Skip to main content

A gente sabe que decorar vai muito além de colocar nossas coisas favoritas e pintar da cor que a gente mais gosta. A união entre funcionalidade e beleza é indispensável, principalmente quando falamos da decoração do escritório, que é um local tão relacionado à produtividade.

E acredite: decorar seu ambiente de trabalho da maneira certa vai impactar completa e positivamente sua relação com seu trabalho. Afinal, estar em um local que é nossa cara é muito bom, e estar em um local com os estímulos certos faz toda a diferença na nossa disposição.

Assim como a cozinha precisa dos eletrodomésticos e utensílios corretos e como o quarto precisa de conforto, o escritório também possui necessidades bem específicas.

Vamos visualizar de uma maneira mais palpável. Você já disse algo do tipo “meu ambiente de trabalho tá tão caótico que nem tô conseguindo pensar?”. Provavelmente sim!

cta-mes-do-consumidor-01-liven-casa

O fato é que o espaço ao nosso redor influencia muito nosso bem estar e rendimento.

Além do aspecto visual, a organização sistemática ajuda você para que localize facilmente cada objeto que precise e não perca o foco e se distraia em uma busca mais longa que podia ser evitada.

Por isso, este texto tem o objetivo de te auxiliar a escolher a decoração para seu escritório, falando principalmente do ambiente de trabalho individual, seja no escritório da empresa ou seja em um home office.

Boa leitura!

 

 

Decoração de escritório: itens essenciais

Bom, geralmente passamos, pelo menos, 6 ou 8 horas no escritório. Pensando nisso, sabemos que a ergonomia deve ser pensada em primeiro lugar para garantir a saúde e bem estar do funcionário, já que ele ficará horas sentado ali.

Então, o item de maior preocupação é uma boa cadeira e, neste momento, tenha em mente que de nada adianta uma cadeira bonita que não te ofereça conforto. Afinal não é apenas uma dor nas costas temporária que você pode ter ao escolher uma cadeira ruim. Você pode desenvolver sérios problemas na lombar, quadris, ombros, joelhos e em várias outras partes do corpo. Por isso, aqui destacamos pontos de máxima atenção.

A começar pelo encosto da cadeira, que deve permitir que você mantenha a postura ereta e o tronco apoiado de maneira que se mantenha a curvatura da coluna. Outro ponto interessante é que a cadeira tenha apoio de cabeça e que o assento tenha borda arredondada, para que o quadril permaneça alinhado e as coxas totalmente apoiadas no assento.

No momento de ajustar a altura da sua cadeira, atente-se que os cotovelos devem ser mantidos a 90 graus e os antebraços devem ser mantidos próximos ao corpo. Cotovelos alinhados com os punhos, ok?

Os joelhos devem ser posicionados ligeiramente abaixo do quadril com uma curvatura de 90 graus e os pés devem estar totalmente apoiados no solo ou em apoio fixo.

 

Atendidas todas estas características, você pode escolher o design e cor que combine com o resto da sua decoração. A cor preta é uma escolha geralmente certeira, então preocupe-se com a ergonomia e uma cadeira na cor preta certamente irá combinar com o resto do escritório, não se preocupe.

A mesa por sua vez deve respeitar o espaço do ambiente, por isso, antes de escolher a sua, verifique as medidas do seu escritório e sempre veja se o tamanho da mesa que você deseja comprar é compatível.

E, claro, preze pela ergonomia. No mercado, a maior parte das mesas de trabalho possuem altura entre 70 e 75 cm, mas claro que essa altura pode ser maior ou menor a depender do usuário. O importante é que ela permita uma postura confortável para evitar dores e outros problemas.

Além disso, ao escolher sua mesa, pense no resto da decoração do seu escritório, assim tudo ficará mais harmônico. Uma dica é observar se ela possui passagem de fios, já que isso vai permitir maior organização do seu ambiente de trabalho e impactar no resultado final.

Outra ótima dica é optar por mesas com nichos ou gaveteiros, assim você pode guardar objetos próximos de você, manter a organização e não ocupar mais espaço com isso.

Uma lixeira próxima a sua mesa também é super bem vinda!

 

Fonte: Pinterest

 

E quais elementos colocar na mesa de escritório?

Agora que você já tem sua mesa e cadeira já tem tudo, né? Não é bem assim hahahaha

Alguns itens vão te ajudar e muuito na execução das tarefas que você precisa.

 

Pastas organizadoras e gaveteiros

Conforme falamos bastante aqui, antes da decoração, a organização do escritório é essencial para o bem estar do trabalhador. Afinal, se você já viu a mesa se transformando em um caos com tantos papéis e outros itens, sabe o que é um pesadelo.

Por isso, pastas organizadores são essenciais na sua mesa. As pastas com divisórias são ainda mais recomendadas, já que facilitam o processo de encontrar algum material que você precise. Etiquete as parte, guarde seus papéis e seja feliz,

Agora, se você tiver espaço e a possibilidade, sugerimos fortemente o uso de gaveteiros também, já que, além dos papéis, eles vão possibilitar que você guarde outros materiais maiores.

 

Fonte: Pinterest

 

Porta objetos

Além dos papéis que precisamos guardar, temos outros objetos que precisam estar em fácil acesso para facilitar os processos, como, por exemplo, canetas, cartões de visita, marcadores, clipes, etc.

Estes objetos também precisam ser bem organizados, por isso um porta objetos é indispensável.

Escolha um que combine com a decoração do seu escritório e que tenha tudo a ver com sua personalidade. Use a criatividade!

 

Fonte: Pinterest

 

Plantas

As plantas são elementos fundamentais no complemento da decoração atualmente e levar plantas para seu escritório leva charme e tranquilidade para o espaço.

Além de decorativas, as plantas têm um viés saudável já que são capazes de absorver poluição e liberar umidade na sua transpiração,melhorando a qualidade do ar do ambiente. E o mais legal é que, mesmo que seu escritório seja completamente fechado, ainda assim é possível cultivar alguns tipos de plantas na sua mesa.

 

Fonte: Pinterest

 

Estilos de decoração para escritório

Agora vamos falar mais diretamente sobre alguns estilos de decoração de escritório. Mas, para começar, você precisa ter em mente que:

 

  1. Se for um escritório aberto ao público, você precisa considerar a natureza do negócio e uma identidade visual;
  2. Se for home office, você precisa se identificar 100% com o espaço, afinal, você é a pessoa mais importante ali.

Outro ponto super importante é o tamanho do escritório. Quanto maior, mais você pode ousar e empregar diferentes móveis. Mas não se preocupe, ambientes menores também podem ter um resultado maravilhoso.

Hoje selecionamos três tipos de decoração para escritório para que você tenha um melhor direcionamento na hora de planejar o seu.

 

Decoração de Escritório Clássica

A decoração clássica é muito utilizada em escritórios que realizam serviços mais burocráticos. Por exemplo, é muito comum encontrar este tipo de decoração em gerências, diretorias, e em escritórios de advocacia e contabilidade.

Mas se você está montando um home office e gosta de cores neutras e decoração simples, certamente o clássico pode te atender muito bem.

No estilo de decoração clássico as cores neutras são predominantes e você pode perceber isso nos tons cinza, branco e preto presentes nos móveis em madeira, principalmente.

E por falar em móveis de madeira, estes também possuem acabamentos mais arredondados no estilo de decoração clássico.

Para completar, itens em dourado, quadros e tapetes bem trabalhados são a cereja do bolo.

 

Fonte: Pinterest

 

Decoração de Escritório Moderna

A decoração moderna é uma decoração versátil e pode ser utilizada tanto em ambientes mais formais como em ambientes mais divertidos e tecnológicos.

Os escritórios com decoração moderna possuem muitos móveis marcados por linhas mais retas e simples.

O mais interessante aqui é que não existem tantas regras quanto a cor. Alguns preferem usar muito do metálico, cinza e branco, outros gostam de cores bem fortes e características da identidade visual da empresa.

Neste tipo de decoração o vidro é muito presente e é bem comum que as divisórias de salas sejam neste material, além de, claro, janelões para reforçar a iluminação natural e dar um ar ousado ao ambiente.

Falando em iluminação, além da iluminação central, as iluminações decorativas e as de destaque são muito usadas, como, por exemplo, os rasgos de luz, os pendentes e os trilhos eletrificados.

Sem dúvidas uma queridinha nos últimos tempos.

 

Fonte: Pinterest

 

Decoração de Escritório no Estilo Industrial

Já falamos algumas vezes sobre como a decoração industrial tem sido uma grande tendência em casas e restaurantes, mas, se você curte esse estilo, por que não levá-lo ao escritório?

Concreto e tubulação aparente, paredes cinzas e móveis em aço são algumas das ideias que você pode levar para a decoração do seu escritório.

Para dar ainda mais personalidade para seu ambiente, você pode usar um grande quadro de avisos, bem como maxi quadros artísticos pelo ambiente.

 

Fonte: Pinterest

 

Cores

O fato é que, enquanto você estiver pensando na sua decoração, você deve pensar nas cores, já que estas refletem e MUITO na percepção de um ambiente e nas sensações. Por exemplo, tons mais vivos, como o vermelho e o laranja aumentam a disposição, já o azul e alguns tons de verde estimulam a concentração.

E sobre percepção de espaço, um exemplo do uso das cores é: se você tem um espaço pequeno, as cores claras são ideais para refletir melhor a iluminação dando uma sensação de amplitude.

Falando em cores claras, você já deve ter percebido que era muito comum se usar branco nesses espaços, mas isso definitivamente não é o ideal.

O profissional certo vai te ajudar com a escolha das cores que mais funcionam para você e seu ambiente. Aposte nisso!

 

Fonte: Pinterest

 

E qual a iluminação ideal para um escritório?

Este é outro ponto importantíssimo: a iluminação do escritório. Quando falamos que cada detalhe importa na decoração de um escritório, isso é verdade.

Se possível a iluminação natural deve ser muito presente no escritório. Se não, a luz branca é a recomendada.

Isso porque a luz amarela/quente traz uma sensação de relaxamento e não é muito propícia para o trabalho, causando cansaço e queda de rendimento. Então, se puder mesclar a luz natural com a artificial fria, essa é a melhor opção.

E para decorar você pode usar trilhos eletrificados, arandelas, rasgos de luz, pendentes, fitas de led… Use a criatividade!

 

Fonte: Pinterest

 

E sempre dê um toque pessoal à sua mesa

Apesar de todos esses pontos de atenção, tenha em mente que o local não precisa ser impessoal para ser profissional.

Use objetos pessoais na sua mesa, como souvenirs de viagens, lembretes motivacionais e fotos. Use objetos nas suas cores favoritas como detalhes, e coloque alguma planta pertinho de você. Mas, claro, tudo isso com muita cautela para evitar sobrecarga do ambiente e ir contra tudo aquilo que falamos no início do texto.

E, quando for começar a trabalhar, sempre organize sua mesa. Use as pastas organizadoras, porta-objetos e a lixeirinha e sempre deixe o ambiente tranquilo para que você possa se sentir confortável e produtivo.

Mantenha a postura e bom trabalho!

 

Fonte: Shutterstock

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?