Skip to main content

Olá, Estranhos!!! Tudo bem?

Está chegando o momento mais apaixonado do ano. A hora que você tem que surpreender o seu amor, namorada, esposa e afins. O momento em que você vai ao shopping sempre com cara de dúvida, ou quem sabe liga para Deus e o mundo, para saber como agradar seu companheiro.

Mas uma coisa é fato: cada dia mais as pessoas estão procurando produtos mais pessoais, feitos preferencialmente com as próprias mãos. Então as pessoas têm comprado cestas de café da manhã, tábua de frios e por aí vai. Mas se você está pensando nessa linha, que tal preparar seu próprio jantar, e dar aquele “Up” na sua noite do dia dos namorados? Ainda mais que esse ano será em um sábado, e vai dar tempo de preparar um “super jantar”.

Por isso preparei uma receita bem fácil e que vai lhe ajudar demais a encantar seu namorado/namorada. Preparei uma barriga de porco, com um pirão de leite, e para acompanhar um geleia de acerola e um vinagrete de maçã.

Vamos à receita?

 

 

Ingredientes

 

Para o porco:

400g de barriga de porco

1 colher de chá de páprica picante

1 colher de chá de alecrim

1 colher de sopa de mel

2 Anis estrelados

1 dente de alho

Azeite

Sal e pimenta a gosto

 

Para o pirão de Leite:

300 ml de leite

farinha de mandioca até ficar em um textura leve

200g de queijo guyere ou parmesão.

Noz-moscada.

½ cebola

1 folha de louro

3 a 5 Cravo da Índia

1 anis estrelado

 

Para a geleia de acerola:

300ml de Suco de Acerola

150g de açúcar cristal

½ pimenta dedo de moça

 

Para o vinagrete:

2 Maçãs Verdes

½ cebola, pode ser roxa

½ Limão

Azeite

Sal e Pimenta a gosto

 

Modo de Fazer

O primeiro passo é temperar o porco, e para isso primeiro você deve lavá-lo bem. Em seguida tempere com a páprica, alecrim, anis, alho, sal e pimenta a gosto. Uma dica importante é que se você não tiver mel você pode colocar açúcar mascavo, e em último caso açúcar normal. A função dele é deixar a carne bem caramelizada.

Depois coloque em uma vasilha ou em um saco fechado hermeticamente por pelo menos 2 horas, de preferência de um dia para o outro. Passado o tempo, leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por pelo menos 40 minutos, cobrindo com papel alumínio.

Enquanto está no forno, você pode começar a fazer a geleia. Prefira usar o suco direto da fruta, tendo muito cuidado de coar o líquido, para tirar o excesso de massa, mas use um pouco dessa massa para dar mais consistência à geleia.

Em seguida, leve ao fogo com 150g de açúcar e meia pimenta dedo de moça bem picada. Caso você queira mais forte, pode deixar a semente, fica a seu critério. Mexa por pelo menos 20 minutos, ou até ficar em uma boa consistência.

O próximo passo é o Pirão de Leite, que nada mais é que um preparo muito comum na região nordeste. Mas usamos aqui para um “plus” na nossa preparação. O primeiro passo é ferver o leite, e usamos uma técnica para agregar mais sabor: usamos a “cebola piquet”, (observe a foto abaixo). Você vai usar meia cebola, com a folha de louro e os cravos. Adicione ao leite o anis estrelado também. Aqueça sem deixar ferver e, quando começar a ferver, desligue.

 

Adicione então sal e pimenta a gosto e rale um pouco de noz moscada.

Adicione então aos poucos a farinha. Lembre-se que ela vai engrossar muito rápido, então não precisa colocar muito, vá percebendo a consistência. Eu gosto dele bem cremoso, mas fique à vontade.

Adicione então o queijo e caso precise adicione um pouco mais de leite.

Por fim, iremos fazer nosso vinagrete. Corte a maçã verde e a cebola (pode usar a roxa) em pedaços bem pequenos. Adicione então suco de meio limão e a proporção de 3 de azeite. Adicione um pouco de sal e pimenta se preferir.

A barriga de porco está pronta! Pode servir ao seu gosto.

Que tal? Dá para fazer não é mesmo?

Apesar de parecer ser algo bem conceitual ou coisa de chef, ele é bem simples. E uma boa dica que dou a você: pode substituir o porco por um filé e, se não gosta de acerola, pode tentar uma geleia de frutas vermelhas. Fica ótimo!

Se preferir, pode assistir também ao vídeo:

Espero que aproveitem bastante esse dia tão importante. Se você for fazer, marque a gente nas redes sociais, iremos ficar bem felizes. E caso tenha uma experiência pode contar aqui para nós!

[products-posts/]

Um grande abraço e vamos criar!

E aí, este post te ajudou? Conta aqui pra gente nos comentários 💛

Open chat
1
Olá!
Como posso te ajudar?