Cozinha: como usar enfeites e cuba na decoração desse ambiente

Cozinha: como usar enfeites e cuba na decoração desse ambiente

A decoração da cozinha é algo que realmente ganha muito a atenção das pessoas hoje, já que ele sempre foi um dos cômodos mais frequentados da casa. Neste momento, o ideal é que o estilo escolhido acompanhe a personalidade dos moradores e técnicas que tornem o ambiente mais funcional.

Por isso, no momento da decoração atente-se aos objetos que serão utilizados para enfeitar o espaço e cuide para que eles sejam itens que acrescentem para deixar seu ambiente mais organizado e o dia a dia mais prático.

Decoração de cozinha: elementos indispensáveis

Ao pensar em fazer a decoração da sua cozinha, você precisa entender tudo sobre o espaço: quantas pessoas moram, frequência de uso, tipo de uso, estilo dos moradores, mobiliários desejados, eletrodomésticos necessários, etc. A partir disso você vai definir o tipo de decoração.

No entanto, consideramos alguns itens indispensáveis e vamos falar um pouco sobre eles.

Fonte: Unsplash

Prateleiras

As prateleiras podem ser melhores amigas na cozinha já que elas possibilitam maior organização e facilidade no dia a dia, com os principais produtos armazenados de maneira mais acessível.

Outra vantagem é a questão estética. As prateleiras podem ser usadas em diferentes designs que deixam sua cozinha mais moderna e, mesmo que você opte por modelos mais simples, você pode colocar artigos decorativos sobre elas e dar uma cara totalmente diferente ao seu ambiente.

Uma boa iluminação

De nada adianta a melhor decoração se ela não é destacada com a iluminação certa.

Além da iluminação geral, você pode apostar em pendentes (se for cozinha americana ou gourmet) e fitas de led. Na cozinha, sugerimos uma iluminação neutra (4000K) que vai deixar o ambiente bem iluminado mantendo a sensação de aconchego.

Acessórios

Os acessórios organizadores, como os ganchos de paredes, porta temperos e suportes são itens que, além de organizar, podem trazer charme e personalizar o ambiente.

Além dos acessórios organizadores, alguns outros acessórios que facilitam seu dia a dia também podem estar de acordo com a decoração do ambiente e ser ponto de destaque – por exemplo, as tábuas de cortar, lixeiras, cestos de alimentos, etc.

Enfeite ideal para cada tipo de cozinha

A verdade é que existem diversas maneiras de decorar sua cozinha e isso vai depender do estilo do espaço. Aqui vamos falar de dois estilos: o clássico e o moderno.

Cozinha clássica

As cozinhas clássicas sempre fizeram muito sucesso e são consideradas atemporais.

Este tipo de decoração alia a elegância das peças mais tradicionais e a funcionalidade dos itens modernos. 

Apesar do nome – clássico – este tipo de decoração não abre mão de aparelhos de alta tecnologia. A base de design deste tipo de cozinha é a sensação de organização do ambiente e a sofisticação do espaço.

Uma das principais características da decoração clássica é o uso de madeira tanto nos móveis como no piso (hoje, o piso em madeira natural pode ser substituído com maestria pelos pisos vinílicos com este acabamento).

Outra característica é a cor. As principais cores utilizadas na decoração clássica são os tons neutros (cinza, bege, preto e branco) e os tons pastel. E mais: na cozinha clássica existe um padrão mais forte de combinação de cores. Ao escolher suas cores, mantenha um padrão na escolha dos utensílios e eletrodomésticos. 

Nas torneiras e metais, explore os tons de prata e dourado e tenha uma linda cozinha clássica. Isso porque a decoração clássica nos remete à riqueza em seus detalhes (lembra de todo o ouro que vemos nos filmes de época e a prataria? Pois é).

Fonte: Unsplash

Cozinha moderna

Já a cozinha moderna é muito pautada em linhas retas e objetos coloridos. 

Se pra você a cor não pode faltar: este é o estilo ideal para você. Ela está presente nos revestimentos, armários e em detalhes do espaço. Você também pode usar azulejos decorativos ou papéis de parede.

Uma coisa super bacana encontrada em cozinhas modernas também são as ilhas. As ilhas podem ser usadas tanto somente como bancada de cozinha para preparo de alimentos como também como um espaço de socialização. 

Para deixar esse espaço ainda mais interessante, uma dica é utilizar cooktops e coifas de ilha, deixando o ambiente ainda mais sofisticado e funcional.

Nas ilhas você pode apostar em pendentes e, no teto, pode usar também sancas de gesso e rasgos de luz,

Quando for escolher os móveis, aposte em designs cleans e com linhas retas. Aqui menos é mais. Você já viu aqueles armários com  puxadores bem discretos ou aqueles que parecem nem ter puxadores? Este é o caminho!

Os eletrodomésticos em inox, vidro e vitrocerâmica também são indispensáveis e devem conversar entre si – inclusive, falaremos deles mais abaixo.

E quais objetos utilizar na decoração?

Bom, apesar de termos dado muitas dicas anteriormente, agora vamos falar sobre alguns eletrodomésticos e itens básicos da sua cozinha.

Cooktops

Hoje as cozinhas modernas contam cada vez mais com eletrodomésticos e acessórios com um visual high-tech e foi justamente na esteira dessa modernização que o cooktop apareceu.

Mas o que ele seria? O cooktop possui a mesma função do fogão, porém possui apenas as bocas, não possuindo mesa e forno embutidos, neste caso o cooktop é instalado sobre armários ou bancadas, tornando o ambiente mais amplo e funcional.

Além disso, ele também tem o benefício da limpeza, já que o cooktop possui uma higienização bem mais simples.

Mas antes de escolher um modelo de cooktop, é importante que você saiba que estes equipamentos devem ser instalados em cozinhas planejadas. Caso sua cozinha seja tradicional, é necessário adaptar um balcão para a instalação do aparelho.

Coifas

A coifa é outro item que dá um visual bem mais moderno à sua cozinha. Mas não só isso, ela tem a função de retirar e filtrar o ar e fumaça do ambiente, ela elimina odores e gordura contribuindo para a conservação do espaço, móveis e outros equipamentos como televisão. Então, se fôssemos você, consideraríamos seriamente uma coifa para sua cozinha.

Torneiras

Ao escolher a torneira para sua cozinha, além de casar com a decoração, ela deve garantir máxima praticidade e conforto.

As torneiras metálicas estão disponíveis em diversos acabamentos como o preto, dourado, rosé e o clássico cromado.

Na hora de escolher os metais, leve em consideração todo o ambiente e as cores e estilo dos outros metais também. 

Alie ergonomia, funcionalidade e beleza com o estilo de sua cozinha. Se necessário, considere o acompanhamento de um profissional.

Como escolher a cuba de cozinha ideal?

A cuba da cozinha é um dos itens que merecem mais atenção na hora de mobiliar. Ela deve possuir uma estética agradável, ser resistente e durável.

Existem diversos tipos de cuba de cozinha e, quando você pensar na decoração da sua cozinha, pense no formato e na cor de sua cuba e como ela vai harmonizar com os demais itens da sua cozinha.

As cubas redondas são mais delicadas e leves, mas elas não são muito usadas em cozinhas por conta do espaço disponível. As cubas quadradas e retangulares são mais imponentes e tendem a ocupar mais espaço.

Uma outra super dica é o uso de cubas com acessórios que, além de bonitas e modernas, são super funcionais.

Conclusão

Ao fazer a decoração da sua cozinha, respeite as opiniões de profissionais e deixe claro inicialmente quais os seus desejos. Considerar os interesses pessoais são fundamentais para que suas necessidades sejam atendidas e você seja verdadeiramente feliz no seu espaço.

Conte com a Liven Casa nesse momento!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)