Cuba de sobrepor: o que é e como decorar

Cuba de sobrepor: o que é e como decorar

Quando estamos construindo ou reformamos, a gente percebe que alguns itens combinam mais que outros no nosso espaço, ou que alguns itens nos agradam mais que outros por suas características. Ao falar de cubas, sabemos que existem muitas opções no mercado e hoje queremos falar sobre a cuba de sobrepor, te explicando o que é e outros detalhes importantes.

Se você está considerando ou está em dúvida sobre o uso da cuba de sobrepor para sua casa, leia este artigo até o final e entenda mais sobre este tipo.

O que é cuba de sobrepor?

Para começar, precisamos entender o que é cuba de sobrepor afinal.

As cubas de sobrepor são encaixadas sobre a bancada (por cima) e ficam com uma borda sobressalente. Existem vários modelos no mercado, como quadrados, ovais e retangulares, e cada um deles se encaixa em um estilo, tornando-as super versáteis.

Fonte: Deca

Qual é o diferencial da cuba de sobrepor?

As cubas de sobrepor se diferenciam pela facilidade de instalação.

Além disso, elas são excelentes escolhas para aquelas pessoas que não querem a simplicidade da cuba de embutir, mas não se identificam com a ousadia da cuba de apoio nos banheiros e lavabos.

Ainda falando sobre particularidades, as torneiras e misturadores nas cubas de sobrepor são comumente instaladas na própria bancada.

Quando é uma boa escolha optar por uma?

Conforme dito anteriormente, se você não quer a simplicidade da cuba de embutir, mas não se identifica com as cubas de apoio, optar por uma cuba de sobrepor pode atender você muito bem, pois está ali em um meio termo.

A cuba de sobrepor é super versátil, mas é interessante considerar o resto da decoração pra ver o que melhor te atende. Além de considerar os aspectos técnicos do banheiro.

Por exemplo, se você não tem espaço embaixo da bancada, então provavelmente precisará adotar uma cuba de apoio, já se você quer um espaço ultramoderno, talvez as cubas de piso sejam mais indicadas pra você. Seja coerente.

Considere também seu uso do banheiro, se você acaba molhando muito a bancada, por algum motivo, entenda que o escoamento nas cubas de sobrepor é mais chatinho. Neste caso, opte por cubas de embutir ou as esculpidas.

O tamanho do seu banheiro e da bancada também influencia nessa escolha. Se você possuir uma bancada muito pequena, a cuba de sobrepor pode sobrecarregar o espaço, principalmente se as cores e materiais da cuba não combinarem bem com o ambiente. Nesse caso, talvez a cuba de semiencaixe seja uma opção pra você, pois ela não necessita de tanto espaço de bancada.

Em quais lugares da casa ter uma cuba de sobrepor?

E onde você pode usar cubas de sobrepor?

No mercado temos opções de cubas de sobrepor para banheiros, lavabos e cozinha.

No lavabo é uma opção super interessante já que lá não temos um uso tão intenso na bancada e cuba, então ela levará o charme para a decoração e o acúmulo de água na bancada não será um problema.

Você também poderá utilizá-la no banheiro e conseguir um resultado super bacana para seu espaço.

Já na cozinha, são excelentes para aqueles que querem trazer um detalhe a mais para a bancada – porém, uma desvantagem da aplicação de cubas de sobrepor na cozinha é justamente o fato dela ser sobressalente à bancada, o que faz com que a água não escoa com facilidade. Por isso, você precisa de um paninho ali pra mantê-la sempre seca.

Fonte: Deca

Então, se você optar por uma cuba de sobrepor na cozinha, redobre a atenção na higienização e tome muito cuidado na instalação para que a borda fique bem rente à bancada, evitando desníveis. Se você fizer isso, ela vai ser um excelente ponto de destaque na sua bancada.

Melhores cores

Falando primeiramente sobre as cubas de sobrepor para banheiro, a gente percebe que a variedade de cores aumentou muito nos últimos anos. Hoje é possível encontrar a cor que você imagina e ainda solicitar fabricação personalizada.

As cores mais comuns das cubas de sobrepor são o branco, bege, preto e marrom. No entanto, outras cores são muito presentes no mercado e são excelentes se você quiser se diferenciar, como, por exemplo, o vanilla, kale green, navy blue, cinza e rosa.

A dica é: combine a cor das outras louças com a cor da peça, bem como considere também a pedra da bancada.

E claro que as cores das louças do banheiro devem ser condizentes com seu gosto e estilo adotado, pois o banheiro deve ser confortável visualmente e agradável para os usuários.

Ainda com relação às cores, lembre-se que detalhes em metal vão compor a cuba também, como a válvula de escoamento. Estes detalhes também precisam estar em harmonia com os outros metais do banheiro.

Inclusive, mesmo adotando uma cuba branca (que você pode considerar simples), você ainda pode tornar seu banheiro em um espaço super moderno, adotando metais coloridos nela – como válvulas de escoamento e misturadores dourados, por exemplo.

Agora falando em cores de cuba de sobrepor para cozinha, não vemos uma grande variedade de cores, mas sim texturas.

A principal cor utilizada nas cubas de sobrepor de cozinha é o cinza do inox, uma vez que este material possui baixa porosidade e é resistente a corrosão, variações de temperaturas e impactos moderados, o que é perfeito para as cozinhas. 

As texturas encontradas no inox são: polido, alto brilho, acetinado e escovado. Aqui é importante levar em consideração que se a cuba da cozinha é bastante utilizada e, com o tempo, o desgaste natural e os arranhões ficarão mais perceptíveis. Por isso, recomenda-se a utilização de aços mais foscos, como os acetinados e escovados, beleza?

Vantagens e benefícios da cuba de sobrepor

A essa altura você já deve ter percebido que uma grande vantagem da cuba de sobrepor é a estética.

No entanto, outro benefício do uso deste tipo de cuba é a facilidade de instalação e manutenção, já que ela vem instalada por cima da bancada. 

Além disso, outra vantagem é que ela aguenta um peso maior, já que está melhor sustentada pela bancada.

Falando especificamente sobre cozinhas, uma super vantagem é que as cubas de sobrepor são mais completas. No mercado você encontrará opções que permitem o uso de diversos acessórios, como dosadores de sabão, cesto escorredor, calha úmida, cesto coador e canal organizador, por exemplo. Tudo isso vai levar sua produtividade e conforto na cozinha para outro nível. Além de todo o estilo agregado, né?

Fonte: Franke

Onde comprar as melhores cubas de sobrepor?

Conforme falamos, as vantagens são enormes. Avalie também as desvantagens e escolha a melhor pra você.

No mercado, existe uma gama de opções e você encontra, inclusive, cubas de sobrepor com dupla possibilidade de instalação, como: cuba de sobrepor e embutir ao mesmo tempo ou cuba de sobrepor e de apoio.

Além dos inúmeros modelos disponíveis, hoje também fomos presenteados com a tecnologia. A internet nos permite comparar e comprar o que precisamos sem sair de casa e recebê-las com rapidez e segurança.

O fato é: você precisa comprar em lojas que te ofereçam um bom suporte na hora de escolher. Busque lojas com uma boa reputação, se provando confiável.

A Liven Casa possui um atendimento 100% humanizado, se preocupando com o ciclo completo do cliente. Além disso, nosso site conta com facilidade de navegação e milhares de itens disponíveis para as mais diversas preferências.

Nosso objetivo é tornar sua casa no seu espaço preferido do mundo. Conte com a gente!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)