Skip to main content

A decoração da sala de estar é um ponto chave na casa e, muitas vezes, é o primeiro lugar que se pensa, já que é lá que costumamos viver momentos de descontração com a família e receber amigos.

A verdade é que sua sala de estar deve ter sua cara e existem maneiras de fazer decorações criativas e que sejam simples e econômicas.

Combine cores, materiais e detalhes que sejam sua cara e transforme sua sala em um espaço aconchegante e cheio de personalidade.

Neste texto trouxemos algumas dicas que vão te direcionar a decorar sua sala de estar da melhor maneira.

 

 

Itens para aprimorar a decoração da sala de estar

Para começar você precisa pensar na base da sala. Quais serão as cores? Que tipo de piso vou usar?

Selecionar a cor certa para sua sala faz toda a diferença na percepção do ambiente, já que as cores conseguem transmitir sensações. Por exemplo, cores quentes dão uma sensação mais alegre ao espaço, já cores mais sóbrias passam mais seriedade.

Se você quiser um ambiente elegante e clean, pode apostar em cores como branco, cinza e bege. Além disso, essas cores também dão uma sensação de amplitude ao ambiente.

Se você quiser usar cores, uma dica é usar o círculo cromático para escolher a paleta de cores da sua sala de estar. Para escolher uma paleta harmônica, você deve escolher uma cor principal e cores complementares ou análogas (as complementares ficam do lado oposto do círculo e as análogas ficam do lado).

Estas cores podem ser usadas em revestimentos, pisos e outros itens decorativos.

Mas se você já tem o básico da sua sala, outros itens vão fazer toda a diferença na decoração da sua sala de estar e agora vamos falar um pouco sobre eles.

 

 

Vasos

Levar a natureza para a decoração da sua sala de estar vai ser um incremento para seu espaço, já que além de decorativo, cultivar plantas tem um viés saudável – pois elas são capazes de absorver poluição e liberar umidade na sua transpiração, melhorando a qualidade do ar do ambiente. E nada como usar os vasos das plantas como itens decorativos.

Masss, apesar deles serem muito usados para receber plantas, você também pode usá-los até mesmo sem plantas ou com arranjos florais.

Ao escolher seus vasos, você vai perceber que existem diversos tamanhos, cores e acabamentos. Então, no momento da escolha, você deve seguir a mesma proposta de decoração. Por exemplo: em  uma decoração clássica e luxuosa sugere-se a utilização de vasos dourados ou de tons neutros; já em um ambiente mais jovem, vasos coloridos e de design criativo são uma sugestão.

Se você gostar de uma pegada mais rústica, vasos de cerâmica, madeira e pedra são as melhores escolhas. Já com o estilo industrial e escandinavo e industrial, os vasos de cimento e concreto combinam perfeitamente. Já os vasos de vidro são elegantes e clean, perfeitos para ambientes clássicos e minimalistas.

Entendendo a decoração da sua sala de estar e escolhendo os melhores materiais, você precisa escolher os vasos de acordo com as dimensões do seu ambiente.

Se a sala for espaçosa, você deve utilizar vasos grandes para destacá-los no ambiente, mas uma mescla entre vasos grandes e pequenos também é uma ótima escolha. No entanto, se sua sala de estar for pequena, os vasos devem ser menores para não pesar na decoração.

 

Fonte: Pinterest

 

Quadros

A escolha dos quadros decorativos também depende bastante do estilo de decoração usado na sala de estar.

Se sua decoração for clássica, os quadros clássicos e com pinturas abstratas são ótimas pedidas – neste estilo de decoração o uso de quadros grandes são muito indicados. Inclusive, quando as salas são muito grandes, há quem aposte em quadros que possuem a altura que ocupam praticamente toda a parede, no entanto, isso não é indicado para salas menores, já que pode causar muita poluição visual.

Se sua decoração for moderna, aposte em quadros com desenhos geométricos ou fotografias. No caso da decoração moderna, a combinação de quadros de diferentes tamanhos e molduras fica muito interessante.

Já no estilo industrial, grandes quadros em preto e branco ou com grafites ficam super dentro do tema.

Então, entenda o seu estilo e escolha os melhores quadros de acordo com o estilo de decoração da sua sala de estar e com seu gosto e personalidade.

Pendure-os acima do sofá, no hall de entrada ou próximo a poltronas, e, se não quiser ou puder pendurar, apoiá-los em prateleiras pode ficar super interessante também – dependendo do tamanho, apoiá-los no chão também é uma ótima opção.

Saiba que o ideal é que os quadros estejam com seu centro a cerca de 1,60 m do chão. Assim, a maioria das pessoas conseguem visualizar a peça de maneira confortável. E, claro, não os posicione muito próximo a móveis, respeitando algum respiro visual.

 

Fonte: Unsplash

 

Pisos

Outro ponto que vai fazer toda a diferença na decoração da sua sala de estar é o piso. Aqui nós recomendamos principalmente os pisos vinílicos e os porcelanatos de grandes tamanhos (claro que isso depende do estilo de decoração escolhido também).

O porcelanato é de longe um dos tipos de pisos mais queridos atualmente, já que é um material altamente resistente à abrasão, durável, impermeável e variado.

Existem diferentes tipos de acabamento de porcelanato, como o acetinado, polido e esmaltado – este último que conta com diversas opções de acabamento, como amadeirada, marmorizada, em cimento queimado, etc, o que faz com que ele possa ser usado em diferentes estilos de decoração.

Outra excelente opção são os pisos vinílicos.

Cansou do piso do seu ambiente e quer mudar mas não tá com paciência para grandes reformas? Não quer nem pensar no quebra quebra pra retirar todo o seu piso cerâmico e colocar o novo? Que tal optar por um piso vinílico?

Com instalação fácil e rápida, facilidade de limpeza e excelente conforto térmico e acústico, os pisos vinílicos são excelentes escolhas e vem ganhando o coração das pessoas nos últimos anos.

Quando falamos em piso, esta é uma parte de extrema importância no design de interiores e nós temos um post completinho aqui no nosso blog falando sobre tudo o que você precisa saber sobre pisos. Vale a pena conferir!

 

Fonte: Pinterest

 

E como decorar uma sala de estar pequena?

Bom, na decoração de sala de estar pequena busque cores neutras e use acessórios como pontos de cor. Os quadros e plantas devem ser menores para respeitar a proporção com a sala, assim como os itens de decoração devem aparecer em menor quantidade para evitar poluição visual.

Ao escolher o piso, prefira aqueles claros também, mas uma dica é optar pelos porcelanatos de grandes dimensões já que eles requerem menos emendas e passam uma sensação de unidade ao ambiente.

Se possível, use grandes janelas, uma vez que a iluminação natural ajuda a ampliar o espaço. Se isso não for possível, aposte em luzes artificiais e garanta que todo o ambiente esteja bem iluminado, já que ambientes escuros parecem menores.

 

Fonte: Pinterest

 

Decoração da sala de estar: iluminação ideal

Por falar em iluminação, a iluminação é um fator que valoriza sua sala de estar. Quando bem planejada, esta iluminação destaca seus objetos decorativos, evidencia móveis e trabalha sensações.

Use tons quentes na iluminação da sua sala e consiga um ambiente mais tranquilo, relaxante e bonito. Uma dica é usar as lâmpadas de LED e economizar no consumo de energia.

No mais, use e abuse da iluminação decorativa e tenha uma sala bonita e cheia de personalidade.

 

Fonte: Pinterest

Conte com a gente pra isso!

[products-posts/]

Qualquer coisa é só deixar nos comentários

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?