Skip to main content

Você provavelmente já notou que as lâmpadas produzem um efeito diferente em cada ambiente por conta da sua cor.
Em restaurantes que querem produzir um clima mais confortável e intimista para seus clientes comumente as luzes amareladas são as mais utilizadas, como no outback. Isso também vale para uma casa, onde no quarto, na sala e banheiro a iluminação mais amarela deixa o ambiente mais acolhedor.
Em cozinhas e fast food normalmente utilizamos as lâmpadas mais brancas, que são luzes frias e estimulantes.
Na comparação entre restaurantes, os que utilizam luzes mais amareladas tendem a fazer o cliente passar mais tempo no local, induzindo a consumir mais de seus produtos. Enquanto os com luzes brancas, por exemplo os fast food, a ideia é que os clientes consumam os alimentos mais rápido, tendo assim uma rotatividade maior.

 

O que é temperatura de cor?

 

É a aparência de cor da luz emitida por sua fonte, no caso as lâmpadas, relacionado à sua temperatura. Basicamente é a cor que a fonte de luz é capaz de emitir.
A temperatura de cor está relacionada com a natureza humana, sendo reconhecida como cor quente ou fria dependendo da medida em Kelvins (K) e influencia tanto o ambiente quanto os sentimentos.
Como se pode ver na imagem, a luz branca é semelhante a luz do meio dia, onde, em tese, é o pico do dia em relação à produtividade, rapidez e dinamismo. Enquanto as cores mais quentes produzem o sentimento de aconchego.

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

Onde utilizar cada temperatura de cor da lâmpada?

 

A luz amarela, entre 2.600k e 3.000k, em residência ou lugares que querem da a sensação de aconchego (quartos, salas de modo geral, banheiros, varandas, espaço gourmet, churrasqueira.)
A luz neutra, entre 3.500k até  4.300k recomendada para escritório, cozinha, área de serviço e área de estudo.
Por fim, as lâmpadas com luz fria, entre  5.000k até 6.500k, são recomendas para áreas de atenção, como salas de cirurgia e indústrias.

 

Importância da escolha certa da temperatura de cor

 

A iluminação inadequada pode causar dispersão mais fácil em escritórios por exemplo, além falta de foco, dor de cabeça, baixo desempenho, cansaço, sono, entre outras consequências.
Médicos recomendam que evitemos o contato com a luz mais azulada durante os períodos noturnos, pois estas atrapalham o sono e podem causar insônia. Inclusive, se você costuma usar muito o celular durante à noite, o médico Victor Sorrentino recomenda que baixe um aplicativo que substitua a luz azul emitida pelos smartphones por uma luz amarelada.

Se você precisa de ajuda para escolher a iluminação certa para o seu ambiente, existem profissionais especialistas nessa área e que farão o seu projeto ir além das suas expectativas.
Semanalmente posto diversas dicas de decoração e arquitetura aqui no blog, que te ajudam a por a mão na massa e produzir ambientes únicos.
A iluminação é uma peça fundamental em qualquer projeto, capaz de mudar completamente um ambiente e mudar o estado de humor de quem frequenta.
Para mais dicas, é só continuar acompanhando o blog que em breve teremos mais conteúdo sobre esse tema. A iluminação projetada corretamente é uma peça essencial para qualquer espaço.
Gostou de saber o que é temperatura de cor? Ficou com alguma dúvida? Estou à sua disposição, é só me mandar uma mensagem aqui, no nosso instagram e facebook.

Aline Lemes   l   Arquiteta e Urbanista

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?