Skip to main content

Após escolher sua bacia sanitária linda e maravilhosa, chega a hora de escolher o acabamento de registro. Um grande desafio na hora de reformar ou construir é escolher os materiais de acabamento para o banheiro.

Esta é uma tarefa desafiadora – deixar seu banheiro harmonioso, com soluções que agreguem beleza e estejam de acordo com o seu orçamento. Para isso, é preciso muita pesquisa e planejamento. Um bom profissional de design e arquitetura pode auxiliar para que não haja transtornos e complicações na obra.

Sendo assim, além de poder contar com profissionais qualificados para tal missão, este artigo te ajudará a entender o que é um acabamento de registro, como escolhê-lo e quais itens são relacionados a ele e você deve estar atento na hora de comprar o seu.

 

Contexto

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

 

Antes de começar, é super importante lembrar que, independente do tamanho, estilo e número de pessoas que utilizarão o banheiro, este ambiente possui umidade elevada, tendo em vista que existe circulação de água frequente, assim como oscilação de temperaturas por conta daquele banho quentinho e gostoso.

Portanto, tenha em mente que os seus acabamentos devem ser feitos de materiais duráveis para possuírem longa vida em seu ambiente e evitar dores de cabeça à você.

 

O que é acabamento de registro?

 

Este queridinho é o responsável por controlar a base de registro , a qual tem como função liberar ou cessar o fluxo de água da tubulação. Ele fica exposto no seu ambiente e, além de possuir esta funcionalidade de controle, influencia na estética do seu ambiente por ficar visível aos olhos de todos.

A base de registro é a peça responsável por controlar o fluxo de água da tubulação e fica instalada dentro da parede, sendo assim é pouco vista e não agrega muito esteticamente.

O registro é a combinação da base com o acabamento, gerando então a peça como um todo que controla o fluxo de água.

Abaixo, à esquerda está a base de registro e ao lado direito está o acabamento de registro. Juntos eles formam o registro como um todo.

 

 

Encaixe perfeito da base e do acabamento de registro

Há duas formas de compreender qual acabamento de registro você deve comprar: através da marca do produto ou consulta conosco/profissional da área. A primeira opção é possível quando você sabe ou consegue identificar qual é a marca da base de registro do seu ambiente.

A segunda, por sua vez, será um prazer para nós ou pode ser vista com um profissional da área também. Esta deve ser utilizada quando não conseguir identificar a marca da sua base de registro e então, basta nos enviar uma foto da sua base de registro ou mostrar ao profissional.

 

Tamanho da base de registro

As bases de registro possuem bitolas as quais são denominadas grandes ou pequenas e isso tem influência direta no acabamento de registro que você deve selecionar, pois precisam ser do mesmo tamanho. As bitolas grandes possuem as seguintes medidas em polegadas: 1 ½ e 1 ¼. Já as pequenas podem ter os seguintes tamanhos: 1, ½ e ¾.

Logo, verifique qual é o tamanho da sua base de registro para buscar o acabamento que se encaixe perfeitamente nela.

 

Tipos de base de registro

Existem dois tipos de base de registro: de pressão ou de gaveta. Cada uma delas possui uma função e local de instalação específicos.

O registro de pressão é utilizado apenas para controlar o fluxo de água destinado ao chuveiro e banheira e permite que você regule a quantidade de água que irá receber durante aquele banho relaxante. Sendo assim, ele deve ser instalado na parede em que será posicionado o seu chuveiro e banheira.

O registro de gaveta é  utilizado para liberar ou cessar o fluxo de água de algum ambiente. Seu papel principal é fazer com que a tubulação do ambiente pare de receber água durante um momento de manutenção e continue a ser alimentado apenas quando o serviço for finalizado e tudo estiver pronto para funcionar. Desta forma, deve haver um deste em seu banheiro, sua cozinha e um geral para o seu lar inteiro. Assim, quando for necessário realizar algum tipo de manutenção que envolva a parte hidráulica, lembre-se de fechá-los antes de começar o serviço.

 

Rotação do acabamento de registro

Tendo em vista que há dois tipos de registro, de pressão e de gaveta, é de suma importância mencionar primeiro que o registro de gaveta sempre terá uma rotação de três voltas e meia, enquanto o de pressão pode ter rotação de três voltas e meia, meia volta ou até um quarto de volta.

No caso do registro de pressão, o que influencia o seu estilo de rotação é o mecanismo que ele possui e não o seu formato. Caso você tenha alguma dúvida sobre o mecanismo do acabamento que está prestes a escolher, entre em contato conosco.

 

Adaptadores e conversores

 

Caso você perceba que a base de registro e o acabamento selecionados sejam de marcas diferentes, existe uma solução para este problema: o adaptador/conversor . Ele lhe dá a opção de adaptar a sua base de registro ao seu acabamento, de acordo com a marca.

Logo, caso seja necessário, compre um adaptador que faça a conversão correta. Por exemplo, se a base de registro for da Docol e queira um acabamento Deca, busque um adaptador Docol-Deca para conseguir instalar o seu acabamento com sucesso.

 

Estética para o acabamento de registro

 

Uma vez compreendida toda a parte estrutural e funcional dos registros, vamos ao que agrada e mais importa para a maioria: a beleza e harmonização dos acabamentos de registro.

A fim de entender qual é a melhor opção para o seu banheiro, lhe convido a verificar qual é a cor e formato dos demais metais no seu ambiente. Caso você esteja no momento de escolher todos os itens do banheiro, não tem problema.

O importante é ter em mente que os metais nas mesmas cores e formatos irão gerar mais harmonia ao seu banheiro. Por exemplo, caso escolha um chuveiro em um tom cromado/metálico, selecionar acabamentos de registro, torneira, cabide e porta-toalha neste mesmo tom aumentam bastante as chances de você obter maior sofisticação e beleza em seu espaço.

Além disso, busque convergir os formatos que eles possuem. Caso goste de acabamentos em formatos mais finos e arredondados, preze por este formado para os acabamentos de registro do chuveiro, da torneira e do banheiro como um todo. Assim, os itens irão “conversar entre si” gerando uma sensação de bem-estar.

[products-posts/]

 

Conclusão

Uma vez entendidos os pontos de vista estrutural, funcional e estético sobre acabamentos de registro, chegou o tão aguardado momento: a escolha do seu! Lembre de verificar cada um dos requisitos que descrevemos ao longo deste artigo e, caso ainda tenha alguma dúvida, será um prazer para o nosso time de atendimento lhe ajudar a tirá-la.

Cida Freitas

@cidafreitas_arquiteta

Veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?