Skip to main content

Vamos falar de um item que é de suma importância ao banheiro: a bacia sanitária! Ela também é conhecida como vaso sanitário e tem evoluído bastante ao longo do tempo. Algumas características principais têm recebido incrementos significativos gerando maior economia, conforto e praticidade.

 

Histórico

 

Antes de discorrer sobre cada um dos atributos mencionados acima, vale a pena checar alguns fatos curiosos sobre os queridos vasos sanitários:
Inicialmente não existiam e as pessoas utilizavam apenas buracos para fazer suas necessidades;

O passo seguinte foi a criação de espaços compartilhados no solo, em que não haviam separações e os usuários podiam se ver e conversar durante aquele momento íntimo;
Em seguida vieram as cadeiras com buracos que encaixavam penicos ou baldes em seu interior.

Finalmente foi inventada a bacia sanitária com caixa d`água externa e possuía uma corda para acionar a descarga.

No vídeo abaixo, o Alexandre Barbosa explica em detalhes como escolher uma bacia sanitária.

Confira!

 

Tipos de Bacia Sanitária

 

Primeiramente, é importante compreender que existem dois principais tipos de bacia sanitária:

Bacia convencional: Este tradicional tipo é aquele que conta com válvula de descarga na parede.

Bacia com caixa acoplada: esta conta com uma caixa acoplada à bacia que armazena a água utilizada em seu sistema.

Cada um deles possui um tipo de descarga diferente e, dependendo do modelo, é possível selecioná-la de acordo com quatro critérios principais: facilidade na instalação, economia no dia a dia, manutenção e estética.

 

Facilidade na Instalação

Caso o desejo seja uma breve manutenção/reforma sem mudanças e preparações na tubulação hidráulica, certamente a bacia com caixa acoplada é a melhor opção para você, pois a bacia convencional necessita um preparo mais complexo da tubulação e, consequentemente, quebra de parede.

Mas, se está construindo ou realizando uma reforma mais arrojada, a bacia convencional pode ser uma opção super viável.

A partir da compreensão do seu contexto de obra, é possível entender qual dos dois tipos melhor se encaixaria no seu banheiro/lavabo.

 

Economia no dia a dia

 

Afirmar de olhos fechados que a bacia com caixa acoplada é a opção mais econômica é um grande mito, pois há válvulas de descarga com duplo acionamento. Assim, você pode decidir entre a opção que utiliza mais ou menos água, a depender da necessidade no momento.

Porém, o mais comum é encontrar válvulas de descarga com acionamento simples. Este tipo é menos econômico, tendo em vista que você pode manter a descarga acionada por quanto tempo achar necessário, gastando mais água.

A bacia com caixa acoplada pode ser considerada mais econômica no dia a dia, em um contexto generalista, devido à quantidade limitada de água que esta utiliza quando a válvula é acionada.

Assim, verifique se este quesito é relevante no seu processo decisório e identifique os potenciais modelos de acionamento duplo o simples mais se encaixam para o seu perfil.

 

Manutenção da Bacia Sanitária

Por conta da instalação de sua válvula de descarga na parede, a bacia convencional pode gerar custos de manutenção mais elevados. Isto se dá devido a potencial necessidade de perfurá-la para que o reparo necessário seja realizado com sucesso.

A bacia com caixa acoplada, por sua vez, não apresenta tamanha complexidade no momento de sua manutenção e é uma ótima opção para quem busca praticidade no momento de solucionar problemas cotidianos.

 

Estética da Bacia Sanitária

 

Harmonizar sua bacia sanitária e seus complementos com os demais itens do banheiro/lavabo são de extrema relevância para gerar uma sensação de conforto e bem estar visual tanto no dia a dia quanto em dias de receber visitas em seu lar.

A bacia convencional e seu estilo de válvula de descarga possui maior leque de opções que podem combinar com as outras louças e metais do ambiente. Por exemplo, caso você tenha um estilo mais clean com linhas retas, é possível encontrar uma válvula de descarga com as mesmas características com maior facilidade.

Além disso, ela é uma opção queridinha para quem gosta de arquitetura minimalista, pois não há o volume visual proporcionado pelo outro tipo de bacia.

A bacia com caixa acoplada, por sua vez, também possui tipos diversos de traços e cores, podendo, facilmente, criar um conforto visual.

Além disso, preze pela escolha de um modelo que possua traços e cores similares aos demais queridinhos do seu banheiro. No caso de uma bacia convencional, recomendo utilizar a mesma cor para a sua bacia e cuba; e selecionar um único tom para os metais do seu banheiro. No caso da bacia com caixa acoplada, o foco está na harmonização entre a cuba e a bacia.

 

Conclusão

Faça uma análise a partir de cada critério descrito anteriormente para compreender qual estilo de bacia melhor se adapta à sua realidade. Caso ainda sinta dúvidas na hora de decidir, busque um modelo de bacia convencional similar ao com caixa acoplada, esteticamente falando, e compare para perceber qual deles você mais se identifica.

Se a dúvida persistir, conte com o profissional que está te auxiliando durante a obra ou com o nosso time de atendimento especialista em produtos, e que conta com uma arquiteta super atenciosa e disposta a ajudar aqueles que precisarem.

Lucas de Magalhães e Cida Freitas

@cidafreitas_arquiteta

Veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?