Skip to main content

Olá, Estranhos, tudo bem?

Quem nunca sonhou com uma cozinha toda arrumada e com um jogo de panelas impecáveis, não é mesmo? Mas antes de entrar no nosso assunto, quero lhe contar um fato histórico.

O costume de ter boas panelas surgiu em nossa cultura há muito tempo, muito influenciado pela cozinha colonial. Até hoje, se formos no interior do país, podemos ver que os habitantes das casas exibem com orgulho suas panelas “areadas” com esmero. Então, não se preocupe se você sonha com panelas lindas que faz questão de exibir, isso está na nossa cultura alimentar.

Mas falando de panelas que todos nós sonhamos ter em casa, separei aqui uma lista de panelas que você um dia vai ter ou que sonha em ter em casa.

Vamos lá?

 

Panela de inox

Essa é bem comum, e, além de ser muito resistente, tem um atrativo todo especial: ela não oxida! E claro, ela é linda e sempre se mantém com aquele brilho característico.

A panela inox distribui o calor no cozimento de forma uniforme e é excelente para preparar cozidos, refogados e caldos. Mas tome muito cuidado, pois ela pode esquentar com muita facilidade, por isso prefira investir nas panelas com fundo triplo.

Outro cuidado que você precisa ter é que, com o passar do tempo, ela pode escurecer um pouco, além de soltar níquel, uma substância muito tóxica. Outro contra é que ela não é indicada para fritura, visto que aquece muito rápido — o que pode comprometer o cozimento do alimento.

 

 

Panela de cerâmica

Cada vez mais as panelas de cerâmica são desejadas por muitos cozinheiros. Não é para menos, elas são excelentes, fáceis de limpar e ainda são antiaderentes. Ao contrário das panelas inox, elas são atóxicas e conservam o calor, sendo indicadas para alimentos que necessitam de cozimentos longos.

Essas panelas podem ser totalmente em cerâmica ou apenas revestidas.

Mas tenha sempre a atenção de conferir se ela tem certificado de atoxidade, assegurando que o produto não liberará substâncias tóxicas.

 

 

Panela de cobre

Se você gosta de fazer doces ou geleias, a panela de cobre sempre é a mais desejada. Conhecida por ser ótima condutora de calor, ela esquenta uniformemente e esfria bem rápido. É um utensílio pesado, mas bastante durável.

É um dos modelos mais caros, mas ainda sim muito usado pelos grandes chefs. Sua maior desvantagem, além do preço, é o cobre, material que pode desprender da panela e contaminar os alimentos. Por isso, evite alimentos muito ácidos e que precisem usar sal, já que eles contribuem para a liberação da toxidade. E também, fique atento a procedência da fabricação, isso vai evitar problemas futuros.

 

 

Panela de ferro

Se você gosta de cozinha, com certeza já sonhou com uma panela de ferro, que, além de bonita, é um dos tipos de panelas mais duráveis e que não deforma com o tempo de uso.

Uma das vantagens desse tipo de panela é que ela aquece de forma uniforme os alimentos durante o preparo.

Você já viu sua avó cozinhar um prego junto com o feijão (será que era só a minha?) para dar mais ferro para você para curar anemia? Com uma panela de ferro você já tem essa vantagem, pois ela libera resíduos de ferro nos alimentos durante o cozimento.

Esse tipo de panela é excelente para o preparo de sopas, molhos e caldos. Quanto ao preço, elas perderam a fama de serem baratas e hoje encontramos valores não tão em conta, como era no passado.

 

A maior desvantagem da panela de ferro é o peso, mas, além de difícil manuseio, você precisa ter cuidado com o seu fogão – mas isso é um para um outro post.

Para que sua panela dure bastante: lave-a sempre com água morna e sabão e seque-a no fogo. Por fim, é aconselhável passar uma camada de óleo na sua superfície.

 

Panela esmaltada

A nova queridinha das panelas, a esmaltada, é fabricada com ferro fundido ou alumínio e revestida com tinta esmalte.

As panelas esmaltadas são muito leves, fáceis de lavar e excelentes no preparo de carnes e cozidos.

Elas foram proibidas durante um tempo, mas hoje são produzidas de forma segura e não oferecem riscos de toxidade.

Um ponto negativo é que elas aquecem muito rápido, sendo assim você precisa ter mais atenção na hora de cozinhar. Por fim, tome muito cuidado, pois elas riscam com facilidade, por isso é aconselhável empregar apenas utensílios de silicone em seu uso.

 

 

Panela de barro

Mas se você gosta de fazer uma boa moqueca, uma dica é a panela de barro!

Como o barro não é um material metálico, as melhores panelas esquentam e vão liberando o calor lentamente, o que a torna ótima para fazer pratos deliciosos.

No entanto elas são muito frágeis, então você precisa ter muito cuidado na hora de limpar e do manuseio. Lave sempre com água morna e sabão, leve ao fogo com um pouco de azeite, para ela secar e impermeabilizar.

 

 

Conclusão

Bem, eu poderia falar das panelas de Teflon ou as de Alumínio, mas não preciso, não é mesmo? O que você tem que entender é que a “melhor panela” é aquela que você tem em casa. Cozinhar é sempre uma demonstração de carinho e o importante é você fazer comida com afeto, afinal de contas “Panela Velha é que faz comida boa”, não é mesmo?!

 

Se você está pensando em investir e dar uma cara nova pra sua cozinha, busque sempre panelas de qualidade, e vale a pena sonhar com essas não é mesmo? Antes de comprar uma, pense: o que eu gosto de comer? O que eu posso fazer com ela? Aí meus queridos, o céu é o limite, use toda sua criatividade e não deixe sua panela só de coração!

Até a próxima, um grande abraço e VAMOS CRIAR!!

Mas e aí, gostou das dicas? Deixe a gente saber no Instagram da @livencasa e no Instagram do @arquitetogourmet. Nós ficaremos felizes!

Aaaah, e mais uma coisa que queremos fazer é reconhecer todos os artistas. Então, se alguma dessas imagens é sua, entre em contato com a gente através do direct @livencasa ou por e-mail através de contato@livencasa.com. Procuramos bastante as fontes, mas em muitos casos não achamos 🙁

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?