Skip to main content

Iluminação da cozinha

 

Nós, da dlp Arquitetura, prezamos sempre pelo conforto na utilização dos espaços e a correta iluminação da cozinha e dos ambientes, influencia diretamente nesse quesito. Afinal, como seria possível cozinhar bem sem ter a iluminação apropriada para esse momento tão gostoso?

 

Quando pensamos no uso da cozinha, logo nos direcionamos ao preparo dos alimentos e este é um processo que normalmente demanda foco e concentração.

Uma correta iluminação, bem distribuída, auxilia e facilita.

 

As luminárias podem estar no forro do ambiente ou posicionadas sob o móvel superior, o importante é que a bancada de trabalho esteja bem iluminada.

Ao falarmos de iluminação, precisamos sempre também nos atentar para que seja aplicada a correta temperatura da luz, de acordo com o uso do espaço.  A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K) e quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz.

 

Usualmente utilizamos a expressão “luz quente” para temperaturas mais baixas e “luz fria” para as mais altas.
Para cozinha, a escolha de uma luz com tonalidade neutra auxilia no manuseio dos alimentos.

 

Caso a cozinha possibilite um espaço para mesa de copa ou bancada de refeições, devemos então pensar em uma luz mais suave e agradável para o uso do espaço, nesses momentos de convivência.

Achamos importante salientar também que, sempre que houver uma janela no ambiente, esta deve ser considerada e bem aproveitada. Afinal, nada melhor para um espaço do que luz e ventilação naturais, não é mesmo?

 

Então, pense na iluminação geral que sua cozinha merece, visando sempre a tonalidade neutra e nos aspectos específicos também. Para gerar destaque a uma pedra ou porcelanato, por exemplo, pode ser explorada a iluminação direcional.

[products-posts/]

Caso sinta a necessidade de um suporte na escolha dos itens de iluminação para a sua cozinha, não hesite em entrar em contato tanto conosco em @dlparquitetura quanto com o time especialista da @livencasa.

dlp Arquitetura
arq. Livia Fett
arq. Carlos Eduardo
@dlparquitetura

Veja mais em nosso Blog.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?