Skip to main content

Você já notou que um mesmo objeto tem cores diferentes dependendo da hora e da luz do ambiente? Conheça aqui o índice de reprodução de cor.

Se você curte gravar vídeos sabe que a luz é extremamente importante para que o vídeo fique com boa qualidade de imagem e para quem gosta de se maquiar sabe que existe uma iluminação mais apropriada que não te fará sair com a maquiagem extremamente exagerada e que talvez você só note quando você já está na rua e não dá mais para corrigir.

Existe um termo chamado índice de reprodução de cor, conhecido também pela sigla IRC, que basicamente é o valor que apresenta o quanto determinada luz faz com que as cores sejam vistas com precisão, sendo a luz do sol a referência.

 

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

Esse índice pode variar entre 0 e 100, e como a maioria das pontuações, quanto maior o valor melhor será a qualidade da reprodução das cores.
IRC não é a mesma coisa que temperatura de cor, expliquei o que é temperatura de cor, como ela afeta sua vida e como escolher a mais adequada para o seu ambiente em outro artigo no blog.
Existe uma norma desde a década de 60 sobre o IRC e que faz a fidelidade de cor utilizando 14 cores.

 

Lâmpadas com o IRC igual reproduzem as cores da mesma forma?

 

Não necessariamente, mesmo que elas possuam o mesmo valor no índice de reprodução de cor, dependendo do tipos de lâmpadas elas podem sofrer variações na reprodução de cada cor.
Por exemplo, uma lâmpada LED tem o espectro luminoso maior no comprimento de onda nas cores amarelo/laranja e azul, enquanto a incandescente o vermelho é o que possui maior espectro luminoso.
Apesar de ser um índice com bastante utilidade, ele possui limitações que devem ser levadas em consideração, pois não é capaz de delimitar com precisão.

[products-posts/]

 

TM-30

Para ter mais precisão, foi criado o método TM-30 que é uma evolução do IRC que é capaz de ser mais fiel à cor pois considera cerca de 7 vezes mais cores do que o índice de reprodução de cor, além de informar a gama de cor que se refere à quantidade de saturação de cor.
O TM-30 não substitui o índice de reprodução de cor, recomenda-se que na hora de utilizar, ambos os métodos sejam utilizados em conjunto a fim de ter mais fidelidade na reprodução de cor e de acordo com as normativas.

 

Sempre comprar as lâmpadas com IRC maior?

 

A escolha da melhor lâmpada varia conforme a finalidade em que ela será empregada. Nem sempre é necessário se ter um uma fonte luminosa com índice de reprodução de cor alto, por exemplo no seu jardim.
Mas se você quer uma lâmpada para te iluminar na hora de fazer maquiagem ou gravar vídeos, recomendo as que possuem o IRC maior.
Ozi Audivisual mostra nesse vídeo a diferença visual como iluminação com IRC diferentes afeta na hora de gravar um vídeo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=DRSDV6Fre2I&ab_channel=OZIAUDIOVISUAL

O índice de reprodução de cor é um parâmetro que deve ser levado em consideração em especial na escolha da iluminação onde a cor dos objetos deve ser reproduzida o mais fiel possível ao que é quando exposta a luz natural do dia.
Comércios como supermercados, lojas de roupas e sapatos, salões de beleza ou mesmo na cozinha da sua casa são espaços que costumam ser importantes reproduzir a cor dos produtos e pessoas de forma fidedigna.
Agora que você já sabe sobre índice de reprodução de cor, gostaria de saber se você já sabe o que é eficiência luminosa, para descobrir, vem ler o artigo no blog que eu te conto o que é.

Aline Lemes   l    Arquiteta e Urbanista

Veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?