine seus benefícios unidos à beleza e charme das lâmpadas de filamento.

As lâmpadas de filamento podem ser utilizadas sozinhas ou em conjunto, criando um efeito aconchegante e vintage. Elas podem ser usadas como pendentes, sem aquela cúpula externa, tornando-se a estrela do ambiente.

 

 

Rasgos de Luz

O rasgo de luz em iluminação decorativa, consiste em uma abertura no gesso em formato e comprimento variável de acordo com o gosto. Utilizando rasgos de luz é possível conseguir uma luz indireta bem agradável, com maior ou menor intensidade, a depender da escolha. Neles podem ser utilizadas lâmpadas fluorescentes, cordão de luz ou fitas de LED.

Outra vantagem é que o rasgo de luz proporciona uma iluminação mais “limpa”, pois não existem muitas luminárias visíveis no teto.

Os rasgos de luz são uma combinação entre gesso e luz, que possuem infinitas possibilidades e combinam tanto com ambientes mais modernos quanto ambientes mais clássicos. Sua versatilidade se mostra tanta que ele pode ser aplicado desde os banheiros até as cozinhas e salas de estar, e podem ser aplicados tanto no teto quanto na parede.

Ao aplicar este estilo de iluminação em cada cômodo, lembre-se que cada um deles possui necessidades diferentes e cores de lâmpadas diferentes.

 

 

Iluminação decorativa: Pendentes

Os pendentes são aquelas luminárias que são penduradas ou suspensas e que chamam atenção por sua beleza. Este tipo de luminária além de possuir uma função decorativa, deixam a luz mais próxima dos pontos de destaque, sendo indicadas para iluminar bancadas de cozinha e área gourmet e mesas de jantar, por exemplo.

Ao escolher seu pendente, alguns pontos devem ser considerados. Por exemplo, o pendente deve ser proporcional ao ambiente que ele vai iluminar – em caso de posicionamento sobre bancadas e mesas -. Espaços pequenos, pedem pendentes menores e ambientes grandes, pendentes maiores. Outro ponto é que, se ele for posicionado sobre uma mesa de sala de jantar, ele deve estar posicionado a uma altura média de 90 centímetros para que seja confortável para todos sentados e em pé.

Além disso, outro ponto importantíssimo são as lâmpadas utilizadas. Para atingir um efeito bonito e gerar conforto visual, sugerimos lâmpadas mais amareladas, de filamento ou defletoras.

Ao optar por um pendente, analise o ambiente como um todo, para entender a iluminação. O recomendado é que você tenha outros pontos de luz para o ambiente não depender só do pendente.

 

 

Arandelas

A arandela é um tipo de luminária fixada na parede, que geralmente é utilizada para fornecer uma luz difusa. É  um tipo de luminária muito utilizada para decorar o ambiente e proporcionar uma sensação de aconchego.

Existem diversos tipos de arandela com uma grande variedade de cores, estilos e formas, que atendem diferentes gostos. Seu emprego em áreas externas dão um destaque ao jardim e compõem bem próximas de plantas e vasos. Na área interna, elas se encaixam bem em escadas, corredores, banheiros e quartos.

A altura recomendada para o posicionamento das arandelas é entre 2 metros e 2,20 m, em residências com pé direito padrão (lembrando que pé direito é a distância entre o piso e o forro ou teto). Quando aplicadas nos quartos, como luz auxiliar de cabeceira, elas podem ficar em uma altura média de 1 m ou 1,10 m para servirem de auxiliar na leitura.

 

 

Iluminação decorativa: Fitas de LED

A fita de LED em iluminação decorativa, é uma fonte de luz flexível, vendida em metro linear, e que possui um adesivo no seu verso para fixação. Elas podem ser utilizadas em vários locais, como sancas, prateleiras, nichos, espelhos e até no chão.

Além de serem uma opção para decorar, as fitas de LED também são uma função para

iluminar primordialmente.

Dentre os benefícios da fita de LED estão a facilidade de aplicação, baixo consumo,  usabilidade e funcionalidade, já que permite melhorar a iluminação de áreas de trabalho sem a necessidade de grandes obras.

 

 

Lâmpadas Neons

Quando falamos em iluminação neon, lembramos de filmes da década de 80, mas sabemos que as tendências vão e voltam e chegou a vez do neon voltar com tudo!

A luz neon pode ser instalada no rebaixamento do gesso, dentro de nichos e painéis, ou em paredes, que é o mais comum.

Ao comprar sua lâmpada neon, escolha o modelo que mais se encaixa com sua personalidade. Existem aqueles modelos de cores mais discretas e os mais chamativos, existem frases e formas. As lampadas neons são altamente customizáveis, faça uma boa escolha!

 

 

Iluminação decorativa: Trilho Eletrificado

Os trilhos eletrificados estão disponíveis em vários tamanhos e super fáceis de encontrar no mercado. Eles são perfeitos para melhorar a iluminação do ambiente, uma vez que suportam vários spots de luz, ao mesmo tempo que deixam o ambiente mais moderno.

Entre as vantagens do trilho eletrificados destacamos que ele só possui a necessidade de 1 ponto de luz no teto para funcionar todo o trilho. Além disso, ele permite uma iluminação flexível, em que você pode mover e apontar o ponto de luz pro local desejado. Assim, se você mudar os móveis ou artigos decorativos de lugar, pode direcionar os focos de luz para acompanhá-los, dando uma maior liberdade para a mudança de ambientes.

 

[products-posts/]

 

Conclusão

Para finalizar, tenha em mente que para destacar objetos, como quadros ou esculturas, utilize uma iluminação direcionada e, de preferência com lâmpada de LED, que não esquenta e danifica a peça.

Use sua criatividade, diversifique formatos e cores, mas seja prudente nas proporções, para que as peças não chamem a atenção de maneira ruim. Além disso, pense nas cores da luz, que passam diferentes sensações e combinam com diferentes ambientes.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que você tenha ótimas ideias para sua reforma.

Se você gostou dessas dicas, deixe um comentário, e envie pra galera que está reformando a casa e buscando inspirações. Nós ficaremos felizes!

Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos 🙁

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?