Saiba como escolher a lixeira ideal para seu banheiro

Saiba como escolher a lixeira ideal para seu banheiro

Conheça os diferentes materiais e modelos que auxiliam na hora da escolha!

Está em busca de uma lixeira para seu banheiro mas não sabe qual escolher? Fique tranquilo, pois vamos te ensinar como escolher a lixeira de banheiro ideal.

A lixeira para banheiro é um item essencial nos banheiros, pois ajuda a manter o ambiente limpo e organizado. Dessa forma, você pode descartar o lixo de maneira higiênica. Além disso, o sistema de rede de esgoto brasileiro não está pronto para o descarte de resíduos no vaso sanitário, o que é comum em diversos países.

Logo, para evitar entupimentos, o ideal é fazer o descarte de forma tradicional: na lixeira. Agora vamos ao que interessa: como escolher a lixeira de banheiro ideal.

Material

A princípio, na hora de escolher qualquer produto, temos que dar atenção a diversas características e variações do mesmo. Dessa forma, o material do qual é feito o produto é uma característica que deve ser analisada. 

É importante escolher uma lixeira feita de um material que seja resistente à umidade do banheiro. Assim, você terá um item de qualidade e que não sofrerá um desgaste rápido.

Lixeira em plástico

A lixeira em plástico é mais comum nos banheiros, além de serem mais fáceis de encontrar, também são mais baratas. Além disso, as lixeiras de plástico podem ser encontradas em diversas cores, o que ajuda na hora de decorar o banheiro.

Lixeira de aço inoxidável

cta-banheiro-03-liven-casa

As lixeiras em aço inoxidável são mais elegantes e geralmente são usadas em banheiros modernos e minimalistas. Além disso, este material é bem resistente e pode ser combinado facilmente em banheiros com torneira de pia e chuveiro de inox.

No entanto, por serem mais elegantes e possuírem um material mais resistente, a lixeira em aço inoxidável tem um preço maior. Essa é uma ótima opção para quem quer sofisticação e durabilidade.

Lixeira ecológica

As lixeiras ecológicas são feitas do reaproveitamento de materiais. Dessa forma, é possível encontrar modelos feitos de fibras de origem vegetal, sobras de processamento de madeira bruta e materiais provenientes de fontes renováveis.

Elas são mais difíceis de encontrar e não possuem muitas opções de cores. Assim, a escolha dessa lixeira é mais focada no uso consciente do que na decoração.

Modelos de lixeira para banheiro

Existem diversos modelos de lixeira para banheiro, desde os mais simples até os mais modernos. Atualmente, existem até lixeiras automáticas que funcionam com um sensor. Aqui, trouxemos alguns modelos de lixeira para ajudar você a escolher a lixeira de banheiro ideal.

Lixeira com tampa removível

As lixeiras com tampa removível são comuns e fáceis de encontrar. No entanto, não são a melhor opção para colocar no banheiro. O contato com a tampa da lixeira para abri-la quando for descartar o lixo é ruim para o usuário, pois entra em contato com germes e bactérias.

Dessa forma, seu uso seria interessante em escritórios, onde a maior parte do descarte é composto de papéis e outros itens que não acumulam germes.

Lixeira com pedal

A lixeira com pedal é a opção mais frequente das pessoas. Além de ser prática, é mais higiênica do que a lixeira com tampa removível. Isso acontece porque não é necessário ter um contato direto das mãos com a lixeira.

Nesse sentido, para descartar o lixo, você só precisa pisar no pedal e a tampa será aberta. Assim, você evita a contaminação por germes e bactérias.

Lixeira com tampa giratória

A lixeira giratória, apesar de ser prática, também oferece riscos de contaminação por germes e bactérias, assim como a lixeira com a tampa removível.

Para descartar o lixo na lixeira com tampa giratória, basta aplicar uma leve pressão na hora de descartar o lixo, assim a tampa gira, abrindo-se, e depois que a pressão é retirada, ela se fecha.

Contudo, apesar da praticidade, as mãos entram em contato direto com a tampa do lixo, podendo trazer riscos de contaminação.

 Veja alguns modelos de lixeiras de banheiro disponíveis em nosso site!

Qual cor escolher?

Na hora de escolher a lixeira, além de dar atenção ao material e ao modelo, você não pode esquecer da cor. Nesse sentido, a cor é importante na hora da escolha para harmonizar o ambiente.

Uma boa opção para banheiros que possuem tapetes, é escolher a cor da lixeira de acordo com a cor do tapete, ou apostar em uma lixeira neutra, branca, cinza ou preta. Já em banheiros modernos, com detalhes inox, uma boa opção é a lixeira de aço inoxidável com acabamentos de diferentes cores como cromado, gold matte, etc, pois traz elegância e sofisticação.

Onde posicionar a lixeira?

O posicionamento ideal da lixeira no banheiro é ao lado do vaso sanitário, pois facilita o descarte do lixo e reforça sua funcionalidade. No entanto, em processos realizados na pia como aplicar maquiagem, arrumar o cabelo, tirar a barba, passar fio dental e outros, é interessante ter um acesso fácil à lixeira.

Dessa forma, uma boa opção é ter uma lixeira na pia (próxima à cuba) ou no chão, próxima à pia para fazer um descarte rápido e higiênico de produtos provenientes desses processos, trazendo maior praticidade.

Outro fator importante é o tamanho da lixeira. Nesse sentido, o tamanho ideal da lixeira para banheiro é de 3 a 5 litros. No caso de uma lixeira adicional para a pia, como citamos anteriormente, seria interessante uma lixeira pequena, de 1 litro, por exemplo.

Agora você já tem um melhor direcionamento de qual lixeira escolher para seu banheiro combinando funcionalidade, beleza e higiene. Não esqueça que qualquer dúvida que surgir pode contar conosco. Nosso time de atendimento é super capacitado e ficará feliz em ajudá-lo na escolha.

Ahhh, e caso queira saber mais sobre lixeiras para cozinha, acesse nosso artigo completo: Lixeira para cozinha: Como escolher o modelo ideal?

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)