Pisos para sua casa: Tudo que você precisa saber em 2022

Pisos para sua casa: Tudo que você precisa saber em 2022

Decore sua casa da melhor entendendo quais os tipos de piso para área interna e externa e quais os materiais disponíveis.

A construção ou reforma da casa é uma tarefa complexa, que exige planejamento quanto aos materiais utilizados. A decoração com pisos precisa de muita pesquisa – é essencial que colha o máximo de informações sobre esse material em específico.

O piso é uma parte crucial na composição do design de interiores, pois é um elemento que contribui para a atmosfera predominante no espaço. Ele se encontra com o estilo que o morador quer para a sua casa.

Por isso que há mais de um tipo de piso possível, cada um com exigências específicas para o projeto. Prossiga com a leitura e conheça os melhores pisos para a casa!

Como surgiu o piso?

“Sempre é possível encontrar a decoração com pisos que se encaixa de maneira ideal no local.”

O termo piso, na arquitetura, se refere à peça utilizada no revestimento do chão ou contrapiso sobre o qual se pode caminhar. Sua escolha para o espaço, seja do modelo ou do material, está ligada de forma direta ao tipo de cômodo e às atividades nele realizadas.

E qual é a sua história? Bem, os diferentes tipos de pisos guardam diferentes histórias. Os carpetes/tapetes são antigos, podendo o tapete ter a história remontada a 2.500 anos atrás, na Sibéria. Marco Polo o teria encontrado no oriente e trazido para o ocidente.

Já o piso de madeira é mais difícil de rastrear a origem, mas as primeiras ocorrências conhecidas de seu uso remontam à pré-história. O piso de cerâmica também é antigo, sendo um material milenar datado do período neolítico (25 mil a.C.).

Contudo, o seu uso como revestimento foi começado pelos árabes, de onde se origina o termo azulejo (“azuleicha”, pedra polida). Ele foi difundido pela Península Ibérica e se espalhou por toda a Europa.

Quais são as categorias na decoração com pisos?

O piso pode se apresentar em duas categorias, que são comuns nas peças de cerâmica e de porcelanato:

  • Cortes retos, onde o piso assume uma forma reta e precisa. O espaçamento entre cada piso pode ser de apenas 1,5 mm;
  • Cortes arredondados ou bold, onde o piso tem bordas arredondadas, tendo espaçamento de no mínimo 3 mm entre as peças.

Quais são as resistências na decoração com pisos?

Antes de conhecer os materiais e os tipos encontrados na decoração com pisos, é necessário saber mais sobre resistência e instalação. A resistência é essencial para definir a segurança para quem pisa e a durabilidade do piso.

A resistência é classificada pelo PEI (Porcelain Enamel Institute), existindo 6 grupos de classificação:

  • Grupo 0: peças para paredes, que apresentam baixíssima resistência;
  •  Grupo 1: peças para quartos e banheiros, que apresentam resistência baixa, mas aguentam o tráfego menor de pessoas com calçados leves;
  • Grupo 2: peças para espaços internos (com exceção da cozinha), tendo resistência média;
  • Grupo 3: peças para espaços internos, mas com resistência de média para alta. Podem ser utilizadas em cozinhas, corredores e sacadas;
  • Grupo 4: peças para ambientes de tráfego intenso, tendo resistência alta. Podem ser utilizadas em todos os espaços de uma residência;
  • Grupo 5: peças para ambientes de tráfego muito intenso, tendo resistência altíssima.

Por que precisamos dos pisos em casa?

Por que é importante que tenha os melhores pisos para a casa? Acontece que esse elemento tem importante função estética e funcional na sua residência.

Esteticamente, a decoração com pisos reflete a personalidade da casa através dos seus formatos, modelos, desenhos e texturas. Eles podem também alterar a percepção de dimensão, dando a sensação de espaço ser maior ou menor.

Funcionalmente, o piso protege a estrutura da edificação, evitando o desgaste causado por ações externas. Além disso, facilita a limpeza de um cômodo e traz mais segurança para o tráfego.

Dessa forma, se faz necessário escolher os melhores pisos para a casa!

Parte interna da casa: Quais são os tipos de piso?

Na parte interna da casa, costuma-se usar pisos de resistência alta para baixa, dependendo do tipo de tráfego. A decoração com pisos leva isso em conta, assim como, claro, a parte estética.

Dessa forma, quais são os principais pisos usados? 

Piso porcelanato

O piso porcelanato é um tipo de cerâmica que é fabricado com uma tecnologia de prensagem em altas temperaturas. Dessa forma, apresenta uma elevada resistência combinada com baixa porosidade.

É comumente usado em todos os ambientes da casa e até mesmo na parede, mas a decoração com pisos de porcelanato depende do seu acabamento.

Porcelanato polido

Fonte: pinterest

Após o processo de prensagem, o piso de porcelanato polido passa por um processo de polimento, que gera uma camada protetora. Essa camada protetora cria um piso extremamente liso, que é recomendado apenas para ambientes mais secos.

Porcelanato esmaltado

Fonte: pinterest

Já o piso de porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte sobre a sua massa. Dessa forma, é possível definir um desenho/estampa para o piso, assim como determinar se a textura vai ser brilhante, fosca, áspera ou lisa.

Por essa versatilidade, ele pode ser aplicado em diferentes decorações com pisos. A única recomendação é que adote o porcelanato esmaltado áspero nos banheiros, pois acaba evitando o risco de quedas e escorregões.

Porcelanato natural

Fonte: pinterest

Na decoração com pisos, o porcelanato natural se destaca pela menor chance de aparecimento de manchas, pois tem maior resistência à gordura e água. No interior da casa, é recomendado para cozinhas e banheiros.

Piso vinílico

O piso vinílico é o novo sucesso na decoração com pisos, já que proporciona elegância e sofisticação ao ambiente. Ele é leve, resistente a impactos e se adapta facilmente à temperatura do espaço.

Pela resistência a impactos e pela leveza, reduz de maneira significativa os barulhos, o que o faz ser indicado principalmente para apartamentos. Além disso, tem uma aplicação simples, podendo até ser instalado sobre outro piso.

Piso laminado

Fonte: pinterest

O piso laminado é destaque na decoração com pisos por ter aspecto de madeira, mas apresentar melhor custo-benefício que a madeira natural. Fora essa economia, é rápido e prático de instalar. Quando bem instalado, apresenta ótimo conforto térmico e acústico.

Parte externa da casa: Quais são os tipos de piso?

As partes externas da casa costumam ter maior movimentação, o que pede por uma decoração com pisos de maior resistência. Quais são as opções?

Piso cerâmico

Fonte: pinterest

O piso cerâmico, criado a partir de água, argila e outros materiais, é um dos mais resistentes entre as opções para a decoração com pisos. Além da resistência mecânica, resiste contra bactérias e fungos, o que é útil para pessoas alérgicas.

Ladrilho hidráulico

Fonte: pinterest

O ladrilho hidráulico é uma opção vintage e retrô para a decoração com pisos, o que é uma vantagem estética. Porém, é também um piso antiderrapante, o que o torna especialmente útil para a área da churrasqueira e da piscina.

Decks

Fonte: pinterest

Comumente usados ao redor de piscinas e ofurôs, os decks são uma plataforma de madeira ou plástico acima da superfície. Para sua instalação, é necessário que a superfície esteja corretamente nivelada e impermeabilizada. 

Quais são os principais materiais de pisos?

Para que tenha os melhores pisos para a casa, é importante conhecer os materiais que os compõem. Até agora, alguns nomes já foram citados, como porcelanato, cerâmica e laminado, mas há ainda muitos outros tipos de materiais.

Confira agora o que é utilizado na decoração com pisos!

Cerâmica

A cerâmica é o material mais recorrente, tendo ela um acabamento próprio e a capacidade de imitar outros tipos, como os pisos de madeira. Seja em sua forma natural ou acetinada, ela é resistente e se adapta fácil ao ambiente.

Onde aplicar? Cerâmica mais áspera na cozinha e no banheiro, enquanto mais lisa na sala e no quarto.

Cimento queimado

Fonte: pinterest

O cimento queimado faz parte de um estilo contemporâneo que segue a atmosfera industrial. Ele pode ser encontrado em três acabamentos mais comuns: cinza ártico, cinza grafite e cinza outono.

Onde aplicar? Ele se encaixa em qualquer espaço da casa. Se o ambiente é menor, opte pelo cimento queimado de tom mais claro. Na decoração com os pisos, é importante que os móveis e artigos decorativos tenham tons neutros.

Porcelanato

Fonte: pinterest

O porcelanato é um material composto de itens nobres, o que o faz ser bastante usado em ambientes que prezam por sofisticação. Assim como a cerâmica, também pode imitar diferentes texturas, podendo ter aparência de madeira, cimento, mármore, etc.

Onde aplicar? Em varandas e jardins, use os modelos mais ásperos e escuros. Em salas de estar/jantar e quartos, use o porcelanato polido. Em ambientes molhados, opte pelos acetinados. 

Granito

Fonte: pinterest

Formado por mica, quartzo e feldspato, três minerais, o granito é um material que preza pela sofisticação e requinte. Ele é resistente aos arranhões e ao desgaste químico e sua superfície lisa não absorve gordura. Porém, ele dura mais se polir.

Onde aplicar? O piso de granito pode ser encaixado em ambientes internos e externos. A dica é que varie a textura e a cor para não deixar a decoração com pisos monótona.

Mármore

Fonte: pinterest

O mármore se trata de uma pedra feita através da calcita, que proporciona maior leveza ao ambiente. Apesar de menos resistente, transmite muito conforto e frescor e cria mais refrigeração nos dias quentes.

Onde aplicar? Na decoração com pisos, se encaixa perfeitamente na sala e no quarto. Nos banheiros e na cozinha, faz mais sentido na parede.

Laminado

Fonte: pinterest

O piso laminado é mais sensível às ações do tempo, o que o torna exclusivo para ambientes internos. Por não ser brilhante, traz uma atmosfera sóbria para a decoração com pisos. Também costuma ser mais quente que a média, trazendo isolamento térmico.

Onde aplicar? Pode aplicar em espaços de grande calor interno, contanto que combine com outros elementos de maior frescor (plantas, por exemplo).

Carpete

Fonte: pinterest

O carpete é bastante confortável para os pés e permite uma grande variedade visual na decoração com pisos. Contudo, requer limpezas mais difíceis que em outras opções.

Onde aplicar? É uma opção mais coerente para os quartos.

Taco de madeira

Fonte: pinterest

O taco de madeira é um dos melhores pisos para a casa, sendo um material atemporal que faz parte de projetos modernos. O piso com taco de madeira compõe diferentes estilos (vintage, clássico, minimalista, etc) e traz bastante aconchego.

Onde aplicar? Pode ser colocado em salas de estar, quartos e varandas fechadas, ou seja, ambientes secos (água reduz sua vida útil).

Onde comprar os melhores pisos para a minha casa em 2022?

Os melhores pisos para casa não são encontrados em qualquer lugar. É importante que escolha uma loja de confiança, que tenha experiência com diferentes pisos e um bom histórico para lhe servir de referência.

Dessa forma, os melhores pisos para casa estão na Liven Casa, que tem experiência com quase todos os materiais presentes em sua residência. Se busca aprimorar a decoração com pisos, conte com a nossa loja!

Assista também ao nosso vídeo sobre o assunto:

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)