Dicas de como fazer um eletrodoméstico durar mais

Quando o assunto é eletrodomésticos, não há dúvidas: é preciso tê-los. E não é só isso, esses itens custam uma boa quantia para nosso bolso, e são caros para reparar e mais caros ainda para serem descartados por mau uso. Uma vez que são considerados produtos duráveis, é comum que vejamos pessoas com fogões, geladeiras e máquinas de lavar bem antigas mas ainda em pleno funcionamento. Então, a questão que fica é: como é possível um eletrodoméstico durar mais? E, hoje, vamos e dar essas dicas.

Existem vários tipos de respostas para essa pergunta. E a maioria delas são:

  • Uso de maneira adequada;
  • Manter a limpeza (de forma correta) em dia;
  • Localização de instalação

lp-dia-das-maes-02

Contudo, para cada aparelho temos diferentes modos de usar, modos de limpar, o que fazer e o que não fazer. Com uma gama enorme de referências, é importante saber exatamente o que fazer com cada um dos eletrodomésticos.

Por isso, para te ajudar a manter seus eletrodomésticos por mais tempo, selecionamos várias dicas que com certeza irão te ajudar a fazer seu eletrodoméstico durar mais tempo. E, é claro, lhe poupará um bom dinheiro.

Geladeira

O princípio básico de uma geladeira não é segredo para ninguém: esse eletrodoméstico atua resfriando o ar dentro dele, e, consequentemente, resfria todo e qualquer alimento e/ou material contido ali. Além disso, é bem comum que as geladeiras durem bastante tempo – entre 10 e 16 anos. 

lp-dia-das-maes-03

Contudo, esse tempo de vida útil irá variar de acordo com sua forma de uso. Por isso, fique atento a alguns cuidados com sua geladeira e alguns dicas para este eletrodoméstico durar mais.

Fique atento à temperatura

As geladeiras tem uma temperatura ideal de funcionamento. É recomendado que a temperatura interna varie entre 4 e 5ºC. Pensando nisso, as geladeiras mais novas podem vir com botões de regulagem de temperatura. Contudo, cuidado! Especialistas afirmam que não se pode confiar nessa regulagem.

Mas, como saber se sua geladeira está na temperatura certa?

Para isso, é simples! Você deve comprar um termostato e instalá-lo dentro de sua geladeira.

Além disso, alguns outros cuidados também podem ajudar a manter a temperatura ideal:

  • Não armazenar alimentos ainda quentes, pois irá exigir mais do motor;
  • Mantenha alimentos e vasilhames um pouco longe um do outro, o que ajuda a manter a circulação de ar;

Mantenha a porta fechada

Uma mania a ser evitada é a de abrir a geladeira para pensar o que irá cozinhar e ou comer. Isso porque ao abrir a geladeira você está permitindo que haja troca de ar frio (dentro) com ar quente (fora). Ao fechá-la novamente, o seu refrigerador precisará trabalhar mais para transformar o novo ar quente em frio.

Além disso, é importante garantir que a borracha de vedação da porta está bem encaixada e vedando bem o seu eletrodoméstico. Para isso, verifique a borracha sempre que puder, e não esqueça de limpá-la!

Cuidado com o interior

Sua geladeira foi feita para refrigerar o ar dentro dela, e muitos podem pensar que quanto menos itens tiver dentro dela, melhor. Mas não é bem assim, é importante que haja alguns itens dentro de seu eletrodoméstico. Por isso, caso você não tenha o costume de fazer grandes compras, ou não cozinhe em casa, coloque pelo menos uma jarra d’água em seu refrigerador.

Localização é tudo!

A localização de sua geladeira em sua casa é fundamental para garantir um bom funcionamento, por isso, atente-se:

  • Mantenha a geladeira à pelo menos 15 cm da parede;
  • Evite locais que recebam luz solar direta (exposta ao sol);
  • Coloque seu eletrodoméstico em pisos retos (nivelados).

Livre-se do gelo

Quando mais gelo tiver seu “congelador”, mais será exigido do motor do seu eletrodoméstico. Por isso, mantenha o degelo de sua geladeira em dia! Sempre que você verificar que o gelo está à um dedo de altura, isso significa que você já passou do ponto e deve descongelar seu freezer urgente!

Freezer/congelador

Assim como a geladeira, o freezer também requer cuidados, simples, mas cuidados. Afinal, você não quer acordar um dia e descobrir que seu sorvete derreteu porque seu freezer pifou, não é mesmo? Por isso, atente-se à essas dicas para este eletrodoméstico durar mais.

  • Regule a temperatura do freezer para 0ºC ou menor que zero;
  • Não mantenha seu congelador vazio;
  • Ao colocar algum alimento no congelador, certifique-se de que o mesmo está bem embrulhado;
  • Durante uma queda de energia, mantenha seu freezer com a porta fechada.

Forno

Quando falamos dos fornos convencionais de fogão, o principal para manter seu funcionamento é garantir que o mesmo esteja sempre limpo. Contudo, sabemos que limpar fornos é uma tarefa difícil. Por isso, aqui vão alguns truques para sua limpeza e dicas para este eletrodoméstico durar mais.:

  • Espalhe bicarbonato de sódio em toda a extensão de seu forno (aberto), inclusive na porta;
  • Despeje em cima do bicarbonato uma quantidade boa de vinagre de álcool;
  • Deixe agir;
  • Limpe a mistura utilizando uma esponja (de preferência nova).

Fogão

O fogão é um eletrodoméstico com princípios simples e de fácil uso, contudo, ele também requer cuidados que muitos desconhecem. Por isso, se você quer manter seu fogão por muitos e muitos anos, aqui estão alguns cuidados que você deve ter:

Limpeza

O fogão é um eletrodoméstico que acumula bastante sujeira. Portanto, mantenha sua limpeza sempre em dia, de preferência limpando-o diariamente após seu uso. E não é só o local de cozinhar que deve permanecer limpo! Realize constantemente a limpeza de seus queimadores para que eles não entupam com o acúmulo de gordura.

Mangueira

Observe sempre o estado da mangueira que canaliza o gás do botijão até seu fogão. Essas mangueiras possuem prazo de validade, normalmente de cinco anos. Sua troca é importante para evitar vazamentos.

Uso adequado

E de nada adianta manter o fogão limpo e a mangueira em dia se você não realizar um uso adequado do equipamento. Por isso:

  • Não abaixe a tampa do fogão enquanto o forno está ligado e/ou as trempes estão quentes;
  • Ao cozinhar em panela pequena, evite bocas grandes para evitar o derramamento de líquidos.

Cooktop

Os cooktops são os novos fogões queridinhos pelos brasileiros: seu design mais simples, a ausência de forno, sua facilidade e a necessidade de pouco espaço está entre os motivos dos brasileiros estarem migrando para esses novos “fogões”.

Contudo, é muito comum que não saibamos como manter sua limpeza e seu visual. Afinal, não foi esse o fogão que nossas mães nos ensinaram a manter.

Aqui estão algumas dicas para este eletrodoméstico durar mais tempo:

  • Use panelas de preferência com fundo plano para não arranhar seu eletrodoméstico;
  • Limpe-o diariamente utilizando um pano úmido. Certifique-se de retirar qualquer sujeira;
  • Para limpeza, basta utilizar detergente neutro. Evite produtos mirabolantes e corrosivos.
  • Ao derramar qualquer líquido, limpe-o imediatamente!
  • Assim como o fogão, limpe os acendedores com frequência para evitar acúmulo de gordura.

Microondas

O microondas é um eletrodoméstico indispensável para aquelas pessoas que buscam praticidade e facilidade quando o assunto é cozinha.  Contudo, é comum errarmos na hora de utilizarmos o equipamento e principalmente na hora de realizar sua limpeza.

Para garantir que seu microondas ainda dure muitos anos, aqui estão algumas dicas ideais de uso e limpeza para você

  • Desligue seu microondas da tomada após o uso;
  • Mantenha-o em lugar arejado e com espaço na parte traseira;
  • Use soluções como água e vinagre ou limão apenas esporadicamente;
  • Para limpeza, coloque uma vasilha com água e ligue-o por cerca de 1 minuto. Mas não abra a porta imediatamente, espere o vapor agir e a água esfriar ali dentro. Depois, retire a umidade com pano seco;
  • Não jogue qualquer produto no painel digital. Limpe-o com um pano úmido.
  • Após o uso, deixe a porta aberta para saída do vapor;
  • Não ligue-o, de forma alguma, vazio.

Forno elétrico

O forno elétrico é um equipamento que possui alta durabilidade se utilizado e limpo de maneira correta:

  • Utilize materiais próprios para seu equipamento. É normal que esses sejam de alumínio ou de cerâmica;
  • Evite que os recipientes contendo o alimento encoste nas paredes de seu forno;
  • Não instale seu forno em ambientes muito frios;
  • Ao terminar seu uso, mantenha sua porta aberta para estimular o resfriamento;
  • Para limpeza, escolha panos úmidos e esponjas macias. Evite produtos abrasivos.
  • Evite a limpeza do forno com ele ainda quente

Torradeira

As torradeiras são uma mão na roda quando o assunto é facilitar o preparo do café da manhã. Além disso, ela é um eletrodoméstico simples, que não requer muitos cuidados. Porém, é importante realizar sua limpeza de forma correta. Para isso, siga essas dicas para seu eletrodoméstico durar mais.:

  • Caso a bandeja seja removível, retire-a para limpar as migalhas de pão. Então, basta passar uma escovinha na mesma e seca-la (pode ser até com papel toalha);
  • Caso seja a parte de traz o local onde as migalhas se encontram, abra-a e retire os farelos. Então, basta limpar tudo com uma escovinha umedecida;
  • Tente retirar as migalhas de pão sempre após o uso.

Lava-louça

Quando o assunto é lavar vasilhas em geral, as lava-louças são uma solução prática que te auxilia a garantir a você um tempo livre a mais enquanto o aparelho faz o trabalho pesado. Contudo, para que esse equipamento dure mais tempo, trouxemos algumas informações que podem lhe ajudar nessa tarefa.

Resíduos de alimento

Antes de você colocar seu vasilhame no lava-louças, tire todo e qualquer resto de alimentos dos pratos, panelas e afins. Para isso, é comum o uso de papeis-toalha ou paninhos.

Retirar esses resíduos é essencial, pois uma vez dentro do equipamento, esses restos se acumulam nas tubulações e podem causar danos ao produto.

Panelas

Outro cuidado a ser tomado é com os tipos de panelas a serem lavadas: evite panelas de teflon! Pois esse revestimento pode ser descamado de sua panela, o que acarreta estrago não só da panela, mas também de sua lava-louças.

Instalação

Assim como todos os demais eletrodomésticos, as lava-louças também possuem ambiente adequado para sua instalação.

  • Evite locais em que o equipamento possa estar sujeito ao mal tempo, chuvas, ou sol direto;
  • Instale sua lava-louças em superfície plana, firme e nivelada;
  • Não instale sua lava-louças em suportes, mantenha-a no chão!

Produtos de limpeza

Para limpar suas louças, opte sempre por sabões específicos para lava-louças. Enquanto isso, para secagem, uma dica é utilizar o líquido específico abrilhantador. Pois algumas secadoras dispensam esse líquido automaticamente durante a lavagem e é capaz de auxiliar na secagem a fim de evitar manchas na superfície de suas louças.

Máquina de lavar

Por fim, não podemos deixar de fora dessa lista as máquinas de lavar: companheira inseparável de qualquer pessoa do lar. Apesar de seu uso parecer simples e intuitivo, existem alguns cuidados a serem tomados ao iniciar um ciclo de lavagem. Aqui estão alguns deles:

  • Não sobrecarregue sua máquina de lavar – cuidado com a quantidade de roupas que você coloca a cada lavagem;
  • Certifique-se que não há nada nos bolsos das roupas;
  • Feche os zíperes e fechos de suas roupas;
  • Realize a limpeza minuciosa de sua máquina pelo menos uma vez ao mês

Como limpar minha máquina de lavar?

Apesar de parecer trabalhoso e demandar uma quantidade considerável de água, a limpeza mensal de sua máquina irá ajudar a manter seu equipamento funcionando corretamente. Mas não é só isso, você também irá garantir que suas roupas de fato estejam limpas.

Para isso:

  • Adicione água morna no eletrodoméstico;
  • Adicione vinagre de álcool;
  • Ligue a máquina no ciclo rápido;
  • Descanse, ela irá realizar o resto do trabalho.

Fácil, não é mesmo?

Além da limpeza do bojo da máquina, também retire com frequência o filtro e limpe-o utilizando o lado macio de uma esponja. Depois, encaixe o filtro novamente.

Ao seguir todas essas dicas, você será capaz de economizar uma boa grana na compra de novos eletrodomésticos. Realize os itens listados aqui e você não só terá equipamentos por mais tempo, mas também vai garantir que seu dinheiro aplicado não foi em vão. Pois seus eletros irão funcionar com 100% da eficiência prometida.

Nada melhor do que ter certeza de que tudo está sendo feito da maneira correta. Não é mesmo?!

Quer ficar pertinho da gente e ainda saber, em primeira mão, as melhores novidades sobre decoração, arquitetura e reforma, além de receber ofertas exclusivas?
Enviaremos uma surpresa que te fará brilhar os olhos!"
Se inscreva em nossa newsletter!
Assine nossa newsletter :)