Skip to main content

A iluminação da sala faz toda a diferença na percepção do espaço. Isso porque, além dos motivos lógicos, ela pode ajudar a deixar o ambiente mais acolhedor, sofisticado e influenciar na decoração.

Antes de mais nada é importante saber que existem diferentes tipos de iluminação e aqui no blog temos um artigo completo sobre como escolher a iluminação perfeita para sua casa. No entanto, ao iluminar sua sala é preciso considerar alguns pontos específicos e vamos te ajudar com isso.

Como distribuir os pontos de luz na iluminação da sala?

Além da iluminação geral, você pode utilizar outros tipos de iluminação distribuídas pela sala, como as iluminações de destaque e outras iluminações decorativas.

Aqui, uma dica é considerar quanta luz natural entra na casa, afinal, isso pode trazer economia e mais conforto para seus dias.

Quantas lâmpadas por metro quadrado?

Falando sobre a quantidade mínima de lâmpadas necessárias, a NBR 5410, que trata das instalações elétricas de baixa tensão, traz no seu item 9.5.2.1, as diretrizes a respeito da previsão de cargas de iluminação.

A norma direciona que em cada cômodo ou dependência deve existir no mínimo um ponto de luz com 100VA. Se sua sala tiver mais de 6m², você deve prever 100VA para os primeiros 6m² e acrescentar 60VA para cada 4 m² inteiros que superarem esse valor.

Lembrando que VA é uma sigla que representa Volt-Ampère, que é uma unidade de medida de potência aparente utilizada nos sistemas elétricos de corrente alternada, simbolizando a potência total fornecida.

E qual a melhor lâmpada para sala?

Quando você for pesquisar sobre lâmpadas e luminárias para sua casa, vai encontrar alguns nomes como incandescentes, halógenas, fluorescentes ou LED.

E, para sermos objetivos, recomendamos as lâmpadas de LED (ou de filamento de LED) e te explicamos o porquê.

As lâmpadas de LED são as opções mais modernas e econômicas, trazendo até 90% de economia de energia. Além disso, elas possuem uma vida útil bem superior – com uma duração até 10 vezes maior que as fluorescentes e 25 vezes maior que a duração das incandescentes.

Outra vantagem é que as lâmpadas de LED não levam mercúrio nem outros elementos agressivos ao ambiente em sua composição, bem como não emitem raios infravermelhos e ultravioletas. Outro ponto importante de destacar é que este tipo de lâmpada não aquece o ambiente nem altera suas cores.

E não se preocupe. Você encontra lâmpadas de LED nos mais diversos formatos, sendo vendidas desde nos formatos mais comuns até mangueiras ou spots e sendo encontradas em diversas cores. Ou seja: você vai encontrar o modelo perfeito para seu projeto!

E qual a cor de lâmpada usar na iluminação da sua sala?

A escolha da cor da lâmpada é um ponto que vai além da estética e é uma questão até mesmo psicológica.

Para te explicar o motivo dessa afirmação, te convido a buscar na sua mente algumas situações. Você já percebeu que em restaurantes mais intimistas as luzes são mais amareladas? Já percebeu também que em fast foods as luzes costumam ser mais brancas? Isso não é por acaso.

Nos restaurantes, as luzes mais amareladas fazem com que o cliente se sinta mais confortável e acolhido, passando mais tempo por lá e consumindo mais produtos. Já nos fast foods, a ideia é que os clientes comam e saiam do local rapidamente, por isso as luzes brancas são usadas, por serem mais frias e estimulantes, aumentando a rotatividade do espaço.

Pensando nisso e considerando que nossa sala de estar deve ser um ambiente de aconchego e descanso, o preferencial é que sua iluminação seja mais amarelada, recomendando-se lâmpadas que possuam entre 2.600K e 3.000K – onde K é Kelvin, a unidade de medida da temperatura de cor.

Conclusão

Na hora de projetar sua sala, saiba que a quantidade andará junto com a qualidade da iluminação e aqui, quando falamos de qualidade, falamos sobre a análise geral do ambiente também. Por exemplo, analise as características do seu espaço e como a iluminação pode ser empregada e otimizada.

Uma dica extra é investir na iluminação decorativa e usá-la a seu favor na valorização do ambiente. Invista em rasgos de luz, pendentes, arandelas, fitas de led, trilhos eletrificados e personalize seu ambiente. E, claro, sempre recomendamos fortemente que você busque ajuda de um profissional na área para ter um projeto sem erros.

Depois de decidir quais itens usar na iluminação da sua sala, é hora de buscar os produtos da sua lista. Com o advento da internet, hoje temos a sorte de conseguir comprar o que precisamos sem sair de casa. Mas cuidado. Busque lojas confiáveis e com um bom suporte para evitar qualquer problema e estresse.

A Liven Casa é uma loja online que faz parte de um grupo com mais de 30 anos de mercado e lá você encontra vários itens de iluminação e de instalações elétricas, bem como outros produtos de cozinha, banheiro e decoração. Tudo com um suporte 100% humanizado e especializado para te ajudar a comprar exatamente o que precisa caso necessário.

Acesse o site e confira!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛