Skip to main content

Com o passar dos anos, a modernização e implementação de tecnologias foram acontecendo e tomando cada vez mais espaços no cotidiano das pessoas. Na esteira desses novos tempos, surgiu a cuba para pias de cozinha com seus acessórios, que se mostram essenciais para o uso da cozinha como um todo.

Por ter função vital dentro de um lar, a cozinha precisa estar equipada com várias peças que tornem a vida dos usuários mais simples na hora de preparar uma refeição ou fazer a limpeza do local.

Nesse artigo nós falaremos um pouco mais sobre as cubas para cozinha, seus tipos, os materiais que são usados na sua confecção e, principalmente, os indispensáveis acessórios que precisam acompanhar a cuba.

Continue lendo e saiba mais sobre cubas para cozinha e seus acessórios!

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

O que são e para o que servem as cubas para cozinha

A cuba para cozinha é aquela peça em forma de bacia que fica no centro da pia e que possui um ralo no centro.

Seu papel dentro de uma cozinha e de uma casa como um todo é importantíssimo. Para ilustrar essa importância, basta dizer que sem uma cuba na cozinha, seria inviável lavar a louça, por exemplo.

 

Fonte: Liven Casa

Existem cubas maiores, menores, com maior ou menor profundidade e etc. Os formatos de cubas encontrados no mercado atualmente são, basicamente, esses três:

 

  • Quadrada: geralmente, esse modelo é mais espaçoso e profundo, sendo ideal para pias maiores que possuem maior diâmetro de bancada;
  • Retangular: as cubas de pia de cozinha retangulares são mais largas, porém podem tanto ser profundas, como rasas;
  • Redonda: resultado de otimizações de design modernas, as cubas redondas são preferidas por donos de apartamentos ou residências menores, pois ocupam menos espaço e facilitam a limpeza da cozinha.

Os principais tipos de cuba para cozinha, são esses:

 

  • De embutir;
  • De apoio;
  • De sobrepor;
  • Semi encaixe;
  • Esculpida (artesanal);
  • Dentre outros tipos.

Existem também as chamadas cubas duplas e triplas, que atendem perfeitamente a demanda de locais onde a cozinha é utilizada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Já os materiais com que as cubas de cozinha são fabricadas, são majoritariamente os seguintes:

 

  • Aço inoxidável (Inox);
  • Louça sanitária;
  • Fibra de vidro;
  • Outros tipos de materiais fibrosos;
  • Dentre outros.

Para escolher o melhor tipo de cuba a ser instalado na sua cozinha, você deve observar o espaço de que dispõe, fazendo medições e, se possível, convidando um profissional que analise o quadro de forma técnica.

No caso do material escolhido, temos uma questão de gosto e de percepção estética. Lembrando que alguns tipos de cubas já vêm acopladas à pia e, por isso, compartilham do mesmo material da bancada.

 

 

Acessórios para cuba de cozinha

Para facilitar ainda mais o trabalho daqueles que trabalham na cozinha, existem acessórios para cuba de cozinha.

Esses equipamentos atuam não apenas como auxiliares da cuba, mas servem como utensílios para pia de cozinha de uma forma geral.

Abaixo, descreveremos o que são e para o que servem alguns dos principais acessórios para cuba de cozinha.

Confira!

 

Dosador de sabão

 

O dosador de sabão ou dispenser, como algumas pessoas chamam o equipamento, é uma peça indispensável nas cozinhas modernas.

Podendo ter sua estrutura feita em aço, alumínio, plástico ou outros materiais, o dispenser de sabão regula o uso de detergentes e sabões líquidos que são utilizados na hora de lavar a louça.

Geralmente, o dosador de sabão fica do lado da torneira da pia e possui uma ponta aplicadora que facilita a dosagem do sabão em buchas para lavar louças, por exemplo.

Esse tipo de acessório pode ser encontrado em vários formatos e, como já frisamos, em diversos materiais.

 

Cesto escorredor

 

O cesto escorredor para cuba é um dos utensílios para pia de cozinha mais aclamados pelas donas de casa.

A peça consiste de um cesto vazado que possui abas de encaixe que ficam presas à cuba da pia enquanto ela é usada, e serve basicamente para escoar a água de louças recém lavadas e impedir que restos de alimentos caiam no ralo da pia.

Geralmente fabricados em aço inox ou plástico, os cestos escorredores são removíveis e facilmente higienizáveis.

 

Cesto coador

 

Os cestos coadores são pequenos acessórios para cuba de cozinha que geralmente ficam conectados às extremidades do equipamento. Consistem de uma pequena cesta vazada feita em aço inox ou plástico que coa resíduos.

O cesto coador geralmente é usado na hora de jogar um suco fora, por exemplo. O líquido é derramado no acessório e materiais sólidos que eventualmente estejam no suco, ficam no coador.

Algumas pessoas também usam o cesto coador na hora de preparar alimentos, já que o acessório pode ser removido e higienizado facilmente.

 

Calha úmida 

 

A calha úmida é um interessante e moderno equipamento que pode ser denominado como uma segunda cuba, ou um escorredor retangular, por assim dizer.

Geralmente fabricada em aço inox, as calhas úmidas são utensílios para pias de cozinhas mais modernas, que possuem espaço suficiente na bancada.

Possuem um formato de calha comum, tendo mais comprimento que largura e servem basicamente para escoar a água de louças, como pratos, que são colocados em sua cavidade.

 

Cesto para válvula 

 

O cesto para válvula, ou ralinho, como também é chamado, é uma pequena peça que atua impedindo que resíduos sólidos caiam na tubulação da pia, evitando assim entupimentos.

Essas pequenas peças redondas e vazadas podem ser feitas de inox e plástico, sendo o primeiro material mais higiênico e resistente.

Com a utilização do ralinho, quase nenhum resto de comida cairá na tubulação na hora que as louças estiverem sendo lavadas.

 

 

Canal organizador 

 

Os canais organizadores são utensílios de cozinha modernos e versáteis, que dinamizam o trabalho dos usuários.

Podem ter o formato de calhas úmidas ou até mesmo das cubas para cozinha. A diferença fica no interior da sua cavidade, que geralmente possui divisórias usadas para acomodar pratos e talheres, por exemplo.

Esses equipamentos possuem também abas de encaixe, o que possibilita uma melhor acomodação. Além disso, geralmente os canais organizadores são fabricados em aço inox.

[products-posts/]

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?