Skip to main content

Quando vamos montar nossa cozinha, é preciso ter em mente que, além de bonita, ela deve ser prática e funcional. Por isso, os utensílios de cozinha corretos são de extrema importância neste momento, porque eles irão auxiliar nas atividades domésticas.

 

Mas por que é tão importante ter utensílios de cozinha?

Imagine que bata aquela vontade de preparar uma receita e você perceba que não possui os utensílios certos. Frustrante, né?

Para evitar essas situações, você deve fazer uma listinha e adquirir os utensílios corretos ainda no planejamento da sua cozinha. Dessa maneira, ela será mais completa e consequentemente suas atividades serão mais fáceis e ágeis.

Ao fazer esta lista, considere seus gostos pessoais e necessidades e, quando for escolher, opte por utensílios que sejam duráveis e resistentes, porque o barato pode acabar saindo caro.

Mas não se assuste, existem muitos utensílios de cozinha baratos no mercado e de extrema qualidade. Na sua busca, confie naquelas marcas mais consolidadas no mercado e você não vai se arrepender.

 

E quais são os principais utensílios de cozinha?

Agora vamos às dicas práticas. Te falaremos dos utensílios que não podem deixar de ter na sua cozinha.

 

Talheres

 

Fonte: Tramontina

Para começar, não podemos deixar de falar dos talheres, que são itens indispensáveis no nosso cotidiano, afinal, sem eles – até que é possível, masss – fica complicado fazer as refeições, né? hahaha

Então, é essencial que você tenha um jogo de talheres com garfos, facas e colheres. Além disso, se puder, invista também em colheres de diferentes tipos, como, colher de sopa, de chá, de sobremesa e de café).

No mercado, já temos jogos de talheres completos e você pode encontrar esses jogos desde 34 peças até 130 peças.

 

Conchas

 

Fonte: Tramontina

Mas antes de comer, você precisa servir o alimento, correto?

Existem alguns utensílios indispensáveis no preparo e no momento em que você vai servir seus alimentos e um dos mais conhecidos e necessários é a concha.

As conchas são aquelas colheres maiores que são utilizadas para alimentos que possuem mais caldo, como é o caso das sopas, molhos, carnes com caldo e o próprio feijão.

Além das conchas maiores mais conhecidas, temos também a concha de molho, que é uma versão menor e é utilizada para servir molhos.

 

Escumadeira

 

Fonte: Freepik

Outro utensílio de cozinha super interessante e barato é a escumadeira.

As escumadeiras são aquelas colheres mais planas e que possuem furos. Elas são ideais para frituras, pois permite que o óleo escorra por seus furos. Além disso, elas também são utilizadas para pegar alimentos mais secos, como lasanhas ou mesmo arroz.

 

Conjunto de facas

 

Fonte: Tramontina

Outro utensílio de cozinha indispensável é a faca, ou melhor: o conjunto de facas.

Afinal, existem vários tipos de facas que servem para diferentes tipos de corte. Com a faca certa você economiza tempo, dinheiro e traz mais qualidade para seu alimento (aqui falamos mais especificamente sobre as carnes).

Alguns tipos de facas que destacamos aqui são:

 

Faca do Chef

A faca do chef possui entre 15 e 30 centímetros de comprimento e uma ponta ligeiramente curvada.

Esta faca é um utensílio indispensável na sua cozinha já que é capaz de cortar diversos tipos de alimentos, como, as carnes, frutas e legumes.

 

Cutelo

Os cutelos são dedicados a objetivos mais específicos e podem ser de diferentes tipos, como: os cutelos leves, que são utilizados para alimentos mais delicados, como queijos e verduras; os cutelos médios, que são utilizados para legumes e carnes; e os cutelos pesados, que são destinados a cortar ossos.

 

Faca para Pão

Outra faca considerada indispensável é a faca de pão, que possui serras e um formato retangular.

Acredite, você vai precisar de uma dessas!

A faca para pão é capaz de cortar os pães com delicadeza, sem destruir a casca e o miolo.

 

Faca para desossar ou filetar

Agora se você for um super amante da cozinha e quiser um kit completo, adquira uma faca dessas.

As facas para desossar ou filetar, possuem um formato curvado, permitindo uma maior precisão no corte, o que as torna ideal para separar a carne dos ossos.

 

Panelas

 

Fonte: Tramontina

As panelas são utensílios de cozinha indispensáveis, afinal, é nela que você consegue preparar alimentos.

E para saber quais as melhores para sua cozinha, você deve entender sobre os formatos, tamanhos e materiais e como cada fator desses influencia no preparo e no sabor da comida.

 

 

Tábuas

 

Fonte: Tramontina

Outros utensílios de cozinha indispensáveis são as tábuas.

No mercado existem diferentes tipos de tábuas para cortar e servir, inclusive de diferentes materiais que apresentam vantagens e desvantagens.

 

Tigelas e potes

 

Fonte: Tramontina

As tigelas e potes são utensílios essenciais em qualquer cozinha. As tigelas para tomarmos caldos e sopas, e os potes para armazenar alimentos e grãos.

Para escolher estes itens, observe os tamanhos e identifique aqueles que atendem suas necessidades.

Além disso, escolha materiais higiênicos, assim você poderá ter mais segurança na hora de consumir alimentos – o aço inox, por exemplo, tem fácil limpeza e não guarda nenhum resíduo das refeições anteriormente armazenadas

Outro ponto de atenção é a vedação. Opte por aqueles com a melhor vedação para que a conservação do alimento ocorra de forma adequada.

 

Raladores

Os raladores servem para deixar os alimentos em pedaços menores. Além disso, eles são super indicados quando pensamos em deixar um prato com um visual bonito na hora de servir. E mais: você pode usar os raladores até mesmo como itens de decoração.

Os tipos de raladores mais comuns são os raladores para vegetais, queijos e especiarias.

Recomendamos!

 

[products-posts/]

 

Utensílios de cozinha Elétricos

Agora que você já sabe dos utensílios básicos, precisamos falar dos utensílios elétricos que vão fazer toda a diferença na sua cozinha.

 

Liquidificador

Indispensável na sua cozinha, o liquidificador é aquele utensílio coringa. Com ele você pode preparar sucos, vitaminas e bolos, por exemplo.

 

Fonte: Freepik

 

Batedeira

A batedeira é mais específica e é uma mão na roda na hora de preparar bolos, pães e tortas.

 

Mixer

O mixer é maravilhoso no preparo de sucos, molhos cremes, patês, mousses, bebidas e muito mais coisas.

Possui um funcionamento similar ao do liquidificador, porém em dimensões menores.

 

Conclusão

Agora que você já sabe os utensílios de cozinha básicos para sua casa e entende porque eles são tão importantes, é hora de escolher os seus.

Saiba que a Liven Casa tem ótimas opções e estamos super dispostos a te ajudar na melhor escolha.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?