Skip to main content

A iluminação usada corretamente é mais do que a razão óbvia pela sua utilização. Uma boa iluminação residencial transforma e valoriza completamente um ambiente, tornando-o mais acolhedor e sofisticado.

Quando bem planejada, a iluminação evidencia móveis, destaca quadros e fotografias, delimita e cria ambientes apenas trabalhando a luz.

A sala é o ambiente da casa que é comum a todos e pode ter diversas finalidades como ambiente para assistir televisão, ler, conversar, receber convidados, jogar, fazer refeições, relaxar. A iluminação para sala de casa em 2022 precisa considerar as múltiplas funções desse espaço.

 

Tipos de Iluminação

Para cada ambiente e para cada atividade é indicada um tipo de iluminação residencial diferente para melhor atender conforme o objetivo, se adequando e otimizando o espaço.

A iluminação deve ser usada estrategicamente considerando o layout do espaço.

 

Iluminação direta

 

A iluminação direta é a mais utilizada por ser prática e funcional e por isso está na iluminação para sala de casa neste ano de 2022. Como o próprio nome já indica, essa iluminação tem a luz focada para um ponto específico do ambiente, normalmente por meio de luminárias e abajures.

Essa iluminação tem como função clarear uma região específica para a realização de uma atividade, como ler, estudar ou trabalhar.

Normalmente não deve ser posicionada em locais de permanência, como poltronas, sofás, cadeiras, pois fica desconfortável para o usuário. Uma poltrona confortável para leitura, pode ter um abajur próximo, pois nesse caso a atividade realizada nesse local, permite.

 

Iluminação indireta

 

Fonte: pinterest

A iluminação torna-se indireta quando utiliza-se o teto e a parede como refletores e a iluminação fica mais difusa.

Utiliza-se esse meio para tornar o ambiente mais intimista, aconchegante e relaxante.

 

Iluminação difusa

 

Fonte: pinterest

A iluminação para sala de casa de forma difusa é aquela que ilumina o espaço uniformemente, sem contrastes ou sombras, sem ser forte ou direta.

A luz difusa não é indireta, apenas suavizada por meio de vidro ou acrílico, deixando-a mais suave, mas sem tirar a capacidade de iluminar todo o espaço.

Podemos fazer uma analogia de quando uma nuvem entra na frente do sol, o dia ainda fica claro, mas você consegue olhar diretamente para o sol.

 

Iluminação decorativa

 

Fonte: pinterest

A iluminação decorativa é aquela que não tem como finalidade iluminar o ambiente ou um ponto específico e sim agregar na decoração da sala.

Os abajures podem ser considerados iluminação decorativa também quando usados com lâmpadas mais fracas que trazem apenas um toque de charme para o ambiente.

Fitas de LED estão na iluminação para sala de casa 2022, cada vez mais em alta, assim como as fitas de neon que estão sendo utilizadas em fachadas e letreiros.

As lâmpadas retrôs que são feitas com filamento de carbono e vidro âmbar estão conquistando cada vez mais adeptos. Esse tipo de iluminação residencial é ideal para ambientes com uma decoração com ar mais antiquado e ambientes em tons mais claros. 

 

Iluminação linear

 

Fonte: pinterest

Cada vez mais presente nos ambientes e é ideal para iluminação para sala de casa 2022. Essa tendência consiste em um sistema para criação de linhas contínuas de luz, que permitem obter uma iluminação aconchegante, bem distribuída e confortável aos olhos.

Essas linhas de luz se assemelham de forma artificial ao efeito de grandes claraboias e isso proporciona amplitude ao ambiente, fazendo com que a sala pareça maior.

A iluminação linear fornece orientação e pode ser usada para destacar paredes, superfícies ou outras estruturas.

 

Iluminação de orientação

 

Fonte: pinterest

Essa iluminação está sendo cada vez mais adotada para iluminação para sala de casa 2022 e tem como finalidade direcionar as pessoas pelo lugar, ou seja, na sala, ela é utilizada nos espaços de circulação, de acesso para o ambiente ou em degraus.

 

Tendências em 2022

As tendências para iluminação para sala de casa 2022 vem de um novo olhar das pessoas para suas casas, priorizando aconchego, acolhimento, e um ambiente mais clean para estar e receber pessoas, além da preocupação com o ambiente e consumo.

 

Use tons quentes

Os tons quentes na iluminação residencial transformam o ambiente. Com a simples substituição por lâmpadas amarelas, os ambientes mudam.

Ficam muito mais tranquilos, relaxantes e até mesmo mais bonitos. A luz amarela, imita a luz natural e por isso é muito mais confortável.

A luz fria realça defeitos e imperfeições, por isso não é indicada para casa, a não ser que precise uma luz com esse efeito para realizar alguma atividade.

 

Lâmpadas econômicas (LED)

A lâmpada de LED é muito indicada para iluminação para sala de casa 2002, principalmente para aqueles que se preocupam com o meio ambiente e o consumo de energia.

Essas lâmpadas possuem uma iluminação residencial mais intensa e oferecem mais economia, consequentemente a redução do consumo de energia elétrica e menos emissão de carbono no ambiente.

Outra grande vantagem é mais vida útil, logo você acaba economizando também por precisar comprar menos lâmpada ao longo dos anos.

Por não possuírem mercúrio em sua composição, não emitem radiação UV.

 

Tipos de luminária

Existem tantos tipos de luminárias no mercado que para a iluminação para sala da casa 2022, precisamos explorar ao máximo e transformar a decoração da nossa casa, apenas por meio da iluminação.

 

Abajur

 

Fonte: pinterest

Esse elemento pode contribuir na iluminação direta ou decorativa e tudo fica a critério do usuário.

O abajur pode ser um bom aliado em iluminar mais o ambiente, principalmente de forma mais direcionada e permitir que você leia, trabalhe ou realize alguma atividade.

Dependendo da lâmpada que utilizar, o abajur pode ter uma função decorativa, deixando a sala mais charmosa e decorada, mas sem interferir muito na iluminação do ambiente.

 

Spots de luz

 

Os spots de luz são ideais para direcionar a luz e dar destaque para quadros, móveis, espelhos ou outros elementos de forma sutil.

A utilização de spots de luz deixam a sala muito mais elegante e com maior aparência de decorada.

 

Luminárias de mesa e de teto

 

Fonte: pinterest

As luminárias de mesa e de teto caracterizam a iluminação direta e são essenciais para aquele espaço da sala que precisa deste tipo de iluminação residencial.

Apesar dessas luminárias terem um objetivo mais funcional do que decorativo, existem diversas luminárias que podem ser inseridas em sua sala, agregando estilo e sofisticação.

 

Lustres ou pendentes

 

Utilizados principalmente para salas de jantar, os pendentes são indispensáveis para iluminação para sala de casa EM 2022, pois iluminam diretamente o ambiente, mas tem charme e beleza.

Ótimo para ambientes com pé direito alto, os lustres são ótimos para iluminação residencial, pois têm a facilidade de serem ajustados conforme a altura da superfície. Caso seja um espaço de circulação, considere a altura das pessoas para que esse lindo tipo de iluminação não seja um incômodo.

[products-posts/]

Onde encontrar os melhores itens de iluminação em 2022?

Tão bom quando podemos encontrar tudo o que precisamos em uma só loja e a Liven Casa tem diversas opções para você deixar a sua casa com a iluminação residencial que você deseja.

A Liven Casa trabalha com diversas marcas de luminárias que podem ser utilizadas em diversos estilos de decoração e vários tipos de iluminação para que você consiga aproveitar melhor cada cantinho da sua sala.

Uma boa iluminação permite que o ambiente seja melhor aproveitado, seja para a realização de alguma atividade ou até mesmo para relaxamento.

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?