Tudo sobre cubas de banheiro: a importância de escolher a certa

Tudo sobre cubas de banheiro: a importância de escolher a certa

Saiba tudo sobre cubas de banheiro e entenda cada ponto para que possa escolher a certa para você.

Para muitos de nós o banheiro dos sonhos é aquele bonito e organizado. Por isso, esse ambiente tornou-se um dos mais importantes quando vamos construir ou reformar. Neste momento, alguns itens são destaque e merecem atenção especial, como as cubas, e, por isso, hoje te trouxemos este artigo em que falaremos tudo sobre cubas de banheiro.

O fato é que as cubas são peças indispensáveis e precisam de uma atenção toda especial, já que além de funcionais, são peças decorativas, devendo casar muito bem com os outros acessórios e com a decoração em geral.

Hoje, quando vamos buscar a ideal, nos deparamos com os mais variados tipos, cores, texturas e modelos que podem confundir. Se por um lado a grande variedade de cubas de banheiro te possibilita a criação de composições únicas, por outro lado, elas podem ser um pesadelo. E você, será que sabe tudo sobre o assunto?

Como sabemos que não é uma escolha fácil, nesse post queremos te ajudar a escolher a cuba ideal para compor seu banheiro. Aqui você vai encontrar tudo sobre cubas de banheiro.

Boa leitura!

Tudo sobre cubas de banheiro: os tipos

Cuba de Embutir 

Fonte: Deca l Projeto: Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães

Começando pela mais tradicional de todas, aquelas que mais costumamos ver nos banheiros.

As cubas de embutir são colocadas por baixo da pedra, por isso, elas têm como vantagem a facilidade de retirar a água da bancada, o que deixa a limpeza do banheiro mais simples.

No caso das cubas de embutir, não existe espaço nelas para a instalação de torneiras, então as torneiras ou misturadores são sempre fixados na bancada ou na parede.

Cuba de Sobrepor 

Fonte: Deca

Continuando a abordar as cubas mais presentes nos banheiros brasileiros, temos a cuba de sobrepor.

A instalação das cubas de sobrepor é feita através do encaixe por cima da bancada e elas ficam com a borda sobressalente.

A vantagem deste tipo de cuba com relação à cuba embutir é a facilidade de instalação. No entanto, como desvantagem temos a saliência entre a cuba e a bancada que dificulta um pouco a limpeza. Assim, é importante que essa área sempre receba atenção na hora de higienizar.

Da mesma maneira que as de embutir, nas cubas de sobrepor a torneira ou misturador geralmente são instalados na bancada ou na parede – no entanto, em alguns casos é possível que a própria cuba já possua um espaço para a instalação.

Cuba de Parede 

Fonte: Deca

As cubas de parede são muito utilizadas em banheiros menores e mais simples, já que são ideais para quando o banheiro possui pouco espaço para a pia.

Como o próprio nome já diz, este tipo de cuba é fixado diretamente na parede, não necessitando de bancadas nem armários na parte de baixo sustentando-a.

Cuba de Apoio 

Fonte: Deca l Projeto: Débora Aguiar

Como você precisa saber tudo sobre cubas de banheiro, precisamos falar também de opções mais modernas e diferentes. Aqui nós destacamos as cubas de apoio.

As cubas de apoio são aquelas que ficam apoiadas sobre a bancada, trazendo uma aparência imponente para seu ambiente.

Apesar de lindas e elegantes, a maioria delas não é muito confortável para o uso diário e frequente, por isso, este tipo de cuba fica ótimo em lavabos e banheiros de visitas. Lá certamente elas serão um ponto de destaque.

Ainda sobre as cubas de apoio, você precisa prestar atenção em dois pontos.

Em primeiro lugar saiba que a pedra da sua bancada precisa ser instalada em uma posição mais baixa. A distância padrão entre o piso e o topo da cuba é 90cm, então, a altura da cuba deve ser descontada para que você descubra a altura da bancada,

Por exemplo: se sua cuba possui 15cm de altura, então a distância entre a parte superior da bancada e o chão deve ser 65cm. Assim, quando somarmos, a gente chega ao valor de 90cm recomendado. Claro que essa altura até o topo da cuba pode ser maior ou menor a depender dos moradores da casa, para evitar problemas de ergonomia.

Em segundo lugar, você precisa saber que as torneiras utilizadas em cubas de apoio devem ser mais altas. Aqui você pode utilizar, por exemplo, as torneiras de bica alta, torneiras de parede ou torneiras de piso.

Nas cubas de apoio você só consegue utilizar torneiras de bica baixa quando na própria mesa já existe um espaço para instalar a torneira, ok?

Saiba tudo sobre cubas de apoio clicando aqui!

Cuba de Chão ou de Piso

Fonte Deca l Projeto: Jean de Just

Outra cuba que exala modernidade e elegância é a cuba de chão, ou de piso, que viraram tendência nos últimos anos, sendo utilizadas principalmente em lavabos.

Como o próprio nome já diz, a cuba fica instalada no próprio piso.

Aqui o ponto de atenção é que  a instalação hidráulica deve estar pronta para recebê-la, uma vez que o escoamento é feito pelo piso.

Cuba de Semi Encaixe 

Fonte: Deca

As cubas de semi encaixe ficam apoiadas somente na parte de trás, enquanto sua frente fica para fora da bancada trazendo um ar super sofisticado ao ambiente.

Se você tiver pouco espaço para o móvel da pia e armários, ela é ideal para você, já que vai precisar de um espaço menor para ser encaixada. 

Cuba Esculpida 

Para você saber tudo sobre os tipos de cuba de banheiro vamos finalizar com a cuba esculpida.

A cuba esculpida é aquela que geralmente é feita por encomenda em mármore, granito, nanoglass, silestone, porcelanato ou até mesmo madeira.

A cuba esculpida é elegância pura e possui a mesma vantagem de trazer facilidade na hora de retirar a água da bancada.

Tudo sobre cubas de banheiro: os materiais 

Agora precisamos falar tudo sobre os materiais utilizados em cubas de banheiro.

Cubas de louça ou cubas de porcelana 

A começar pelas mais tradicionais, as cubas de louças ou de porcelana são bem resistentes a riscos e produtos químicos, por isso são muito utilizadas em cubas de banheiro.

No entanto, é preciso ter um cuidado especial ao manuseá-las já que elas são pesadas e podem quebrar facilmente em caso de choque ou queda.

Disponíveis geralmente nas cores branca, preta e creme, as cubas de louça e porcelana são super versáteis e podem se encaixar facilmente nos mais variados ambientes.

Cubas de cerâmica 

Fonte: Deca

As cubas de cerâmica costumam ser mais quebradiças que a porcelana, então seu uso é mais recomendado para banheiros menos utilizados ou lavabos.

Você ainda pode encontrar no mercado as cubas de louça esmaltada, que nada mais são que as louças tradicionais com um acabamento em esmalte, que trazem um brilho para a peça.

Cubas de vidro 

Outra opção de material é o vidro.

As cubas de vidro podem quebrar ainda mais facilmente com choque e queda. Mas qual sua vantagem então? Estas cubas são leves e possuem uma grande variedade de cores.

Se você adquirir uma dessas, saiba que elas são bem fáceis de limpar, mas não devem ficar molhadas constantemente, uma vez que o cloro presente na água pode causar manchas.

Então, para evitar as manchas, o recomendado é deixar a cuba seca após utilizá-la ou limpá-la. Inclusive, recomendamos que a limpeza seja feita somente com um pano úmido e detergente neutro.

Analisando os prós e contras, percebemos que as cubas de vidro podem não ser tão práticas quando a utilizamos com muita frequência, né?

Cubas de resina 

As cubas de resina são mais resistentes que o vidro e a porcelana, além de pesarem menos. Outro benefício é o fato delas possuírem uma grande variedade de cores, formas e texturas.

Cubas de inox 

Fonte: Tramontina

As cubas de inox são pouco utilizadas em banheiros. Por sua excelente resistência a produtos químicos, elas são muito utilizadas em cozinha.

As cubas de inox são duráveis e não quebram facilmente como as outras. Elas podem ser de inox:

  • polido: que possui brilho natural;
  • alto brilho: com brilho espelhado;
  • acetinado: com pigmentos de brilho perolado;
  • escovado: possui textura com linhas direcionadas no mesmo sentido.

Cubas de madeira 

As cubas de madeira são mais utilizadas em hotéis, restaurantes, ou outros espaços mais temáticos, principalmente na praia.

As cubas de madeira resistem à água por possuírem uma proteção sobre o material e trazem uma beleza muito interessante ao espaço.

Granito

O granito é uma pedra natural dura e resistente que possui um valor comercial acessível. As pedras de granito não são muito porosas, não absorvendo muita água e sendo rígidas e duradouras.

Cubas de mármore sintético 

As cubas de mármore sintético são mais leves e são resistentes a impactos.

O mármore sintético é constituído basicamente de mármore natural e fibras de vidro, sendo produzido de maneira artificial.

Ele traz mais nobreza e elegância, quando comparado aos granitos. Por isso, seu valor comercial é mais caro.

Apesar disso, o mármore é mais poroso que o granito, estando mais sujeito a manchas e possuindo uma rigidez menor.

Quando comparado ao natural, engana-se quem pensa que o mármore sintético é “pior” que o natural. Pelo contrário, o mármore sintético é mais resistente a quebras e a manchas, apesar de possuir um preço inferior.

Ainda assim, o mármore sintético é mais resistente que o mármore natural e seu preço é inferior. 

Tudo sobre cubas de banheiro: as principais marcas

Deca 

Quando falamos em marcas fortes é impossível não falar em Deca. Fundada em 1947, a Deca é uma das maiores empresas no ramo de equipamentos sanitários do Brasil e do mundo.

Ela possui uma grande diversidade de modelos nos mais diferentes formatos, cores e tipos, sendo uma excelente seu banheiro.

Celite 

A Celite é uma das primeiras marcas de louças sanitárias do Brasil, desde 1941.

Todos os produtos Celite são rigorosamente testados de acordo com normas nacionais e internacionais de qualidade.

A marca não tolera defeitos estéticos, como bolhas, furos, deformações, falhas no esmalte e manchas. 

Por todos esses motivos a Celite possui o Selo de Qualidade da Associação Canadense de Padronização e da Associação Internacional dos Oficiais em Mecânica e Hidráulica.

A Celite possui um grande compromisso com a sustentabilidade. Prova disso é a implementação do sistema Ecoflush em suas bacias sanitárias. Neste sistema o acionamento é duplo sendo um com 3 litros de água para a troca de líquidos e outro com 6 litros para eliminar sólidos.

Além disso, eles tem também o jato plus que é posicionado na base da saída de água e auxilia na remoção das impurezas, pois um jato de água que equivale a 40% do volume utilizado na descarga, empurra os dejetos para a saída do esgoto.

Incepa 

A Incepa é do mesmo grupo da Celite, então sua qualidade é a mesma.

Roca 

A Celite e a Incepa também fazem parte do Grupo Roca, que tem compromisso com a inovação.

Com isso, o grupo desenvolveu as bacias com sistema Rimless, nas quais as paredes são mais lisas e não possuem ângulos ou cantos, de maneira a não acumular sujeira. Nas bacias com este sistema,  quando acionamos a descarga, a água sai por uma saída central e circula igualmente por toda a bacia sem a necessidade de consumir tanta água.

Laufen 

A Laufen é uma marca Premium do grupo Roca. De origem suíça, a marca reflete a união do design, qualidade e utilidade, sendo um dos fabricantes mais importantes a nível mundial.

Quais as melhores cores de cuba para o banheiro? 

Para cubas de banheiro é possível encontrar a cor que você imaginar, além da possibilidade de fabricação personalizada. Mas entre as cores mais comuns, estão:

  • Branco
  • Bege
  • Preto
  • Marron
  • Cinza
  • Dourado

Se você deseja um banheiro mais moderno, as opções pretas com base reta se mostram ótimas escolhas, com seu aspecto diferenciado.

Já as cores claras trazem um tom mais delicado ao ambiente, além de uma sensação de amplitude e limpeza. Combine com os metais de sua escolha e torne o ambiente mais sofisticado ou clássico.

Como harmonizar o banheiro com os diferentes tipos de cuba? 

Fonte: Deca

Agora você já sabe quase tudo sobre cubas de banheiro, mas faltam alguns detalhes finais.

Quando pensar na composição do seu banheiro, pense no formato e nas cores de sua cuba e como ela se comunicará com os outros itens do espaço.

Por exemplo, se seu ambiente é mais clássico, as cubas redondas e claras são delicadas e leves. Se optar por uma cuba de apoio em ainda trará mais elegância e sofisticação ao seu banheiro ou lavabo, pois terá a sensação que a cuba está pousando sobre a bancada.

As cubas de formato quadrado tendem a ser mais imponentes, no entanto, também ocupam mais espaço.

Já quanto às cores, você pode combinar as cubas e torneiras e conseguir diferentes resultados. Por exemplo, se você adotar uma cuba retangular branca e combiná-la com metais de linhas mais retas e da cor preta, você terá um estilo que remete ao escandinavo.

No entanto, a mesma cuba, quando combinada com metais red gold, podem trazer uma delicadeza ao espaço.

As cubas de traços retos na cor preta ou marrom, são excelentes opções para ambientes no estilo industrial.

Sendo assim, veja qual formato, cor e tipo de cuba mais combina com você e o seu ambiente para fazer a escolha perfeita!

Tudo sobre cubas de banheiro: qual tamanho escolher? 

Quanto ao tamanho, ao escolher você precisa manter a proporção da cuba com o resto do ambiente para que a circulação não seja atrapalhada nem a utilização do banheiro não seja comprometida. Além da funcionalidade você também deve considerar visualmente e evitar que seu banheiro seja sobrecarregado.

Então não utilize uma cuba grande, que ocupa muito espaço, se o banheiro for pequeno.

Outros pontos de atenção são: a altura da bancada, tipo de encanamento, altura da torneira, tipo de torneira e local de instalação. Tudo isso deve ser considerado antes da compra, para evitar alterações e estresses posteriores.

Tudo sobre cubas de banheiro: como é feita a instalação?

Fonte: Freepik

Cada tipo de cuba é instalada de uma maneira diferente e o ideal é que quem for instalar siga o passo a passo de instalação que vem na embalagem do fornecedor.

Sobre a altura padrão, no geral o topo da cuba fica a 90cm com relação ao piso. Lembrando que essa altura pode variar de acordo com o porte físico dos moradores da cada, já que cubas muito altas ou baixas podem acabar dificultando a realização das atividades.

É importante destacar que, caso você opte por usar cubas de apoio, você deve considerar que o topo da cuba precisa ficar a 90 centímetros do chão. Dessa maneira, a sua bancada precisa ser mais baixa.

Já a altura da torneira dependerá do tipo de cuba que você escolher. Aqui no blog temos um artigo completinho falando sobre torneiras de bica alta e de bica baixa e quando usar cada uma e temos outro pra te ajudar a escolher o modelo de torneira perfeito para seu banheiro.

Você precisa ter em mente que, no banheiro, a distância ideal entre a saída de água e o topo da cuba deve ser de 10 a 15 cm para evitar que a água espirre para fora e que você consiga colocar a mão inteira confortavelmente embaixo da torneira para enxaguá-la.

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)