Skip to main content

 

O momento da escolha dos tipos de cubas para banheiro, também conhecida como pia, do seu banheiro realmente é um momento de muitas dúvidas e indecisões, pois vários fatores devem ser levados em consideração neste momento. Tendo isto em vista, separamos os principais atributos que você deve avaliar quando for selecionar a sua cuba: modelos, proporção e harmonização.

Além disso, deixamos dicas imperdíveis para sua cuba ser um sucesso em seu banheiro.

Vale lembrar que é extremamente importante ter dois pontos centrais em mente ao ler este artigo: a usabilidade e funcionalidade que deseja ter ao inserir uma cuba em seu ambiente.
Modelos

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

Antes de começarmos, vamos conhecer todos os modelos de cubas existentes para que você consiga compreender as possibilidades que possui no momento de sua escolha. E, futuramente, harmonizá-la de acordo com o seu estilo e tamanho do banheiro.

Os tipos de cuba são os seguintes: apoio, sobrepor, de parede, semi-encaixe, de embutir e esculpida.

 

Quais os tipos de cuba?

 

Cuba de Apoio

Como o próprio nome já diz, são aquelas que ficam sobre a bancada e possuem uma aparência moderna e imponente. Esse tipo de cuba requer que a pedra seja instalada em uma posição mais baixa. O padrão é que entre o topo da cuba e o piso tenha 90cm, então se a cuba tem 10cm, a pedra teria que ficar instalada a 80cm do piso.

Um ponto muito relevante é verificar se há mesa na cuba, que é aquele espaço na parte de cima da cuba em que é possível instalar a torneira. Quando existe essa área, a torneira deve ser instalada na própria cuba.

Caso a cuba de apoio para banheiro não possua esse espaço para instalar a torneira, você pode optar por uma torneira de bica alta, que são aquelas torneiras mais altas e que ficam instaladas na bancada, ou uma torneira de parede.

DICA: Ficam ótimas em banheiros de visitas e lavabos, pois não é necessário ter armários ou estruturas que escondam a parte de baixo da cuba, como geralmente é feito em cubas de semi-encaixe ou embutidas, por exemplo.

 

 

Tipos de cubas: Cuba de Sobrepor

 

As cubas de sobrepor para banheiro são encaixadas na bancada, e ficam com a borda sobressalente. A torneira ou misturador são comumente instalados na bancada, e não na pia. Existem vários modelos no mercado, como quadradas, ovais e retangulares, o que lhe dão um certo charme.

Dica: É ótima para quem quer o efeito diferente que a cuba de louça proporciona, mas não deseja abrir mão de espaço de armário por conta da estética.

 

 

Tipos de cubas: Cuba de parede

 

 

São fixadas somente na parede, sem precisar de bancada ou armários na parte inferior. Ideal quando o banheiro tem pouco espaço na parte reservada para a pia.

 

 

Tipos de cubas: Cuba de semi encaixe

 

 

São apoiadas apenas pela sua parte traseira, enquanto a frontal fica saltando para fora da bancada. Dão um ar mais sofisticado ao ambiente e são indicadas para quem tem pouca profundidade na bancada. Existem vários modelos de cuba de semi encaixe para banheiro, muito deles já vem com a marcação para fazer o furo na própria cuba, onde pode ser instalado a torneira ou misturador.

Dica: Ela é ótima para banheiros pequenos com pouco espaço para o móvel da pia, pois vai encaixar uma parte no móvel e vai ficar uma parte para fora.

 

 

Tipos de cubas: Cuba de embutir

 

 

Elas são coladas por baixo da pedra e o acabamento se dá pelo corte da marmoraria. A cuba de embutir para banheiro possui maior facilidade de retirar a água da bancada, facilitando a limpeza no banheiro. O metal neste caso é sempre fixado na bancada ou na parede.

Dica: interessante para banheiro pequeno

 

 

Cuba esculpida

 

 

Pode ser feita de mármore, granito, nanoglass, silestone, porcelanato ou até mesmo madeira.

A vantagem é a mesma que a cuba de embutir em louça: a facilidade para a retirada de água das bordas da bancada, não havendo nenhuma barreira física.

Na hora de escolher a torneira, você tem maior liberdade, como a cuba esculpida pode ser feita da maneira que você quiser, isso permite que você tenha várias possibilidades

Dica: É importante que o profissional especifique o detalhamento da cuba para definir como será o seu projeto de detalhamento, se a válvula de escoamento será oculta ou aparente e se o escoamento será inclinado ou reto.

 

 

Cubas para banheiro: como harmonizar?

Quando o assunto é harmonização, pense no formato de sua cuba e como ela está em sintonia com os demais itens do seu banheiro/lavabo.

As cubas redondas são mais delicadas e leves, principalmente as que possuem a base mais estreita à borda, dando uma sensação de pousar sobre a bancada. Já as quadradas, são mais imponentes, tendem a ocupar mais espaço e são menos fluídas do que as curvas.

Sendo assim, veja qual formato e tipo de cuba mais combina com você e o seu ambiente para fazer a escolha perfeita!

[products-posts/]

 

Cubas de banheiro: proporção

Para a altura da cuba, adotou-se a medida de 90 cm em relação ao piso.

Uma pia muito alta ou muito baixa pode acabar causando problemas de saúde, principalmente na coluna, ou dores frequentes.

Caso você opte por usar cubas de apoio, também é preciso que o topo da cuba fique a 90 centímetros do chão, logo sua bancada será mais baixa.

Para a altura da torneira, vai depender do tipo de cuba que você escolheu.

Os modelos de bica alta são indicados para cubas de apoio, já os de bica baixa, são ótimos para cubas de sobrepor e embutir.

Para um maior conforto na hora de lavar as mãos, a distância ideal entre a saída de água e o topo da cuba deve ser de 10 a 15 cm. Dessa forma, a água não espirra para fora e você pode colocar a mão inteira embaixo da torneira para enxaguá-la.

 

 

Dicas

 

  • Manter a proporção com o ambiente para ter a uma melhor circulação e não sobrecarregar seu banheiro.
  • Ficar atento com altura da bancada, tipo de encanamento, altura da torneira, se a torneira possui misturador ou não, se a mesma é de parede ou de mesa.
  • Não tenha medo de ousar! Se seu banheiro for mais moderno, se jogue nas cores, nos novos materiais disponíveis no mercado, caso tenha um estilo mais tradicional, existem muitos modelos inovadores na cor branca. Aqui vale tudo!

Espero que tenham gostado das dicas, lembre-se que com a ajuda de um profissional você pode ter a beleza e satisfação que sempre sonhou no seu banheiro.

Inclusa Arquitetura

@inclusa.arquitetura

Veja mais em nosso Blog.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?