Torneiras para Banheiro: Tudo o que você precisa saber antes de comprar

Torneiras para Banheiro: Tudo o que você precisa saber antes de comprar

Existe tanta variedade de torneiras para banheiro que escolher a melhor opção nem sempre é uma tarefa fácil. Mas com as dicas certas você vai conseguir encontrar aquela que mais se encaixa no seu perfil e bolso.

confira-nossa-outlet-liven-casa

Uma torneira pode parecer um detalhe, porém cada modelo tem uma funcionalidade que pode, ou não, ser necessária na sua casa. Então vem conhecer mais sobre os diversos tipos de torneiras para banheiro antes de realizar a sua compra.

Para começar: o que é MCA?

Precisamos começar com essa informação. MCA significa Metros por coluna de água, essa é a unidade de medida usada para determinar a pressão da água nas casas e apartamentos. Quanto mais alto estiver a caixa d’água maior o valor do MCA.

É com base nesse cálculo que escolhemos uma torneira para banheiro, pois cada produto indica qual o MCA ideal de sua utilização. Assim, sabendo o MCA da sua construção você pode optar por uma torneira compatível e com o melhor desempenho para a sua casa.

Quais são os tipos de torneiras para banheiro? 

Nos últimos anos a função das torneiras de banheiro mudou muito, antes elas eram apenas funcionais e hoje fazem parte da decoração do ambiente. É por isso que existem diversos tipos, materiais e cores disponíveis no mercado.

As funcionalidades também se transformaram e, hoje, ela não apenas liberam apenas a água. Também podemos controlar o tipo de jato, a temperatura da água, e outros pontos.

De bancada ou de mesa 

cta-promocao-produtos-para-cozinha-01

As torneiras de banheiro de bancada são os modelos com a instalação mais barata. Isso porque a peça pode ser encaixada diretamente na pia ou na cuba e o melhor é que ela tem um encanamento bem mais simples.

Esses modelos são muito bonitos e oferecem design diferenciado ao ambiente e ainda permite escolher a altura da torneira e da bancada.

Torneira de parede 

A torneira para banheiro de parede é um dos modelos mais utilizados em apartamentos, pois o encanamento já vem estabelecido.

Você pode optar pelos diversos modelos que vão desde a torneira para parede simples até modelos mais sofisticados. A vantagem desse modelo é que ele não ocupa espaço na bancada e são perfeitas para cubas de apoio, que normalmente são mais altas.

Torneira de piso 

As torneiras para banheiro com instalação no piso são muito inovadoras e modernas e ainda oferecem estilo ao ambiente. Esse modelo é mais utilizado junto às banheiras de pé ou ainda com uma cuba de tamanho diferenciado ou cubas de piso.

Sua instalação é um pouco mais complicada pois exige que todo o encanamento seja feito por baixo do piso. Mas se seu banheiro passar por uma reforma completa, essa é uma ótima opção de torneira.

Torneira de teto 

A torneira de teto é um modelo super moderno que agrada os clientes mais estilosos. Além do design diferenciado, a torneira de teto possibilita maior controle da altura da torneira e, consequentemente, da bancada e da cuba escolhida.

Ela tem todo seu encanamento no teto ou no forro do teto e por isso exige uma instalação bem diferenciada. O ideal é planejar a sua instalação ainda na etapa hidráulica na construção de uma casa.

Misturador ou monocomando 

Além do local de instalação da torneira, temos também o tipo de comando. O modelo tradicional, que libera apenas água fria e o mecanismo se limita a abrir e fechar a torneira, ainda é o mais utilizado.

Mas também existe o modelo misturador, que tem dois registros onde você escolhe se deseja água fria, quente ou morna. E ainda o modelo monocomando que tem apenas um registro para o controle de temperatura e a intensidade de água.

Leia nosso post completo sobre a diferença entre torneira, misturador e monocomando e escolha o melhor para o seu banheiro!

Bica alta 

As torneiras para banheiro de bica alta são os modelos mais utilizados com cubas de apoio e com a torneira instalada na bancada. Elas são interessantes justamente pois dão mais espaço de uso dentro da cuba. Por outro lado, o seu jato deve ser bem direcionado para o centro da cuba e a vazão deve ser adequada para evitar respingos ao utilizá-la.

Bica baixa 

As torneiras para banheiro de bica baixa são os modelos mais tradicionais, se sua instalação pode ser tanto na parede quanto na cuba. A sua limitação é quanto à instalação na bancada, pois a altura em relação à cuba é muito pequena.

Você pode utilizá-las tranquilamente quando instaladas na própria mesa da cuba, apenas tome o cuidado de garantir uma distância média de 10 a 15 centímetros entre a saída de água e a borda da sua cuba.

Cascata 

Esse modelo de torneira tem o cano de liberação da água em formato diferenciado, por isso a comparação com uma cascata. O formato fino e comprido traz um ar sofisticado ao ambiente, além disso as próprias torneiras desse modelo tem design diferenciado.

Cascata de vidro 

A mais famosa desse grupo de torneiras para banheiro em cascata são aquelas com uma base de vidro. Nesse modelo a água não cai diretamente da bica, ela primeiro passa por uma cuba que cria o aspecto de cascata.

Torneira com temporizador 

As torneiras para banheiro com temporizador são modelos muito indicados pois geram uma grande economia de água. O temporizador fica no registro de abertura da torneira e limita a quantidade de água que ela vai liberar.

Torneira com sensor 

Esse modelo de torneira é o mais higiênico pois permite que ela seja acionada sem a necessidade de encostar no metal. Apenas pela aproximação da mão do sensor a água é liberada por um tempo determinado.

Diferença entre torneira misturador e monocomando 

Ambos os tipos de torneiras para banheiro tem o objetivo de oferecer opção de água quente ou fria. A diferença está no registro utilizado para a liberação da água, no caso do misturador são dois registros e no monocomando apenas um.

Isso influencia em alguns fatores, como por exemplo, no furo da bancada para encaixe da torneira. Para as torneiras monocomando é preciso apenas um furo, já as torneiras com misturador precisam de dois furos.

Quais são as melhores marcas de torneiras para banheiro? 

No mercado de torneiras para banheiro é possível encontrar diversas marcas com preço e qualidade diferentes. Por isso é preciso conhecer as melhores marcas e assim evitar a compra de produtos de baixo preço e com baixa qualidade.

Deca 

A Deca é uma empresa brasileira que está no mercado há 74 anos e hoje é considerada uma das 10 maiores empresas desse segmento. Seus produtos têm design e qualidade diferenciados.

Tigre 

A Tigre é uma multinacional brasileira que está há 79 anos no mercado de materiais hidráulicos. O sucesso é tanto que hoje a marca está presente em 40 países produzindo produtos inovadores e de qualidade.

Docol 

A Docol também é uma empresa brasileira que atua com a fabricação de produtos hidráulicos. Criatividade e qualidade são a marca dessa forte concorrente que está em funcionamento há 66 anos.

Perflex 

Há 42 anos no mercado, a Perflex é uma empresa brasileira produtora de equipamentos sanitários. Seus produtos têm muitas opções de design e todas com alta qualidade.

Celite 

A Celite é uma das mais antigas indústrias de louças sanitárias brasileiras, ela atua há 80 anos no mercado e vem cada dia modernizando seus produtos. Hoje exporta suas peças para o Canadá, os Estados Unidos e a Europa.

Roca 

A Roca é uma empresa espanhola com 104 anos de experiência, na América Latina ela atua há 31 anos e é uma das líderes do segmento de louças sanitárias. Seus produtos são reconhecidos pela qualidade e beleza em diversas partes do mundo.

Quais torneiras são as mais econômicas? 

Priorizar as opções de torneiras para banheiro econômicas é uma excelente escolha. Elas reduzem o uso de água sem perder sua funcionalidade de limpeza, para isso usam mecanismos diferenciados.

Essa economia é importante não apenas para o bolso, mas também para o planeta. 

Segundo a ONU o consumo ideal por residência seria de até 110 litros de água por dia, no Brasil a média de consumo é de 150 litros de água por dia, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil.

Torneiras para banheiro automáticas

A torneira para banheiro automática, como o próprio nome já diz, libera a água automaticamente conforme acionamos o sensor. Nesse modelo o tempo é pré definido e após alguns segundos ela interrompe o fornecimento de água.

Isso evita os excessos causados pelo esquecimento ou mesmo pelos maus hábitos de manter a torneira aberta enquanto escova os dentes, por exemplo.

Torneiras para banheiro com temporizador

As torneiras com temporizador também interrompem a água depois de alguns segundos, a diferença está no mecanismo utilizado. Nesse caso, instala-se um temporizador no registro da torneira que é capaz de parar a liberação de água.

Torneiras para banheiro com sensor de movimento

Alguns estudos mostram que as torneiras com sensor de movimento são capazes de provocar uma redução de 35% e 80% no consumo de água. Além disso, essas torneiras não precisam do contato para serem acionadas, por isso são consideradas mais higiênicas.

Torneiras para banheiro com arejador

As torneiras para banheiro que contém arejador podem reduzir o consumo de água em até 83%, segundo algumas pesquisas. Isso porque seu funcionamento adiciona bolhas de ar à água liberada, assim a sensação de volume é a mesma, ainda que a pressão de água seja menor.

Quais são as cores tendência das torneiras para banheiro? 

As torneiras coloridas para banheiro vem ganhando cada vez mais espaço na casa dos brasileiros. As diversas opções de cores fazem com que essa tendência seja ainda mais forte pois torna o ambiente mais alegre.

Mas para quem prefere uma torneira para banheiro de luxo existem opções em metal com cores mais sofisticadas. Como é o caso das torneiras para banheiro em dourado, prateado, black, ouro rosé e cobre.

Essas cores nunca saem de moda e combinam com todos os estilos de decoração e agregam valor ao design.

Acabamentos de registro 

O tipo de registro interfere na temperatura e vazão da água que sai da torneira, por isso é importante decidir antes da compra se você deseja ter água quente nas torneiras para banheiro.

Comum 

O modelo mais utilizado é o registro comum, até porque estamos em um país tropical onde as temperaturas são quase sempre quentes. Esse modelo também é o mais barato e não tem nenhum gasto com o aquecimentos.

Monocomando 

Monocomando é um tipo de registro usado em torneiras para pia de banheiro onde é desejável ter água quente. Nesse modelo, o controle de temperatura é feito em apenas um registro, o que deixa a água quente ou fria é o movimento para cima ou para baixo.

Misturador 

O modelo misturador contém dois registros, um para água quente e outro para água fria. Nesse modelo já foi muito utilizado, mas hoje vem sendo substituído pelo modelo monocomando.

Qual altura da torneira escolher 

A altura ideal de distância entre o bocal da torneira e a borda da cuba é de 15 cm, esse é o espaço necessário para que seja possível lavar as mãos com conforto. Se for usar uma cuba de apoio o ideal é optar por uma torneira que tenha bica alta ou que cuja instalação seja na cuba.

Materiais da torneira 

Outra dúvida frequente é sobre o tipo de material que deve ser usado nas torneiras para banheiro. São dois os materiais mais utilizados na fabricação de torneiras, e nós vamos te mostrar as características de cada um.

Metal ou ABS? 

O ABS é um tipo de plástico usado na engenharia, ele é resistente, normalmente as torneiras desse material são brancas, porém existem opções pintadas de várias cores e até cromadas. Essa é uma opção mais barata e mais simples.

Já as torneiras de metal são mais resistentes, são encontradas no dourado, prateado e cobre. Elas tem o preço superior aos das torneiras de banheiro produzidas em ABS, por outro lado são muito mais resistentes e duráveis.

Como é a instalação de uma torneira?

A instalação de uma torneira para banheiro não é um processo difícil e pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que as instruções sejam seguidas corretamente.

  • Feche o registro de água do banheiro e certifique-se de que realmente não há vazão de água na pia;
  • Depois retire a torneira antiga com cuidado e limpe a região do cano para retirar qualquer sujeira;
  • Agora encaixe a nova torneira no buraco e siga as instruções do fabricante quanto à vedação e fixação do produto;
  • Ligue novamente o registro e veja se a torneira está funcionando adequadamente. Pronto! Sua torneira está instalada.

Conclusão

Comprar uma torneira para banheiro não precisa ser um problema muito grande, basta conhecer sobre os tipos de produto disponíveis no mercado. Agora que você sabe tudo sobre as torneiras já pode escolher o melhor modelo para sua casa.

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)