Skip to main content

A escolha do aquecedor de água certo para a sua casa é essencial para garantir o conforto e a eficiência energética. Existem diferentes tipos de aquecedores de água disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Neste guia, vou explorar os tipos mais comuns de aquecedores de água, explicar como funcionam e te ajudar a tomar uma decisão certeira sobre qual é o melhor para suas necessidades.

Quais são os tipos mais comuns de aquecedores de água?

Existem três tipos de aquecedores de água mais comuns: os elétricos, a gás, solares.

O que os diferencia, basicamente, é seu funcionamento no aquecimento da água, que pode ser utilizando queimadores a gás, resistências elétricas ou por transferência de calor através de placas solares.

Mas calma que eu vou te explicar melhor o funcionamento de cada um deles no próximo tópico!

Como funcionam os aquecedores de água a gás, elétricos e solares?

Aquecedor a gás:

Esses aquecedores utilizam GLP ou gás natural como fonte de energia. A água é aquecida por meio de uma chama seja acesa para aquecer a água. Quando você abre uma torneira quente, a água pré-aquecida é misturada com água fria para alcançar a temperatura desejada.

Aquecedor elétrico:

Os aquecedores elétricos aquecem a água por meio de resistências elétricas. A água fria é direcionada para o aquecedor, onde as resistências geram calor, aquecendo a água. Você pode encontrar esse tipo em duas versões: a primeira é a que aquecerá a água e distribuirá para diversos pontos da casa e a segunda é para quem não tem sistema de tubulação preparado para distribuir a água mas deseja ter uma torneira com água quentinha, sendo este instalado diretamente no ponto onde sai a água.

Aquecedor solar:

Os aquecedores solares utilizam a energia do sol para aquecer a água. Funciona assim: durante o dia, a radiação do sol passa através dos coletores e ele essa utiliza radiação para aquecer a água. Esses sistemas são eficientes, mas dependem da disponibilidade de luz solar.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de aquecedor de água?

Além dos diferenciais no funcionamento, cada um apresenta vantagens e desvantagens exclusivas em eficiência, sustentabilidade e economia. Veja mais a seguir:

Aquecedor de água a gás:

·         Vantagens: possui rápido aquecimento da água, boa capacidade de aquecimento, além de possuir excelente durabilidade.

·         Desvantagens: precisa de água com pressão para funcionar de forma adequada e também possui dificuldade quando precisa utilizar vários pontos de forma simultânea.

Aquecedor de água elétrico:

·         Vantagens: instalação simples e econômica, facilidade no uso, é muito prático e econômico. Como aquece a água rapidamente, reduz o desperdício de água pois não precisa esperar muito tempo até que a água chegue aquecida na torneira.

·         Desvantagens: depende do sistema elétrico, então caso não tenha energia, também não terá água quente até que a energia volte a funcionar. Além de contribuir para o aumento da conta de luz, que varia de acordo com o uso da água quente, bem como proporcional à quantidade de moradores que utilizam o sistema.

Aquecedor de água solar:

·         Vantagens: Baixo custo operacional, alternativa mais amigável ao meio ambiente, dependência reduzida de energia externa.

·         Desvantagens: Custo inicial mais alto, dependência de luz solar, espaço para coletores solares.

Qual a capacidade de aquecimento de cada tipo de aquecedor de água?

A capacidade de aquecimento de cada tipo de aquecedor de água varia de acordo com o modelo e a marca.

Os aquecedores a gás tendem a ter uma capacidade maior, tornando-os ideais para famílias maiores com maior demanda de água quente.

Os aquecedores elétricos têm capacidades variáveis, e os modelos sem tanque são conhecidos por aquecer água instantaneamente. Os aquecedores solares dependem do tamanho e da eficiência dos coletores solares, sendo adequados para climas ensolarados.

Como escolher o melhor tipo de aquecedor de água para minha casa?

Comprar um aquecedor para água precisa ser uma decisão inteligente, de acordo com suas necessidades específicas. Considere o tamanho da sua família, a demanda por água quente, o orçamento e a disponibilidade de energia.

Se você está preocupado com a eficiência energética e o impacto ambiental, comprar um aquecedor para água solar pode ser uma excelente opção.

Já para instalações mais simples e menor demanda, comprar um aquecedor de água elétrico pode ser adequado. Já os aquecedores a gás são ideais para famílias maiores que precisam de água quente em maior quantidade.

Antes de comprar um aquecedor para água, consulte um profissional qualificado para avaliar suas necessidades e fornecer recomendações específicas para a sua situação. Isso garantirá que você escolha o aquecedor de água mais adequado para sua casa, proporcionando conforto e eficiência energética.

Mas se você quer somente aquecer a torneira do banheiro para nunca mais ter que lavar o rosto na água fria, aqui na liven casa temos aquecedores elétricos com custo baixo que podem transformar a sua rotina do dia a dia. Entre em contato comigo ou encontre o seu aquecedor ideal em www.livencasa.com.

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?